Coordenador Renato Frigo e o grandioso evento comemorativo dos 70 anos de Tex, em Limeira, Brasil

Por Renato Frigo

* Texianos de todos os lugares do Brasil! Pards de todos os cantos do Mundo! Empunhem as suas armas para o alto! Nós somos o Comando dos Rangers dos Coleccionadores brasileiros! E estamos aqui para promover um Festival em homenagem aos 70 anos de Tex Willer!
.

Pards Texianos, amigos, parceiros, fanáticos e apreciadores das Histórias em Quadrinhos Bonelli e das HQs (BDs) em geral… Chegou o grande momento! Chegou a hora de nos reunirmos para celebrar os 70 anos de aventuras, de amizade, de parceria e de fidelidade vividos juntamente com Tex.

Em Setembro de 2018 vamos comemorar os 70 anos “do Tex”. Durante a Exposição Tex 70 e o Festival de Quadrinhos de Limeira, sim aquele Tex que é meu, que é seu, que foi de muitos coleccionadores que já não moram mais por aqui e espero que seja “o Tex“ de muitos coleccionadores que estão começando a descobrir o prazer que é acompanhar as aventuras do maior herói das Histórias em Quadrinhos de Faroeste de todos os tempos.

Acredito que não tenho capacidade para resumir tudo o que esses 70 anos representam na vida de gerações e gerações. Já falamos muito sobre isso e ainda vamos falar muito mais… O que eu quero mostrar é como esse trabalho editorial constante gerou frutos. E quero reunir esses frutos em um lugar onde todos possam conhecer o legado de Gian Luigi Bonelli e Sergio Bonelli em terras brasileiras. E acreditem é um grande legado. Por isso neste ano de 2018 vamos promover a terceira edição do Festival de Quadrinhos de Limeira em homenagem aos 70 anos de Tex Willer na intenção de reunir o maior número de coleccionadores e apreciadores das personagens bonelianas com o máximo destaque para Tex Willer!


Desde que anunciamos a Exposição Tex 70 com o grande acervo de Adriano Rainho muitos coleccionadores já demonstraram interesse em estar visitando a exposição que acontecerá durante todo o mês de Setembro no Espaço Cultural Engep, em Limeira. A exposição é gratuita e conseguimos uma arte exclusiva do artista Augusto Minighitti que fez um belo trabalho em homenagem ao grande Claudio Villa para o cartaz oficial da exposição. No dia 1 de Setembro, dia da inauguração da Exposição será lançado o livro: Meu Irmão mais velho, Tex Willer – O Guia do Colecionador de Tex no Brasil, Volume 1, autoria de Adriano Rainho, publicação Oficial da Mythos Editora, a casa Bonelli no Brasil.

Outro detalhe muito significativo para nós é que muitos pards estão se organizando para visitar o evento. Em conversas no Facebook e no Whatsapp já é possível perceber que muitos estão se programando para a viagem para comemorar as datas dos dias 29 e 30 de Setembro durante o Festival de Quadrinhos de Limeira. Muitos estão nos ajudando nessa grande festa! É incrível como a amizade, presente nas histórias de Tex Willer, está contagiando as pessoas a ajudarem na concretização deste sonho. São amigos que vão participar do evento em palestras, debates e exposições mostrando todo o amor e conhecimento envolvido na fina arte do coleccionismo de histórias aos quadradinhos. Prova disso é a exposição“1ª Bonelli & Brasil EXPO”, que ocorrerá durante os dois dias do Festival, 29 e 30 de Setembro de 2018, onde vinte artistas brasileiros convidados irão retratar em seus traços personagens da Bonelli publicados no Brasil. Esses mesmos artistas estarão presentes no evento autografando postais da exposição com os seus desenhos e vendendo material autoral. A edição actual do festival contará com lançamento de três livros sobre Tex Willer escrito por grandes coleccionadores brasileiros como Adriano Rainho, João Marin e G. G. Carsan, além de palestras, debates, presença de artistas e coleccionadores brasileiros, muito material da editora Mythos, casa da Bonelli e do Tex no Brasil, que é a patrocinadora oficial do evento. Para fechar com chave de ouro, o festival ainda trará como artista homenageado o conceituado Pedro Mauro –desenhador da Bonelli e criador da obra “Gatilho”, dentre outras.


E, para celebrar Tex e o seu rico universo, foram criados dois cartazes oficiais para mostrar a ligação do Brasil com a Itália. Magistralmente elaborados, sendo um de autoria do brasileiro Pedro Mauro e o outro do italiano Claudio Villa, também membro da Bonelli e que já deu vida a Tex, Martyn Mystere, Dylan Dog, dentre outros.

E se eu disser para vocês que isso é só o começo? Que ainda temos mais artistas para confirmar, mais exposições para montar e mais lojas, que estão confirmando presença, para divulgar? Sim a cada dia que passa mais pards se juntam nesta aventura para a comemoração dos 70 anos do nosso herói. Se você é um verdadeiro amante do trabalho da Bonelli você precisa estar neste festival! Fique sabendo as novidades que estamos trazendo para o festival através do link: colecionadoresdehqs.com.br/festival e dos vídeos mostrados em seguida:

Abraços pards!

Renato Frigo

4 Comentários

  1. As IRMANDADES…
    tão se ”Convergindo” para este Festival/Exposição!

    VIVA Tex 70anos! – 2018

  2. Agradeço de coração ao pard e amigo Zeca e ao Blogue Português de Tex Willer por todo o seu apoio e divulgação do nosso Festival de Quadrinhos de Limeira e da Exposição TEX 70, estamos trabalhando duro para que este seja um evento épico no sentido de reunir a maior quantidade de leitores e colecionadores das historias de Tex Willer e de todos os personagens da Bonelli de todos os tempos aqui no Brasil. Viva Tex Willer!!!

  3. Também agradeço muito ao pard Zeca por nos ajudar com toda a divulgação para o Festival de Quadrinhos de Limeira e também da exposição TEX 70. Ainda temos muito trabalho pela frente e mais coisas para divulgar na medida que forem acontecendo até o festival! Vai ser a maior reunião de pards no Brasil e vai ser histórico! Vamos mostrar todo o nosso amor pelo maravilhoso trabalho da Bonelli e fazer desse evento um modelo para os próximos anos! Vida longa a Tex Willer! 😉

    Aguardamos todos vocês aqui em Limeira! 😉

  4. É um grande ano para Tex (afinal comemorar 70 anos é um marco). Com certeza vai ficar para a história…
    Os fãs e colecionadores se preparam para a grande data em setembro… Uma coisa curiosa é que muitas iniciativas tem partido justamente dos fãs, que apesar das dificuldades, se mantém fieis e “arregaçando” as mangas…
    O lançamento de três livros sobre TEX no mesmo ano também é um marco no Brasil, que é carente deste tipo de publicação…
    TEX, pela alegria que nos proporciona, merece o apoio e colaboração de todos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *