Confraria Bonelli esteve presente na VI Mostra do Clube Tex Portugal, na arte de Anilton Freires e Rouxinol do Rinaré

José Carlos Francisco e Ricardo Elesbão com artes da Confraria Bonelli para a 6ª Mostra do Clube Tex Portugal

A Confraria Bonelli, grupo de leitores e fãs de Banda Desenhada da Sergio Bonelli Editore no Brasil, esteve mais uma vez presente na Mostra do Clube Tex Portugal por meio de um de seus gestores, Ricardo Elesbão Alves.

Este ano, em especial, um de seus confrades, Anilton Freires, preparou uma arte exclusiva para a participação da Confraria e que simboliza a união dos leitores e fãs portugueses e brasileiros em torno do nosso querido Ranger do Texas.

Anilton Freires

Quadrinista e ilustrador, Anilton Freires nasceu em Redenção, Ceará, Brasil, em 1972. Desde muito cedo se tornou fã de cinema, literatura e bandas desenhadas. Seu traço é bem ecléctico, mistura das influências que teve de alguns desenhadores. Possui diversos trabalhos publicados em jornais, revistas,livros e BDs, dentre eles o livro Folclore Brasileiro (2013), com texto de Rouxinol do Rinaré, e a Novela Gráfica O vaqueiro e o Pássaro de Fogo (2016), com texto de Alex Magnos. Actualmente, faz parte do Ed Benes Studio, responsável pelo envio de seus trabalhos para o mercado americano.

Anilton Freires

Anilton salienta que “Tex e Mister No são personagens da Bonelli que sempre me fascinaram pelas suas aventuras. Tex no Velho Oeste e Mister No no Brasil. Não sou um grande coleccionador, mas sou um grande leitor da Sergio Bonelli Editore porque os seus fumetti e os seus artistas me inspiram”.

Tex

Capas Tex

Sobre a arte, que foi transformada em um cartaz comemorativo da participação Confraria na VI Mostra, o ilustrador comenta que “Ao receber o convite para criar a arte, fiquei bem feliz em,mais uma vez ter, oportunidade de desenhar Tex Willer! Pensei então em colocá-lo junto a seu pard Kit Carson, conduzindo/escoltando em uma carroça, como no velho Oeste, um carregamento de uma das maiores preciosidades portuguesas, o vinho da região da Bairrada. A carroça, à semelhança de muitas que aparecem nas histórias do Ranger, foi inspirada naquelas usadas para conduzir barris de vinho no interior de Portugal, nos séculos passados. Simbolizando os fãs de Tex, brasileiros e portugueses, foram acrescentadas as bandeiras dos países à mesma”.

Anilton Freires com o cartaz comemorativo da participação Confraria na VI Mostra do Clube Tex

Anilton Freires e Ricardo Elesbão com o cartaz comemorativo da participação Confraria na VI Mostra do Clube Tex

Em 2018, por ocasião dos 70 anos vida editorial de Tex, Anilton Freires foi também o responsável pela arte da capa do Série de Cordéis da Confraria, que homenageou o personagem, intitulado “Tex, Setenta Anos de Aventuras”, de autoria do confrade Rouxinol do Rinaré, um dos grandes coleccionadores brasileiros e por sinal Sócio do Clube Tex Portugal.

Ricardo Elesbão e Rouxinol do Rinaré

Durante a VI Mostra do Clube Tex Portugal, a Confraria Bonelli disponibilizou para os sócios portugueses exemplares do cartaz (A3), do cordel e da arte (A4) preparada para capa do mesmo.

Cartaz comemorativo da participação Confraria na VI Mostra do Clube Tex

Tex 70 anos de aventuras

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. Uma grande alegria ter a Confraria Bonelli participando da VI Mostra do Clube Tex Portugal, muito bem representada pelo nosso Gestor Ricardo Elesbão. A arte magnífica de Anilton Freires e o excelso cordel de Rouxinol de Rinaré, sobre os 70 anos de aventuras do ranger mais amado de todos os tempos, a meus olhos enriqueceram o encontro.
    Agradeço ao Zeca, pela parceria e divulgação.

  2. Salute ao Vinho!
    Salute ao Clube Tex Portugal!

    Saudaçoes Texianas aos 4Pards (Brasil-Portugal) -Zeca, Elesbão, Rouxinol & Anilton.

    Numa Irmandade Internacional!
    Confrariamos á TODOS!

    70anos a Mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *