Easter Eggs em Tex!

Por Joana Rosa Russo (Advogada de profissão, gamer por paixão) [1]

O termo americano, easter egg, é traduzido literalmente como  “ovo de Páscoa”. Para quem já é intimo do mundo virtual, como os gamers e os maratonistas de séries e filmes, a denominação já é uma velha conhecida: a presença do “easter egg” nada mais é do qualquer brincadeira oculta nos jogos, softwares e até mesmo nas páginas da Internet.

Então, leitor, você deve estar se perguntando: onde diabos está a relação dessa brincadeira com ovos de Páscoa? Elementar, meu caro Watson: os ovos de chocolate contém sempre alguma surpresinha dentro deles…

E, incrivelmente, embora Tex (sim, estou falando dele, Tex Willer), seja uma publicação já com seus quase 70 anos, encontramos um easter egg! Imaginamos que na verdade existam outros (muitos), mas de todo modo foi muito bom saber que os desenhadores também brincam com essas referências dentro da própria série de forma muito subtil. Propositadamente ou não, o facto é que existe.

A tal surpresa veio na revista Tex Platinum 8, em sua página 193, na primeira vinheta:

Percebem a estatueta quase que propositadamente colocada ali perto do abajur na indicação em evidência (só faltando dizer “vejam-me”)?
Agora a referência:
.
.
Considerando que o argumentista é ninguém menos que Gianfranco Manfredi, e sabendo de sua exímia perícia em roteiros, ele pode muito bem ter dado a referência, ASSIM como o Miguel Angel Repetto também deve ter fomentado, sugerido ou até participado da sugestão, que seria o mais provável.

Considerando, ainda, que Galep faleceu em 1994 e essa história só veio a ser produzida e publicada post mortem, também é provável que essa tenha sido uma referência saudosa. Mas claro, pode ter sido também uma feliz coincidência.
Mas, coincidência por coincidência, a Disney também nos deixava de cabelos em pé 🙂
Mas e você, leitor, já descobriu algum easter egg perdido em Tex ou outra publicação Bonelliana?! Conte-nos! Teremos o maior prazer em publicar novos artigos com o seu material, sugestão, descoberta e claro, com os devidos créditos colaborativos!
.
(Para aproveitar a extensão completa  das imagens acima, clique nas mesmas)

[1] (Material publicado originalmente no Site “4Fun Games“, em 6 de Agosto de 2017)

2 Comentários

  1. Muito curioso isso. Já havia observado algo assim, aliás várias vezes, mas até conhecer a Joana Rosa Russo não sabia como denominar, rs. Essa menina (como se diz no meu Ceará) é uma “danada”!
    Brincadeiras à parte, parabéns querida Joana, pela pesquisa. Coisa de leitora atenta!

  2. … o próximo passo é a tal ”mensagem subliminar”.
    Boa esta, e será que já pode ser considerada uma MS!?

    E em homenagem a esta Lilyth (aguerrida), pintei o meu ”cavalo-de-pascoa” de VERMELHO!
    Woah!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *