Jornal de Notícias, de 1 de Agosto, RECOMENDA PARA LEITURA DE VERÃO “Tex: Ouro negro”

Texto da secção etc. de verão de 1/08/2017
Um livro de BD
F. Cleto e Pina

No crepúsculo do grande western

* Herói imutável há quase 70 anos, Tex Willer, protagonista criado em 1948 por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini, enfrenta neste volume um inimigo invencível: o tempo que passa e molda tudo à sua maneira.

Enviados para Hellsfire, cidade sem lei, para reporem a ordem, Tex e o seu parceiro Kit Carson vão fazer frente a Bob Bradock, que domina a cidade a seu bel-prazer, e ao seu irmão Jonas, que explora os poços de petróleo dos territórios circundantes. Para cumprirem a sua missão, os dois rangers terão de recorrer tanto aos instrumentos que a civilização trouxe, quanto às pistolas e à violência física que sempre empregam.

Na linha das grandes produções de cinema da idade de ouro do western, “Ouro negro” antecipa como o progresso e a civilização, de forma imparável viriam a mudar para sempre a face dos grandes territórios selvagens da América e a transformar os protagonistas de décadas – rangers, pioneiros, cowboys, soldados, índios nativos – em pouco mais do que lendas, relembradas à lareira nos longos serões e em belos e emotivos filmes ou bandas desenhadas. Como esta.

Info útil:
Obra e autor:
Tex: Ouro negro“, de Manfredi e Leomacs

Editora e preço:
Polvo, 16,99 €

Da mesma personagem:
Patagónia“, “Tempestade sobre Galveston“, “O segredo do juiz Bean

Copyright: © 2017 Jornal de Notícias; F. Cleto e Pina

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *