Dampyr encontra Fernando Pessoa, no Amadora BD, com a presença do desenhador Michele Cropera

Cenário Dampyr no Amadora BD

Amadora BD, a mais importante manifestação relacionada com a banda desenhada em Portugal tem exposta uma mostra dedicada a Michele Cropera e em particular ao seu Dampyr “O suicídio de Aleister Crowley”, escrito por Mauro Boselli e ambientado precisamente em Portugal com a participação do poeta Fernando Pessoa.

Durante este fim de semana decorrerá o lançamento do livro que tem a chancela OFICIAL d’ A Seita (nova editora de Banda Desenhada em Portugal, nascida da intenção e devoção de seis amantes da BD, cuja missão é trazer o que de melhor a Nona Arte tem para oferecer)!

O lançamento oficial do livro e a conversa “Dampyr: O Suicidio de Aleister Crowley”decorrerá no domingo, dia 27, das 15:30 às 16:00 no Auditório Piso -1 e com as presenças do desenhador Michele Cropera e dos editores José de Freitas, João Miguel Lameiras e Mário João Marques.

A ilustrar este texto, exibimos várias fotografias da mostra devidamente montada e pronta para receber Michele Cropera e o público. Mostra comissariada por João Miguel Lameiras – Dr.Kartoon e com uma Cenografia (fantástica) de Ana Sofia Gonçalves.

O que une o poeta Fernando Pessoa, o mago Aleister Crowley, Ofélia Queiroz, as criaturas saídas dos contos de H. P. Lovecraft, a Quinta da Regaleira e o terramoto de 1755, que quase destruiu a cidade de Lisboa?

Para responder a esta pergunta, Dampyr, o caçador de vampiros criado por Mauro Bonelli e Maurizio Colombo regressa a Portugal para investigar o aparente suicídio de Crowley ocorrido em 1930, na Boca do Inferno, perto de Cascais. Uma aventura fantástica escrita por Mauro Boselli e ilustrada por Michele Cropera, com Fernando Pessoa como protagonista, cuja publicação em Portugal motivou esta exposição com as pranchas originais de Michele Cropera.

No dia 25 de Setembro de 1930, o jornalista Augusto Gomes encontra na zona da Boca do Inferno,  Cascais, um misterioso bilhete, assinado pelo mago ocultista AleisterCrowley em que este anuncia o seu suicídio. Qual a ligação do poeta Fernando Pessoa ao desaparecimento do seu amigo e correspondente e de que modo este acontecimento está ligado ao grande terramoto de 1755?

Tendo como guia condutor o livro O Suicídio de AleisterCrowley, de Mauro Boselli e Michele Cropera, esta exposição documenta o inquérito que procura responder a essas perguntas. Através das pranchas originais de Michele Cropera, acompanhamos Dampyr, o caçador de vampiros,no seu regresso a Portugal. Uma viagem fantástica que levará o visitante de lugares familiares de Lisboa, Cascais e Sintra, como a Boca do Inferno ou a Quinta da Regaleira, até à mítica cidade de R’Lyeh onde o grande Chtulhu aguarda.

(Para aproveitar a extensão completa  das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *