Fim de semana com ROSSANO ROSSI na cidade de Beja

Por José Carlos Francisco (texto) e Orlando Santos Silva (fotos)


Realizou-se nesta última sexta-feira, dia 26 de Maio, a inauguração da XIV Edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, evento organizado pela Câmara Municipal da cidade de Beja e comandado por Paulo Monteiro, o coordenador da equipa do Festival de Banda Desenhada Beja 2018, que tem atractivos que poderão fazer desta uma das melhores edições de sempre do certame que decorrerá até ao dia 10 de Junho e que neste último fim de semana comprovou uma vez mais que é o Festival nacional que possibilita um contacto mais próximo entre os autores e o público.


Com o escopo de juntar autores consagrados e alternativos no mesmo espaço, o director Paulo Monteiro esmerou-se para receber autores e público com a máxima gentileza e fidalguia, bem típica da gente portuguesa. Entre os autores consagrados, destaque para um dos mais apreciados e queridos desenhadores de Tex: Rossano Rossi.


O desenhador italiano, um dos grandes trunfos do Festival, foi um dos centros de atenção, distribuindo autógrafos e sorrisos, além de posar para fotos ao lado de seus inúmeros fãs presentes (muitos deles tiveram inclusive uma bela recordação desenhada pelo próprio autor) naquela bela e pacata cidade alentejana. Destaque para a belíssima Mostra pessoal dedicada a Rossano Rossi, a melhor e mais bela exposição que já lhe dedicaram, segundo nos confidenciou o desenhador de Tex.


Rossano Rossi cativou toda a gente com a sua simpatia e simplicidade, nunca negando um autógrafo, um sorriso, uma foto ou um desenho aos ávidos texianos (e não só) que o rodeavam durante as sessões de autógrafos (bem demoradas, devido ao constante assédio que sofreu por parte dos seus fãs). Uma verdadeira lição de profissionalismo e de humildade deste também embaixador de Tex!


O desenhador italiano tirou dezenas de fotos e fez muitíssimos desenhos de Tex com dedicatórias que sem dúvida passarão a ser um grande tesouro de todos os coleccionadores de Águia da Noite que os conseguiram. E o mais interessante é que realmente estava a divertir-se tanto quanto os seus admiradores, inclusive os coleccionadores italianos Francesco Micoli e Aldo Giancarlo Valdambrini que o acompanharam desde Itália para esta sua (de Rossano) primeira “aventura” em terras portuguesas.


Rossano não se cansava de agradecer a todos os portugueses pela acolhida que recebeu (inclusive foi dessa forma que iniciou a sua conversa no auditório da Bedeteca de Beja) sentindo-se sempre muito acarinhado e bem tratado tanto pela organização como pelo público.


Na tarde de domingo, tivemos uma verdadeira embaixada italiana dos fumetti (termos que significa na Itália banda desenhada) a desenhar em simultâneo: Rossano Rossio, Fabio Celoni e Marco Gervasio para gáudio do público, com a particularidade de tanto Fabio Celoni como Marco Gervasio terem desenhado o Ranger pela primeira vez na sua vida, tendo o primeiro desenhado logo um fantástico Tex perfeitamente reconhecível de imediato, e o segundo um belo e inusitado Tex na versão Donald, seguido logo depois por fantástico Carson/Patinhas… a que se seguiram depois muitas outras ilustrações realizadas para os fãs de Tex presentes.


Estas foram apenas as primeiras e rápidas impressões (e fotografias) deste primeiro fim de semana texiano do XIV Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, prometendo para breve várias outras incursões à presença de Rossano Rossi em Beja nos próximos dias, aqui no Blogue do Tex!


(Para aproveitar a extensão completa das fotos acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *