As 78 (SETENTA E OITO) histórias de Tex em produção, começando pelas 25 aventuras de MAURO BOSELLI

Por José Carlos Francisco e Sandro Palmas [1]

Depois de quase dois anos e devido a inúmeros pedidos dos nossos leitores é chegado de novo o momento do blogue português do Tex fazer um novo ponto da situação sobre o estado de produção das 78 (sim, precisas SETENTA E OITO HISTÓRIAS DE TEX EM PRODUÇÃO) em curso na Itália, com base nas informações disponíveis no Tex Willer Forum nesta data.

Devido ao cada vez maior volume de histórias de Tex em produção, em vez de apresentá-las todas de uma só vez como fazemos então aqui no Blogue do Tex a cada 2 anos, este ano vamos fazer por escritores, começando com Mauro Boselli e as suas INCRÍVEIS 25 HISTÓRIAS (que mente brilhante e abençoada), com especial destaque para as histórias comemorativas dos 70 anos do Tex!

NOTA: Neste extenso rol de autores estão os DOIS AUTORES QUE EM 2019 ABRILHANTARÃO A 6ª MOSTRA DO CLUBE TEX PORTUGAL, a realizar em Abril de 2019 no Museu do Vinho Bairrada, em ANADIA!

As histórias de Mauro Boselli

————————————————–
*** SÉRIE REGULAR MENSAL ***

————————————————–

Giovanni Ticci

Título desconhecido (história comemorativa dos 70 anos de Tex)
110 páginas A CORES
Data de publicação: Setembro de 2018
Estado: História concluída
Argumento: A história da edição nº 695 de Tex, correspondente ao septuagésimo aniversário do Ranger, também fará largo uso da técnica do  flashback e irá mostrar-nos a terrível vingança de Tex contra o xerife Mallory, de Culver City, um dos sobreviventes do bando responsável pela morte do seu irmão Sam e quem por primeiro colocou a prémio a cabeça de Tex!

Maurizio Dotti

Manhattan (título provisório)
440 páginas
Data provável de publicação: Outubro de 2018
Estado: Em Março Dotti desenhou a página 385
Argumento: Nova Iorque. Um dos mais temíveis inimigos de Tex,o psicopata Andrew Liddell, mais conhecido por O Mestre, fugiu rocambolescamente da prisão onde estava detido. Entre espectaculares perseguições nos tectos dos vagões ferroviários, os quatro pards irão dar-lhe caça podendo contar com um quase inédito meio de comunicação, o telefone, o qual à época já tinha sido adoptado na Grande Maçã. Entretanto, no Bowery, quarteirão mal-afamado da Grande Aple, comparece o irlandês Pat Mac Ryan, há vários anos ausente da série regular, pronto a dar uma mão aos pards!

Fabio Civitelli

Título desconhecido (história do mítico nº 700 de Tex)
110 páginas A CORES
Data de publicação: Fevereiro de 2019
Estado: História concluída
Argumento: No recente Maxi “Nueces Valley”, no momento em que Tex regressa a casa com os amigos, afirma que “…outras aventuras” irão preocupá-lo a si e aos improvisados pards que o tinham acompanhado a Frisco. Precisamente na viagem de retorno  encontra uma jovem Tesah e o seu pai, episódio apenas mencionado no Tex nº 1 “La Mano Rossa” . Nesta edição nº 700 Fabio Civitelli redesenhará, procurando uma fidelidade absoluta, a primeira mítica vinheta desenhada por  Galep em 1948. Além de flashback, haverá também o encontro com uma Tesah na casa dos 35 anos. O argumento, é, pela voz do próprio editor Mauro Boselli, celebrativo de uma efeméride, o nº 700, e que comprova que o inoxidável ranger continua, a setenta anos de distância, a deleitar os seus leitores!

Ernesto Garcia Seijas

Título desconhecido
330 páginas
Data provável de publicação: Em 2019
Estado: História concluída
Argumento: A pedido do desenhador argentino, Boselli escreveu uma aventura com índios, com os grandes espaços abertos das pradarias.

Giovanni Bruzzo

Erebus (título provisório)
330 páginas
Data provável de publicação: 2019
Estado: Em Março Bruzzo desenhou a página 215
Argumento: A história desenrola-se no extremo norte do Canadá, perto do Pólo Norte, entre os Inuit e os Casacas Vermelhas de Jim Brandon. Nesta aventura teremos também a participação da heroína das histórias “Giovani assassini” e “Winnipeg”, a Dallas, exacerbada pela morte do seu irmão e também a participação da mestiça  Kathy Dawn, que até agora tinha aparecido em dois Maxi Tex. A história aborda a expedição perdida do Lord John Franklin, oficial da Marinha Real do Reino Unido, que em 1845 a bordo do navio a vapor Erebus iniciou a exploração  do Ártico à procura da famosa “Passagem do Noroeste”. O mesmo tema já tinha sido tratado por Mauro Boselli numa velha história de Zagor, provavelmente a sua maior obra nessa série, segundo a opinião de muitos fãs zagorianos. A viagem de Tex e de Jim Brandon através das baías do Ártico será destinada a salvar de uma terrível ameaça alguns amigos que tinham partido anteriormente precisamente à procura do Erebus de Franklin. Historicamente numerosas expedições tiveram lugar no curso do século para encontrar o navio.

Michele Benevento

La figlia di Satania (título provisório)
330 páginas
Data provável de publicação: 2020
Estado: Em Julho de 2016, Benevento desenhou a página 60
Argumento: A belíssima Cora Gray, a Satânia que Tex enfrentou e derrotou no longínquo número 5 da colecção italiana, tem uma filha que entretanto cresceu. E será que seja ela quem se esconde atrás de uma máscara de um novo e misterioso inimigo de Tex?

Gianluca & Raul Cestaro

Título desconhecido (história que trará o novo retorno de Mefisto)
220 páginas
Data provável de publicação: Em 2020
Estado: Roteiro e desenhos em curso
Argumento: A segunda parte do tríptico de histórias focadas no nêmesis de Tex vê a entrada em cena de Mefisto, o qual, mudado para São Francisco, dirige uma clínica para loucos. Entre seus pacientes, além de seu filho Yama, que perdeu a memória na aventura anterior, também está o chefe de polícia e amigo dos pards Tom Devlin. Uma história com intensa atmosfera gótica!

Michele Rubini

Seminoles (título de trabalho)
330 páginas
Data provável de publicação: Em 2022
Estado: Roteiro e desenhos em curso
Argumento: Uma história com um jovem Tex fora-da-lei em fuga para a Flórida para escapar da perseguição e que se alista no exército para combater naquela que passou à história como a terceira Guerra Seminole. No entanto Tex não tardará a tomar as partes destes últimos. E se Tex permanece fiel à memória da sua esposa, nada impede que tenha tido alguma aventura sentimental com outras mulheres antes do encontro com a sua doce Lilyth e nesta história teremos uma dessas mulheres! O argumento com os Seminoles nasce de uma ideia de Sergio Bonelli que desejava imensamente esta história.

Stefano Andreucci

Barbanera (título de trabalho)
330 páginas
Data provável de publicação: Em 2022
Estado: Andreucci ainda não começou a desenhar esta história
Argumento: A Rússia, que cedeu o Alasca aos Estados Unidos, não esconde as suas ambições expansionistas em detrimento dos territórios americanos do Pacífico, Califórnia incluída. Mas sem levar em conta que Tex poderá contar com a ajuda de um verdadeiro lobo do mar, o adorado capitão Drake, aliás Barba Negra!

Fabio Civitelli

Mefisto e Yama (título de trabalho)
330 páginas
Data provável de publicação: Em 2022
Estado: Civitelli ainda não começou a desenhar esta história
Argumento: A história final do último ciclo que envolve Mefisto e Yama, que precisamente nesta história unirão as suas forças pela primeira vez, para levarem a melhor sobre Tex e os seus pards, que desta vez poderão contar com a ajuda inesperada do monge Padma!

Andrea Venturi

La Tigre (título de trabalho)
440 páginas
Data provável de publicação: Em 2023
Estado: Em Março, Venturi desenhou a página 35
Argumento: De uma ideia de Nizzi: Tigre Negro ainda está vivo! E Tex, com quem ele fará um acordo, o acompanhará ao Oriente à conquista do seu reino situado em um dos países do Sudeste Asiático em uma nova e excitante viagem do Ranger!

História ainda não atribuída

Título desconhecido (história que trará o retorno de Manuela Montoya)
220 páginas
Data provável de publicação: Em 2023
Estado: Roteiro e desenhos por iniciar
Argumento: A partir de uma ideia do leitor Carlo Monni, a história vê o retorno de uma antiga paixão de Kit Willer, a bela Manuela Montoya!

—————————————————
*** SÉRIE TEX GIGANTE ***
—————————————————

Laura Zuccheri

Título desconhecido
224 páginas
Data provável de publicação: Junho de 2019
Estado: A Laura Zuccheri faltam apenas desenhar 6 páginas para concluir a sua estreia na saga de Tex
Argumento:
História onde Tex encontra uma verdadeira lenda do Oeste, um anti-herói o qual ainda se desconhece a identidade.

Claudio Villa

Eagle Pass (título provisório)
224 páginas
Data provável de publicação: 2019 ou 2020
Estado: Em Abril de 2018, Villa tinha desenhado a página 168
Argumento:
A história mostra uma evasão da prisão de Tucson e uma longa perseguição caracterizada por uma sucessão de emboscadas e tiroteios com o quarteto completo (na segunda parte da aventura). Claudio Villa, que começou a desenhar a história há cerca de 15 anos, começou recentemente a desenhá-la mesmo que de forma ainda extremamente lenta!
Segundo consta, o seu Tex Gigante será publicado no mesmo ano em que o desenhador finalizá-lo, podendo haver dois volumes nesse ano, tal como aconteceu aquando do Tex Gigante de Magnus.

Massimo Carnevale

La vendetta delle ombre (título provisório)
224 páginas
Data provável de publicação: Junho de 2021
Estado: Em Novembro de 2015, Carnevale já tinha desenhado a página 160
Argumento:
História de um certo terror com uma ambientação western e onde comparece Silent Foot.
Nas pradarias do Kansas, acontecem crimes misteriosos e, ao lado de cada nova vítima, é encontrado um fetiche indiano. Dois temíveis pistoleiros, os gémeos Fortune, a quem Tex e Carson dão caça, desaparecem misteriosamente, para se juntarem a índios estranhos, na realidade espíritos malignos chamados Kedaghe (as sombras) que viajam nos vagões de um misterioso lunapark ambulante: o “Dark carnival”.

Maurizio Dotti

Título desconhecido
224 páginas
Data provável de publicação: Junho de 2022
Estado: Roteiro e desenhos por iniciar
Argumento:
Nenhuma informação disponível.

————————————————–
*** SÉRIE MAXI TEX ***
————————————————–

Alessandro Piccinelli

I tre fratelli Bill (título provisório)
274 páginas
Data provável de publicação: Abril de 2019
Estado: Em Março deste ano, Piccinelli já tinha desenhado a página 35
Argumento:
Uma aventura western em que Tex e Carson encontram os três irmãos Bill, personagens inventados nos anos 50 por Gianluigi Bonelli, que se assemelham muito, como poder de choque, aos dois pards, com os quais primeiro se confrontam e depois se solidarizam em páginas ricas cenários western, como os bisontes, o ataque à diligência, etc.!

————————————————–
*** CARTONADO SEMESTRAL ***
————————————————–

Enrique Breccia

 

Snakeman (título de trabalho)
46 páginas a cores
Data provável de publicação: Fevereiro de 2021
Estado: Em Março, Breccia desenhou a página 23
Argumento:
Uma história ambientada no passado que verá Tex assumir de novo o papel do Homem da Morte para frustrar as tramas de um feiticeiro Hopi aliado com os Utes, o assustador Snakeman. Pequena curiosidade: Boselli confidenciou que sonhou os detalhes desta aventura numa noite tendo escrito as primeiras seis páginas na manhã seguinte. Na história também comparecerá a Lilyth.

Laura Zuccheri

Título desconhecido
46 páginas a cores
Data provável de publicação: Setembro de 2021
Estado: Roteiro e desenhos por iniciar
Argumento:
Uma aventura western ambientada no tempo presente.

————————————————–
*** TEX MAGAZINE ***
————————————————–

Maurizio Dotti

Dinamite (título provisório)
50 páginas
Data de publicação: Setembro de 2018
Estado: História concluída
Argumento:
A história de Dinamite, do cavalo selvagem ao rodeio até sua última aparição!

Fabio Civitelli

Título desconhecido
50 páginas
Data de publicação: Setembro de 2018
Estado: Em Abril, Civitelli já tinha desenhado a página 25
Argumento:
Uma história em flashback centrada na esposa Lylith, que também será mostrada quando criança, aluna das freiras e depois dos frades, em que Boselli também remedeia um descuido feito por Claudio Nizzi na história dos sessenta anos.

Stefano Biglia

Título desconhecido
32 páginas
Data de publicação: Janeiro de 2019
Estado: História concluída
Argumento:
Uma breve história com Jim Brandon como protagonista.

————————————————–
*** COLOR TEX ***
————————————————–

Stefano Babini

 

Teton Pass (título provisório)
32 páginas a cores
Data provável de publicação: Novembro de 2019
Estado: Roteiro terminado, desenhos em curso
Argumento:
A história é ambientada na Primavera entre as cordilheiras de Jackson Mole no Wyoming. Uma pessoa de costas, uma jovem e bela rapariga, escondida entre os pinheiros observa a chegada de Carson que desce a encosta íngreme coberta de neve…

————————————————–
* PUBLICAÇÕES ESPECIAIS PARA OS 70 ANOS *
————————————————–

Roberto De Angelis

Título desconhecido
Número desconhecido de páginas
Data de publicação: 2018
Estado: História concluída
Argumento:
Uma história com um jovem Tex.

Bruno Brindisi

Título desconhecido
Número desconhecido de páginas
Data de publicação: 2018
Estado: História concluída
Argumento:
Uma história com um jovem Tex.

NOTA:
– Todas as informações provêm de fontes directas ou da Internet, são portanto confiáveis mas sujeitas a alterações, sobretudo no que diz respeito à sua conclusão e publicação.
– Um agradecimento sentido ao staff do Tex Willer Forum e sobretudo a Carlo Monni, colaborador e relator de numerosíssimas informações úteis à compilação deste post dedicado às histórias de Tex em produção.

Copyright: © 2018 Sandro Palmas; TEX WILLER FORUM
[1]
(Texto publicado originalmente no Tex Willer Forum)

6 Comentários

  1. Olá, faltou uma história no mar com o Capitão Bart, que ajudou Tex a resgatar Kit do Capitão Drake (aliás, o Capitão Drake vai voltar); José Carlos, bem que o Boselli poderia fazer uma história com o Capitão Bart, já que é um personagem que ajudou muito Tex anteriormente, fica a idéia.
    Uma pergunta ao Dorival: o Tex Em Cores vai voltar? Estou colecionando o Zagor Em Cores e espero a volta do Tex Em Cores; coleciono Tex desde 1978. Abraços a todos pards do Blog do Tex, da Mythos e dos leitores e colecionadores de Tex.

    • Pard Teodoro, como o próprio Boselli segue o Blogue Português do Tex, ele mesmo lerá a sua sugestão 😉
      Quanto à sua pergunta ao editor Dorival, ele já disse publicamente que fará todos os possíveis para Tex Em Cores regressar novamente, só ainda não sabe em que moldes…
      Um abraço e obrigado pela sua fidelidade ao Blogue do Tex!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *