Exposição 70 anos de Tex, no Coimbra BD 2018, começa a ganhar forma

Por José Carlos Francisco (texto) e João Miguel Lameiras (fotos)

O blogue do Tex tem o prazer de mostrar hoje as primeiras fotografias dos bastidores do Coimbra BD 2018, mais precisamente de algumas artes ORIGINAIS da colecção particular de José Carlos Francisco que irão integrar a Exposição 70 nos de Tex, já devidamente emolduradas. Exposição essa que estará patente ao público entre os dias 8 e 10 de Março e que será abrilhantada também pela presença de Walter Venturi, autor italiano que estará presente na cidade de Coimbra nos dias 9, 10 e 11.

70 Anos de Tex – A colecção de José Carlos Francisco

No dia 9 de Março, sexta-feira, teremos inclusive, pelas 19h00, uma visita guiada à exposição 70 anos de Tex, com José Carlos Francisco e Walter Venturi. Mas falemos agora das exposições em si: – Walter Venturi: um mestre dos fumetti – Desenhador italiano que tem trabalhado nas séries Tex e Zagor, da editora Bonelli, e é autor da novela gráfica Il Grande Belzoni (dedicada à vida do grande egiptólogo Giovanni Battista Belzoni, que foi um dos responsáveis pela descoberta de Abu Simbel e o primeiro homem a entrar na segunda pirâmide de Gizé) Walter Venturi vai estar pela primeira vez em Portugal com exposição própria, para além de ter trabalhos seus integrados na exposição dedicada aos 70 Anos de Tex.

70 Anos de Tex – A colecção de José Carlos Francisco

70 Anos de Tex: A colecção de José Carlos Francisco – Um português, residente perto de Coimbra (Anadia) é proprietário da mais importante colecção de desenhos originais ligados à personagem Tex, o mais célebre cowboy da BD italiana, que comemora 70 anos em 2018. Uma fantástica colecção com trabalhos de diversos autores estrangeiros, que será exposta em público pela primeira vez no Coimbra BD.

Destaque ainda para a presença de R. M. Guéra, consagrado desenhador sérvio, no fim de semana.  Com trabalhos publicados nos principais mercados internacionais, desde os Estados Unidos, onde publicou nas editoras DC, Vertigo, Marvel e Image, até França (Glenat e Delcourt), passando por Itália, para onde está a desenhar um álbum especial do cowboy Tex, o sérvio Rajko Miloševic-Gera é um dos nomes maiores da BD realista internacional, que permanecia inédito em Portugal. Lacuna que será colmatada pela edição do livro The God Damned que será lançado no Coimbra BD, com a presença do autor e o apoio da editora, G Floy.

Águia da Noite e Kit Carson de canoa no rio Mondego à chegada a Coimbra. Arte de Walter Venturi

Fica aqui o convite para todos os fãs da Nona Arte em geral e do Tex em particular, para se deslocarem a Coimbra no próximo fim de semana para desfrutarem de um evento riquíssimo e singular!

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *