Programação TEX OURO para 2020

Tex Edição Ouro

Hoje no Blogue do Tex vamos dar a conhecer a todos os nossos leitores a programação oficial da Mythos Editora para a 2020 relativamente a Tex Ouro, a série que republica as aventuras de Tex da fase áurea, só com histórias completas e que este ano ultrapassou a barreira dos cem números.

Em Janeiro de 2020 será publicado o Tex Ouro nº  106 – MORTE NA NÉVOA – da dupla de autores Mauro Boselli & Alfonso Font, contendo 220 páginas de história e mais 4 de matéria. História publicada originalmente na Itália, em Tex 556 – “Morte nella nebbia”, de Fevereiro de 2007 e Tex 557 – “Uccidete Kit Willer”, de Março de 2007.

O jovem navajo Nedhi enfrenta uma dura prova, ao subir corajosamente até ao ninho de uma águia apenas para demonstrar à sua tribo que se tornou num guerreiro. O perigo espreita de perto, porque um grupo de bandidos acaba por apanhar Nedhi torturando-o com o fito de o obrigar a revelar onde se encontra o ouro navajo. Até que Tex e Tigre, na companhia de Manchas, o pai de Nedhi, salvam este. Reconhecido, Manchas convida Tex e Tigre a pernoitarem na sua aldeia. Entretanto, Kit Willer encontra-se em Phoenix para comprar cavalos quando sabe que o seu amigo Bronco Lane encontra-se nas paragens e é perseguido por roubo de cavalos. Kit vai ao encontro de Bronco para o avisar e encontra-o em trabalho para um rancho das redondezas.

Em Março teremos nos quiosques de todo o Brasil o Tex Ouro nº 107 – PLANO DE FUGA – aventura escrita por Tito Faraci e desenhada por José Ortiz, contendo igualmente 220 páginas de banda desenhada e complementado com mais 4 de matéria. Em Itália esta aventura foi publicada em Tex 558 – “Evasione!”, de Abril de 2007 e Tex 559 – “Minuti contati”, de Maio de 2007.

Tex e Carson estão na pista de Frank Harter um perigoso bandido, responsável com o seu bando por assaltos e mortes cometidos em ranchos e bancos. Durante um tiroteio em Southville, uma pequena cidade do Texas, os Rangers abatem todos os homens de Harter, mas este consegue fugir em direcção ao México, onde pretende juntar-se a um outro bando que opera junto à fronteira. Tex e Carson seguem no seu encalço, separando-se, seguindo cada um a sua pista.

Por sua vez em Maio a Mythos Editora vai publicar o Tex Ouro nº 108 – DINHEIRO SUJO – da dupla de autores Claudio Nizzi (argumento) e Pasquale Del Vecchio (desenho). Uma história de 220 páginas complementada com mais 4 de uma matéria da autoria de Júlio Schneider. Trata-se de uma história publicada originalmente em Tex 561 – “Soldi sporchi”, de Julho de 2007 e Tex 562 – “Sandy Well”, de Agosto de 2007.

A história começa em pleno deserto, no Arizona e a sul do rio Gila, quando uma patrulha do exército que deveria levar o pagamento aos militares de forte Gila é brutalmente atacada, tudo levando a crer, por um grupo de índios. Tex e Carson suspeitam dos indícios e encontram a pista de dois cavalos ferrados, acreditando que no meio de tudo possam estar brancos. Os dois rangers lançam-se então nessa pista e em breve descobrem os autores do assalto, também eles vítimas do ataque de um grupo de índios yaquis, estes sim na posse do dinheiro. A sua missão é recuperar esse dinheiro e descobrir quem poderá ter planeado o roubo. Tudo gira então num espaço preciso que se encontra delimitado pelo deserto com o forte Gila a servir de principal cenário.

Em Julho teremos a publicação de Tex Ouro nº 109 – EXPEDIÇÃO AO MÉXICO – uma história escrita por Mauro Boselli e desenhada por Dante Erasmo Spada, contendo também 220 páginas a que se juntarão também mais 4 de matéria. A aventura foi publicada em Itália nos volumes de Tex 563 – “Spedizione in Messico”, de Setembro de 2007 e Tex 564 – “Rurales!”, de Outubro de 2007.

O mecanismo da aventura é clássico, levando Tex e os seus pards até ao México. O capitão Masters do exército norte-americano pede a Tex que atravesse a fronteira e traga de volta ao Arizona o chefe coyotero Calvado, fugido há meses da sua reserva. Agora, o governo americano está disposto a conceder-lhe perdão, mas a missão é secreta e poucos a conhecem. Tex e o seu grupo, com a companhia do jovem tenente Baines como enviado de Masters vão ao encontro do capitão Larriego, o ambíguo comandante dos rurales de Tecopah e o único que por terras mexicanas está por dentro desta missão.

No mês de Setembro do próximo ano teremos nas bancas brasileiras a chegada do Tex Ouro nº 110  – A SENTINELA DO PASSADO – aventura escrita por Claudio Nizzi para a arte de Miguel Angel Repetto e que também será de 220 páginas de história a que se seguirão as já habituais 4 de matéria. Em Itália a história foi publicada nas edições de Tex 565 – “La sentinella”, de Novembro de 2007 e Tex 566 – “Un soldato ritorna”, de Dezembro de 2007.

Entre o Arizona e o Novo México, Tex e Carson são perseguidos por um bando de Apaches, conseguindo refugiar-se na Mesa Serrada, um conjunto rochoso pleno de grutas e labirintos. Surpreendentemente, é aqui que os dois rangers vão descobrir um oficial sulista que vive como um eremita e que ignora que a Guerra da Secessão já terminou. Depois de ganharem a sua confiança, Tex e Carson conduzem-no até Forte Bayard com o objectivo de o ajudar a regressar à civilização e à sua família. Ainda no forte, Tex e Carson acabam por saber que a família do oficial foi dizimada durante o conflito e alguém se apropriou das suas propriedades, resolvendo viajar com ele até Atlanta e tirar tudo a limpo.

Por fim, em Novembro, a Mythos Editora publica o último Tex Ouro de 2020, mais precisamente o Tex Ouro nº 111 – DEZ ANOS DEPOIS – aventura também escrita por Claudio Nizzi e que foi desenhada por Rossano Rossi em todas as 220 páginas. Também neste último volume de 2020 teremos as tradicionais 4 páginas de matéria. Em Itália esta aventura foi publicada em Tex 567 – “Dieci anni dopo”, de Janeiro de 2008 e Tex 568 – “Sangue in Paradiso”, de Fevereiro de 2008.

Tex e Carson regressam a Paradise, dez anos mais tarde, chamados por Marcus Glendon, uma vez que a cidade está a ser ameaçada por Rhonda Carpenter, uma ambiciosa criadora de gado que pretende controlar todas as terras da região. Depois de “Terra Prometida”, um épico escrito por G. L. Bonelli, Nizzi leva Tex e Carson de regresso a Paradise, trazendo ao leitor o perfume dos grandes clássicos da série. Numa época onde as grandes empresas absorvem pequenas cooperativas e pequenos proprietários, almejando apenas o lucro, Nizzi traz-nos a história da luta pacífica de homens cujos valores já não cabem nos novos tempos, homens que amam a terra, homens que acreditam nos seus valores e na honra dos mesmos, homens que crêem na harmonia como objectivo da vivência humana.

(Para aproveitar a extensão completa  das imagens acima, clique nas mesmas)

15 Comentários

  1. Olá pard José Carlos, muito boas as histórias selecionadas para o Tex Ouro em 2020; tu já sabes quais as histórias do Tex Em Cores vão ser publicadas em 2020, e as datas de publicação?

    • Boa noite, pard Teodoro,
      A programação de Tex Em Cores ainda não foi comunicada ao nosso Blogue, mas vamos ver se conseguimos a programação junto da Mythos Editora para a divulgar o quanto antes.
      Em breve vamos divulgar também a programação de Tex Edição Histórica para 2020.

  2. Olá, Zeca. Poderia fazer uma postagem dando detalhes acerca da nova coleção do Tex no Brasil intitulada Superalmanaque? Abraços!

    • Prezado pard Matheus Garcia Henriques,
      Relativamente ao Superalmanaque Tex para já não há muito a falar. Tem 516 páginas, será a preto & branco, em formatinho e custará R$ 49,90. O lançamento está marcado para a segunda semana de Dezembro. Certamente a Mythos Editora aguarda a receptividade por parte dos leitores para anunciar oficialmente que este primeiro número terá continuação… pelo que ainda não é certo que se possa dizer que seja uma nova colecção, até porque no passado já tivemos também um Superalmanaque Tex que se ficou apenas por um número como você pode ver indo a https://texwillerblog.com/?p=50266

  3. Olá, pard José Carlos, tu sabes algo sobre o personagem Zagor? A Mythos vai continuar a publicação do Zagor Especial ou vai lançar outra revista? Abraços.

    • Prezado Teodoro,
      As informações que o Blogue do Tex tem é que Zagor Especial continuará a ser publicado pela Mythos Editora em 2020.
      Quando tivermos mais informações, divulgaremos!

  4. Teremos o fantástico catálogo Bonelli/Mythos para 2020, pard Zeca ? Ou novidades somente para janeiro ?

    • Com certeza teremos, pard Banzé… mas ainda não sei quando poderá ser divulgado… mas este fim de semana já divulgo a programação oficial de Tex Platinum para 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *