Maurizio Dotti: Da capa da Revista do Clube Tex Portugal para a capa do Color Tex

Por José Carlos Francisco

Capas de Maurizio Dotti para a revista nº 5 do Clube Tex Portugal e para o Color Tex nº 12

Após Andrea Venturi (revista nº1), Fabio Civitelli (nº 2), Luca Vannini (nº 3) e Enrique Breccia (nº 4), MAURIZIO DOTTI foi o desenhador de Tex que realizou a capa da edição nº 5 da revista do Clube Tex Portugal, engrandecendo ainda mais o fantástico naipe de desenhadores do Ranger que se pôs ao serviço do clube português dedicado à mítica personagem criada, em 1948, por G. L. Bonelli (texto) e Aurelio Galleppini (arte).

Desenho de Maurizio Dotti que ilustra a capa da revista nº 5 do Clube Tex Portugal

Maurizio Dotti, um dos mais admirados e aclamados desenhadores do actual staff de desenhadores de Tex Willer, fez assim para a revista portuguesa a sua primeira capa de Tex, capa essa que foi muito elogiada não somente pelos leitores da revista do Clube Tex Portugal, mas também um pouco por todo o mundo após ser dada a conhecer na Internet, elogios que choveram inclusive na Sergio Bonelli Editore, sobretudo do actual responsável máximo de Tex, o editor Mauro Boselli.

Primeiro esboço de Maurizio Dotti para a capa do Color Tex nº 12

Boselli que é um confesso admirador das qualidades artísticas de Maurizio Dotti ficou tão agradado com a capa portuguesa que assim que houve uma oportunidade convidou o desenhador milanês (que foi uma das estrelas presentes na 3ª Mostra do Clube Tex Portugal, evento realizado em Abril de 2016) para fazer uma capa oficial de Tex, capa essa para uma das novas colecções dedicadas a Tex, o Color Tex nº 12 que tem lançamento previsto para o dia 22 de Novembro.

Esboço eleito por Maurizio Dotti para a capa do Color Tex nº 12

Convite esse que muito honrou Maurizio Dotti e que o desenhador aceitou de pronto desenformando uma maravilhosa capa (que damos hoje a conhecer desde os esboços iniciais até à capa definitiva) para este próximo Color Tex e que tem granjeado os mais elevados elogios um pouco por toda a comunidade texiana espalhada pelo mundo, confirmando assim que a decisão de ter sido convidado para desenhar a capa da Revista nº 5 do Clube Tex Portugal foi uma escolha muito bem feita pelos responsáveis editoriais da revista portuguesa.

Desenho de Maurizio Dotti que ilustrará a capa do Color Tex nº 12

Assim se comprova, uma vez mais, que a revista do Clube Tex Portugal é uma autêntica montra para os autores de Tex que colaboram com a edição portuguesa e também se comprova que os responsáveis máximos de Tex e da Sergio Bonelli Editore estão sempre atentos à edição lusitana que hoje em dia é já uma das revistas dedicadas a Tex, mais procuradas e desejadas pelos texianos de todo o mundo e inclusive pelos mais diversos autores que se oferecem para colaborar nesta revista feita com muita paixão, mas também com muita qualidade e hoje em dia, o “problema” maior é escolher que autores convidar para colaborarem em cada novo número, tantos são os pretendentes, o que mostra bem o prestígio já granjeado pela publicação portuguesa!

Capa do Color Tex nº 12

(Para aproveitar a extensão completa  das imagens acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. O Dotti é maravilhoso nos desenhos, disso ninguém tem dúvidas. Seu controle absoluto da aquarela, associado ao extremado bom gosto da sua palheta de cores, faz com que cada desenho Texiano seja um deleite aos olhos. Tanto a capa da Revista do CTP quanto esta do CT, são simplesmente lindas e, sem dúvidas, dariam quadros fabulosos 🙂
    Sobre o Boselli tê-lo convidado a fazer uma capa e ser seu admirador, não me admira (desculpem o trocadilho), pois, sendo o Boselli Pai do Dampyr e sendo o Dotti ex staff Dampyryiano… 🙂

    Abraços,

    Sílvio Introvabili

  2. Outra coisa que está mais do que evidente hoje em dia, é que o CTP e sua Revista, são uma vitrine para o mundo, que todo desenhista almeja 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *