XIV Festival Internacional de BD de Beja conta com a presença de Rossano Rossi nos dias 25, 26 e 27 de Maio

Este ano o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja realiza-se entre os dias 25 de Maio e 10 de Junho.  Inaugura no dia 25, sexta-feira, às 21h00, na Casa da Cultura.

Mas o Festival também se espalha pelas ruas do centro histórico. Boa parte das exposições estarão patentes no Centro Unesco, no Forno da Ti Bia Gadelha, na Galeria da Rua dos Infantes, no Museu Regional de Beja, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, no Palacete Vilhena – Sede do EMAS, e no Pax Julia – Teatro Municipal.

São 8, os núcleos expositivos.
E 21, as exposições, com autores de muitas partes do Mundo: Brasil, Espanha (País Basco), França, Itália, Portugal e Suécia.

O Festival oferece ainda aos visitantes uma Programação Paralela bastante diversificada: apresentação de projectos, conversas à volta da BD, lançamento de livros – este ano serão 16 -, sessões de autógrafos, concertos desenhados, etc.  Terá também à disposição de todos o Mercado do Livro, com mais de 60 editores presentes, venda de arte original, venda de merchandising, etc.

Na sexta-feira 25 e no sábado 26 as noites são de concertos desenhados (a programação só termina às 4h00 da manhã). O primeiro fim-de-semana (25, 26 e 27 de Maio) reunirá os autores representados nas exposições.

Hoje no Blogue do Tex vamos falar da participação de Rossano Rossi, desenhador de Tex que estará presente em Beja nos dias 25, 26 e 27 e que tem uma exposição, com originais seus, dedicada à sua arte:

ROSSANO ROSSI ITÁLIA

Rossano Rossi

Rossano Rossi nasceu em Arezzo, em 1964. Desde pequeno que manifestou um gosto muito grande pelo desenho e, em particular, pela banda desenhada. A sua estreia profissional fez-se na segunda metade dos Anos 80, altura em que desenhou várias histórias autónomas para as revistas Blitz, Intrepido, Ramba e Splatter.

No início dos Anos 90 começou a colaborar com a Sergio Bonelli Editores, realizando o lápis para algumas histórias de Mister No. Em 1994 integrou a equipa da colecção Zona X, da Bonelli, para a qual realizou os episódios “La stirpe di Elän” e “Magic Patrol“, passando depois a desenhar as aventuras da personagem Jonathan Steele. Desenhou, ainda, as aventuras do detective Nick Raider (inspirado no actor Robert Mitchum) para se estrear com Tex no Almanacco del West 2005. Ao todo realizou 5 histórias de Tex.

Neste momento encontra-se a trabalhar numa nova história de Tex que será dividida em dois livros, com base em textos de Pasquale Ruju, escritor e autor de banda desenhada.

Arte de Rossano Rossi em Tex

Do programa oficial do Festival, constam as seguintes actividades que envolvem o consagrado desenhador Rossano Rossi:

DIA 25 DE MAIO, SEXTA-FEIRA

CASA DA CULTURA – ENTRADA:
21h00
– Abertura do Festival por Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja.
– Lançamento do Splaft! – Catálogo do Festival n.º 14 (Bedeteca de Beja).
– Visita às exposições.

DIA 26 DE MAIO, SÁBADO

CASA DA CULTURA – ARCADAS EXTERIORES / MERCADO DO LIVRO
SESSÃO DE AUTÓGRAFOS –  Das 18h00 às 19h30
Com Alexandre Leoni e André Morgado / André Diniz / Cristina Matos / José Ruy / Luís Cruz Guerreiro / Luís Guerreiro / Manuele Fior / Max Andersson / Marco Gervasio / Marta Teives e Pedro Moura / Mosi / Pierre-Henry Gomont / Rossano Rossi / Sofia Neto / Tainan Rocha / Wagner Willian / Autores da exposição Pentângulo) / Autores do colectivo TLS

CASA DA CULTURA – BEDETECA DE BEJA (1º andar)
Das 22h15 às 22h45
Dois Dedos de Conversa Rossano Rossi com José Carlos Francisco.

Tex Willer (na arte de Rossano Rossi) no Castelo de Beja

Mais informações (Autores presentes, exposições, programa oficial, mapa, horários, informações úteis, a cidade e o festival e contactos) referentes ao Festival Internacional de BD de Beja estão disponíveis no sítio Internet oficial do Festival.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *