Fanzine “A Conquista do Oeste” – Maio/Novembro 2001 – Página 99 – As revistas portuguesas de Banda Desenhada dedicadas ao “Western” e os cromos dedicados ao Oeste

AS REVISTAS PORTUGUESAS DE BANDA DESENHADA DEDICADAS AO “WESTERN”

Fanzine “A Conquista do Oeste” - Página 99Não é nossa intenção, indicar aqui todas as revistas onde foram publicadas Histórias aos Quadradinhos de “cow-boys”, porque então teríamos que nomear todas ou quase todas as que foram publicadas no nosso país. Também não temos tempo para incluir o nome das histórias que foram publicadas nas várias revistas, tais como “O Pirilau”, “Cavaleiro Andante”, “Mundo de Aventuras”, “Zorro”, “Diabrete”, “O Senhor Doutor”, “O Mosquito”, “Falcão” e mais algumas. Não, só nos interessa apresentar aos nossos leitores os nomes das revistas que se dedicaram inteiramente ou quase, a publicar nas suas páginas, histórias do Oeste. Mas mesmo essas são dezenas. Assim ao atingirmos o número de 100 páginas para este Fanzine, torna-se impossível continuar com este estudo, até porque estamos já muito atrasados em relação a outros compromissos que tomámos, com o Clube Português de Banda Desenhada. Deste modo e com as nossas desculpas, só num dos próximos números de “O Aventureiro”, incluiremos este assunto.

OS CROMOS DEDICADOS AO OESTE

A Conquista do OesteAinda está para ser feita a História dos cromos que ao longo de mais de 75 anos, têm sido publicados em Portugal. Num Universo de cerca de 3000 cadernetas de cromos, onde todo o género de temas têm sido abordados, com principal incidência para os cromos de futebol, que será, sem dúvida, a maior das fatias desses temas, provavelmente cerca de 80%, o Oeste rege-se por muito poucas cadernetas, um número quase ínfimo, face a tantas edições. Mas temos que admitir que depois do futebol, tudo o que é abordado nesta forma de comunicação e de cultura também, é muito variado. Senão vejamos: Os filmes de Animação, as séries de Televisão e um ou outro filme de sucesso encontram-se à frente nas adaptações, logo a seguir ao futebol.

Lucky LukeDepois temos os vários assuntos da História: De Portugal, Natural, do Dinheiro, das Descobertas, da Civilização, dos Homens, Raças e Costumes, da Religião, do Desporto, da Arte, de Lisboa, etc.. A seguir entramos no campo da Zoologia, dos Monumentos, do Corpo Humano, da Botânica, etc.. Depois não faltam os automóveis e as motos. Sobra um pequeno espaço para o “Western”. Fomos encontrar as seguintes cadernetas, depois daquela que consta anteriormente do estudo de Jorge Magalhães e que seria desenhada por Vítor Péon:
A Conquista do Oeste – 1ª e 2ª Partes.
– “Lucky Luke” – 2 álbuns.
West
Epopeia do Oeste
Não conhecemos mais nenhuma caderneta. Mas não quer dizer que não possam existir mais. Trata-se de uma colecção que só iniciamos muito recentemente, mais precisamente em finais de 2000, princípio de 2001, pelo que é natural que nos faltem informações. De qualquer dos modos, aqui fica este pequeno apontamento.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, e/ou imprimí-las, clique nas mesmas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *