Jornal “Público”, de 14 de Abril, apresentou Dampyr e as suas aventuras portuguesas

Texto da secção INICIATIVAS de 14/04/2018
Banda desenhada
João Miguel Lameiras


Dampyr chega a Portugal… em aventuras passadas em Portugal

* Colecção Bonelli
* 2º Vol. – Dampyr – Aventuras em Portugal
* Quinta-feira, 19 de Abril
* Argumento – Mauro Boselli e Giovanni Eccher
* Desenhos – Alessandro Bocci e Maurizio Dotti
* Por + 10,90€

Se a colecção que o PÚBLICO e a Levoir estão a dedicar à editora Bonelli está a trazer a Portugal, pela primeira vez em edição nacional, as principais personagens da editora italiana, algumas dessas personagens já tinham passado pelo nosso país no decorrer das suas aventuras. É precisamente o caso de Harlan Draka, o protagonista da série Dampyr.

Criado em 2000 pelos escritores Mauro Boselli e Maurizio Colombo, Harlan Draka é um Dampyr, o fruto da união de um vampiro com uma mulher mortal, alguém que está entre dois mundos e cujo sangue pode destruir os vampiros. Acompanhado por Kurjak, um militar sérvio, e por Tesla, uma vampira que se quer libertar da influência do seu mestre, o vampiro Gorka, Harlan Draka e os seus companheiros percorrem o globo à caça de vampiros e de outras criaturas sobrenaturais. Embora as primeiras aventuras de Dampyr tenham por cenário o território da antiga Jugoslávia devastado por uma guerra fratricida, só nos 12 primeiros números da série vemo-lo combater o mal em Praga, Berlim, Paris, na Etiópia e na Irlanda, pelo que não admira que o seu combate contra as forças do Mal o trouxesse também a Portugal. Isso acontece nas duas aventuras de Dampyr, traduzidas pe- lo escritor Nuno Camarneiro (Prémio Leya em 2012), que o segundo volu- me desta colecção recolhe e que têm como cenário o Norte do nosso país, do Porto a Trás-os-Montes, passando pelo rio Douro.


Em O Esposo da Vampira, publicada originalmente em Itália em 2006, no n.º 75 da série mensal, Mauro Boselli e Alessandro Bocci levam o caçador de vampiros Harlan Draka e o seu amigo Kurjak até Trás-os- Montes, para investigar a lenda do Castelo de Monforte da Estrela, que dizem estar assombrado por uma vampira. No local encontram uma equipa de filmagens que se prepara para rodar um filme de terror inspirado num conto do século XIX cuja acção decorre na Catalunha e que é filmado em Trás-os-Montes, por questões de custos. Apesar de uma ligeira imprecisão histórica, quando uma das personagens diz que o castelo foi construído por Dom Dinis, por causa das invasões árabes… que já não eram um problema naquela região bem antes de ele nascer, tudo o resto revela o rigor da pesquisa habitual nas produções da Bonelli, com Bocci, que é um magnífico desenhador e um mestre do preto e branco, a revelar grande cuidado no desenho da aldeia fictícia de Riba Preta, ou do Castelo de Monforte da Estrela. E provando que os autores estudaram bem o nosso país, nem sequer falta um grande incêndio de Verão, que vai ter influência no desenrolar da intriga.

Se Boselli e Bocci nunca tinham estado no nosso país (o desenhador vai estar este mês nas jornadas do Clube Tex, para a apresentação desta colecção), já Tributo de Sangue, história de Giovanni Eccher e Maurizio Dotti que completa este volume e que envolve visitas às caves de Gaia, um fantasma com um traje mirandense, uma tentativa de assassinato na Ponte D. Luís I e uma vinha regada com sangue, resultou de umas férias que o escritor passou na cidade do Porto. Como o próprio refere: “O motivo por que a trama é ambientada nesses lugares é muito simples: eu fiquei impressionado durante uma belíssima viagem a Portugal. Além disso, como a minha namorada é dona de uma enoteca em Milão, ela foi a minha guia entre os exportadores de Vila Nova de Gaia, que nos acolheram com muita cortesia e nos permitiram visitar as suas caves e provar os seus produtos.

AGENDA

Quinta-feira, 19
Colecção Bonelli
2º volume Dampyr – Aventuras em Portugal

Chegou a 1ª colecção editada em Portugal inteiramente dedicada à BD italiana.
Reúne oito das mais famosas personagens da Bonelli, em dez volumes com histórias inéditas em português. A arte italiana chega em forma de quadradinhos, em exclusivo nos quiosques.


Copyright: © 2018 Público; João Miguel Lameiras
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

3 Comentários

  1. Dampyr voltou a ser publicado no Brasil, pela editora 85. Por falar da 85, eles vão publicar um novo fumetto, Diabolik, que não é da Bonelli. Dou a sugestão ao pard Zeca uma entrevista com os responsáveis pela editora, podem vir novos fumettis em português em breve.

    • Obrigado pela sugestão que levarei em conta, pard Banzé.
      De momento por aqui a azáfama é grande com a eminente Mostra do Clube Tex Portugal e com a Colecção Bonelli Portugal, mas assim que a situação acalmar convidarei os responsáveis da editora para uma entrevista para falarem de Dampyr, Diabolic e outros eventuais futuros projectos 😉

  2. Obrigado pela atenção, Zeca. Quando puder também publique uma matéria sobre a Epicenter Comics dos EUA, que anda publicando Bonelli já algum tempo. Um forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *