TEX WILLER EM XILOGRAVURA

Xilogravura de Tex inspirada num desenho de Erio Niccolò

A xilogravura de Tex que damos hoje a conhecer em rigoroso exclusivo, foi produzida por João Pedro do Juazeiro a partir de um desenho de Erio Niccolò, a pedido do grande coleccionador e ilustre sócio do Clube Tex Portugal Rouxinol do Rinaré. Trata-se de uma peça exclusiva para a BiblioTex do pard Rouxinol, e por isso mesmo não será reproduzida, nem comercializada, tratando-se assim de um objecto único e também por isso mesmo valioso.

A xilogravura é originalmente desenhada de forma espelhada (ao contrário) para quando for impressa o desenho ficar normal. Neste caso específico o artista não utilizou essa técnica, pois a intenção é expor a matriz como um quadro na parede.


O QUE É XILOGRAVURA?
Xilo (do grego ksúlon) significa madeira; assim, Xilogravura significa gravura em madeira. É uma antiga técnica, de origem chinesa, em que o artesão utiliza um pedaço de madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução. Em seguida, utiliza tinta para pintar a parte em relevo do desenho. Na fase final, é utilizado um tipo de prensa para exercer pressão e revelar a imagem no papel ou outro suporte. Um detalhe importante é que o desenho sai ao contrário do que foi talhado, o que exige um maior trabalho ao artesão.


QUEM É O JOÃO PEDRO?

João Pedro
de Carvalho Neto (João Pedro do Juazeiro) nasceu em Ipaumirim, Ceará, Brasil, em 1964. É xilogravador, poeta popular e editor. Cresceu em Juazeiro do Norte e trabalhou como vendedor ambulante. Começou a fazer xilogravura na Gráfica Lira Nordestina. Já fez exposição individual na Alemanha. Recebeu o prémio de gravura no Salão Norman Rockwell, em Fortaleza, em 1999. Hoje mora em Fortaleza, onde faz da arte da gravura o seu trabalho diário. Incansável, já produziu mais de 30 álbuns.

João Pedro de Carvalho Neto (João Pedro do Juazeiro) no seu estúdio

(Para aproveitar a extensão completa  das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *