Pranchas de Tex INÉDITAS de R. M. Guéra, desenhador sérvio de Scalped e de GodDamned que está a desenhar Tex

O Coimbra BD 2018 – Mostra Nacional de Banda Desenhada que teve em Março a sua terceira edição, realizada tal como as anteriores na Casa Municipal da Cultura, encerrou as suas portas depois de  mais uma aposta firme da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) no panorama cultural português.

Pranchas de Tex INÉDITAS de R. M. Guéra, expostas no Coimbra BD-2018

O evento conimbricense, internacionalizou-se este ano pela primeira vez ao contar com a presença de dois consagrados desenhadores europeus: Walter Venturi e R. M.  Guéra, que com estas suas presenças vieram dignificar e ao mesmo tempo mostrar a maior consideração e maior relevo dado pelo Município de Coimbra a esta Festa Anual da Banda desenhada em Portugal, tendo a particularidade de este ano também ter aberto as portas ao maravilhoso mundo do Ranger,  já que Walter Venturi faz parte do staff oficial de desenhadores de Tex, mas havendo também a particularidade do desenhador sérvio estar no presente a desenhar uma história de Tex Willer, tendo inclusive exposto em Coimbra três pranchas inéditas dessa mesma história, numa antestreia mundial de grande impacto para o nosso país, pranchas essas que hoje damos a conhecer a todos os nossos leitores.

Walter Venturi e R. M. Guéra ABRILHANTARAM o Coimbra BD 2018

Rajko Milošević mais conhecido por R. M. Guéra, nasceu em Belgrado em 1959 e vive em Barcelona, Espanha, desde 1991. Estreou-se na indústria jugoslava da Nona Arte em 1982 com a série Elmer Jones, um western escrito por Dragan Savić. Mais tarde, em 1984, colaborou em Texas Riders. O trabalho de R. M. Guéra foi publicado em Espanha, França e Estados Unidos. O autor trabalhou também na série Scalped, da Vertigo Comics, com o escritor Jason Aaron, bem como em Le Lievre de Mars.


R. M. Guéra confirmou durante o evento conibricense estar a trabalhar uma história de Tex, a ser publicada num futuro cartonado a cores, história essa que está a ser escrita por Pasquale Ruju e que terá cores de Giulia Brusco (que já tinha colaborado com Guéra na recente série The Goddamned).  Será uma aventura de um Tex jovem, nos seus primeiros anos de Ranger e com ambientação ao redor do Rio Bravo e cujo título provisório é “Arma dourada“. Tem lançamento previsto para Fevereiro de 2020.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *