Jornal de Notícias, de 17 de Junho, apresenta “Tex: Os predadores do deserto” da Editora Polvo

Texto da secção Cultura/Sugestões de 17/06/2019
BD
F. Cleto e Pina

“Predadores do deserto”, homenagem de Tex  a Corto Maltese

* Obra foi agora publicada pela editora Polvo
.

Datado de 2002, “Os Predadores do Deserto”, agora editado pela Polvo, surgiu 35 anos depois de um dos mais marcantes livros da banda desenhada europeia, “A Balada do Mar Salgado”, obra de estreia de um certo Corto Maltese. O argumentista Claudio Nizzi decidiu fazer dele uma homenagem seguindo, tanto quanto possível, a estrutura narrativa da obra de Pratt.

A abrir, onde Corto vagava ao sabor das ondas, amarrado numa jangada, sobrevoada por gaivotas, vemos Kit Willer inanimado ao sol, em pleno deserto, com ameaçadores abutres a pairar por cima dele. A Rasputine, o barbudo mal-encarado de Pratt, Bruno Brindisi foi buscar as feições e a compleição para o seu vilão Monkey, e ambos servem figuras religiosas – o Monge/o Pregador – que dominam pelo terror e têm segredos esconsos no seu passado.

Há mais pontos de contacto entre a obra de Pratt e este western de cunho tradicional que cabe ao leitor descobrir, enquanto acompanha Kit Carson e Tex Willer na busca pelo filho deste e na perseguição a um bando de ladrões e assassinos, num afã misto de detective e de cão de caça, até ao inevitável confronto, onde as surpresas serão desfeitas.

Copyright: © 2019 Jornal de Notícias;
F. Cleto e Pina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *