Jornal “Público”, de 19 de Maio, anuncia Martin Mystère e O mistério da Atlântida no 7º volume da Colecção Bonelli Portugal

Jornal “Público”, de 19 de Maio, anuncia Martin Mystère e O mistério da Atlântida no 7º volume da Colecção Bonelli Portugal

Texto da secção INICIATIVAS de 19/05/2018
Banda desenhada
João Miguel Lameiras

Capa do volume 7 – Martin Mystère -O destino da Atlântida

Martin Mystère e O mistério da Atlântida

* Colecção Bonelli
* Vol 7 – Martin Mystère – O destino da Atlântida
* Argumento – Alfredo Castelli
* Desenhos – Cardinale, Orlandi e Toppi
* Quinta-feira, 24 de Maio
* Por + 10,90€

Depois de Tex, Dampyr, Dylan Dog e Julia, chega a vez de Martin Mystère se estrear nesta colecção dedicada à editora Bonelli. Criado em 1982 por Alfredo Castelli, Martin Mystère, o “detective do impossível”, é um verdadeiro “Homem do Renascimento”.

Antropólogo, arqueólogo, especialista em História da Arte, Línguas e Cibernética, investigador, apresentador do programa de televisão Os Mistérios de Mystère, escritor, aventureiro e iniciado nos cultos esotéricos, Mystère utiliza a sua vastíssima cultura para desvendar os mais variados enigmas, apoiado pelo seu fiel Java, um corpulento Homem de Neanderthal.

Este volume traz duas histórias bem distintas de Martin Mystère. A primeira dessas histórias, O Destino da Atlântida cuja acção se inicia nos Açores, está bem integrada na continuidade da série, remetendo para episódios anteriores, especialmente para o primeiro volume da série, publicado em 1982, em que Mistère descobre nos mares dos Açores vestígios arqueológicos que provam a existência da Atlântida. Desta vez Martin Mystère tem de se aliar ao seu eterno inimigo, Orloff, para trazer de volta à nossa era o satélite militar que provocou a destruição da Atlântida e de Mu, 10 mil anos antes.

O volume termina com Assunto de Família, uma história curta de 22 páginas, publicada originalmente no Almanaque Martin Mystére n.º 16, de 1999, e posteriormente adaptada a um CD-ROM. Essa história, ilustrada por Sergio Toppi, em que a descoberta de uma gravação de vídeo traz revelações sobre a presença de extraterrestres no nosso planeta, é mais um exemplo da colaboração de Toppi com a editora de Sérgio Bonelli, em que o desenhador adapta a narrativa e a planificação às características habituais das publicações da editora, sem abdicar do seu estilo mais pessoal e inconfundível, bem evidente nas máscaras africanas que ornamentam o escritório de Mystère.

AGENDA

Quinta-feira, 24
Colecção Bonelli
7º volume – Martin Mystère – O destino da Atlântida

Chegou a 1.ª colecção editada em Portugal inteiramente dedicada à BD italiana, reunindo oito das mais famosas personagens da Bonelli, em dez volumes com histórias inéditas em português. A arte italiana chega em forma de quadradinhos, em exclusivo nos quiosques.

Copyright: © 2018 Público; João Miguel Lameiras

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. Esta aventura é que deveria ter saído agora pela Mythos. E não uma história dos anos 80, totalmente antiquada, Senhor Dorival. Fica o meu registro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *