IV Encontro Regional do Fã Clube Tex & Zagor Brasil – Uruguaiana

IV Encontro Regional do

Fã Clube Tex & Zagor Brasil

Uruguaiana

Joana Rosa Russo

Por Joana Rosa Russo (Advogada de profissão, gamer por paixão) [1]

No final de semana de 29 e 30 de Abril, aconteceu o IV Encontro Regional Sul do Fã Clube Tex e Zagor Brasil, no gracioso e hospitaleiro Município de Uruguaiana, Estado do Rio Grande do Sul.

O evento reuniu dezenas de fãs que passaram pelo saguão do teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, no período vespertino,  que ainda contou com a presença do Adriano Lorentz, representante da Editora Lorentz, com o lançamento oficial da mais recente publicação de Dylan Dog, além das autoridades maiores do município na pessoa do sr. Prefeito Ronnie e do secretário de Cultura Ricardo Peró Job, que fizeram questão de prestigiar o pequeno, mas acolhedor, evento.

Confira agora o que rolou na exposição que teve desde a participação de Águia da Noite (Adão Ávila), Kit Carson (Edemar Schnornberger), Lilyth (Brenda Schnornberger), Dylan Dog (Marcelo Tajes) e uma Calamity Jane mais “moderninha” (Joana Rosa Russo), até um modesto “mercado de pulgas” e um super quizTex para testar o conhecimento dos presentes no evento que sorteou um “arco e flecha”!

Panorama Geral

O evento recebeu muitos visitantes curiosos que estavam de passagem e outros que eram Texianos ao pé da letra. Uns em busca de completar as suas colecções e outros para puramente desfrutar de uma boa conversa e boas companhias.


No primeiro dia….

A banca de exposição de Adriano Lorentz trouxe Julia, Martin, Dylan, Dampyr e Mister No. Além das revistas de lançamento do queridinho investigador de pesadelos, Adriano fez questão de põr o pessoal em contacto com outras personagens da linha de terror/suspense da Bonelli, além do género aventura, típico de Mister No.

Além disso, ainda rolou uma brincadeira, com rifas especiais que ofereceram uma linda placa metálica de uma das capas mais cobiçadas de Tex, especialmente doada por Edemar Schnornberger (Kit Carson), e uma lança “Navajo”, feita especialmente para o encontro, pelas habilidosas mãos de Gilson Gasparotto, o índio Red Cloud.

A ilustre presença do sr. Prefeito e do sr. Secretário da Cultura marcaram o primeiro dia do encontro, que só demonstra o quão importante é ter apoio do Poder Público. Alias, desde já fica o agradecimento do Fã Clklube Tex & Zagor Brasil às autoridades que tão gentilmente compareceram no aprazível espaço e acreditaram na iniciativa do clube brasileiro. Sem o fomento cultural da Prefeitura e Secretaria, a realização deste evento seria, indubitavelmente, dificultosa.

O evento foi tão prestigiado, que rendeu uma publicação exclusiva no Facebook da Prefeitura Municipal de Uruguaiana:


Além do Sr. Prefeito, também esteve presente o Sr. Secretário da Cultura, Ricardo Peró Job que reforçou a presença do Poder Público!

No segundo dia…

Mas a diversão não parou por ai! No segundo dia do encontro um super QUIZTex foi realizado para desafiar os presentes! E a recompensa? Um arco e flecha “maneiro”, à la Jack Tigre!

E para mostrar o nível de comprometimento do pessoal que participou:

Adriano Lorentz ainda presenteou o Clube com um belíssimo exemplar de Dylan Dog, Retorno ao Crepúsculo, recém lançado e que está a chegar às bancas com muito sucesso, como sinal de agradecimento pela grande parceria (que está apenas no começo):

E o que teve de fixo no encontro?

Bom, além de toda a comemoração, divulgação e comércio, muitos de nossos amigos do Fã Clube Tex & Zagor Brasil que estavam expondo tinham verdadeiras pérolas Texianas e Bonellianas!

Algumas delas podiam ser conferidas no stand do associado Miguel Zinelli, que expôs grandes raridades, como as colecções de estátuas e ainda os famosos fumettis em formato de talão de cheques (o que me impressionou muito porque nunca tinha visto ao vivo):


Além dele, o amigo e colaborador Antonio Mendes também expôs praticamente toda a sua colecção de heróis e miniaturas, abrindo uma linda montagem com as carroças, fazendo alusão aos pioneiros, passando pelo ataque dos índios, e a criação da cidade, retratando um Oeste que encantou desde crianças até os mais velhos, com a riqueza de diversidade e pela montagem singular do espaço:


Raul C. Gonçalves também marcou presença durante os dois dias do evento, mostrando suas lindas colecções de desenhos e produzindo para os visitantes suas obras a carácter! Aliás, o belíssimo traço estava em plena exposição em seu portefólio. Quem quiser conferir toda a sua habilidade,  é só acessar o seu Facebook, clicando aqui.

O associado Marcelo Rosa Tajes também não poupou espaço e expôs toda sua colecção de heróis do oeste numa montagem caprichada no stand lateral, que contou até mesmo com o raro selo italiano de comemoração em homenagem ao nosso ranger:

Marcelo ainda expôs inúmeros outros itens raros da sua colecção no stand lateral visando apresentar para o público um pouco mais do universo Bonelli.

A Banca do Alexandre também marcou presença e surpreendeu com a variedade de BDs à venda, principalmente de Tex!


O associado Verlei Corlao Merlo também participou do mercado de pulgas oferecendo muitas raridades para os interessados.

O casal Alberto Ensslin Wendt e Talyta Lehr Vargas, fãs de Julia e Tex também compareceram ao evento, vindo de Bagé para se juntar à paixão bonelliana!

E como não poderia faltar, o associado motoqueiro mais conhecido do oeste, Adão Ávila, esteve presente representando não só o Moto Grupo MotoTex, mas também marcando presença como Águia da Noite (há quem diga que Tex havia entrado numa briga e saiu escalpado 🙂  :


Por fim, Joana Rosa Russo, que nesta qualidade representava o actual presidente Jesse Bicodepena, marcou presença com a banca permanente de venda de formatinhos logo na entrada do evento, auxiliando os interessados na adesão ao Fã Clube e tirando dúvidas sobre como se juntar à família bonelliana brasileira:

O corpo de rangers

Sem a colaboração de cada um presente neste encontro seria impossível a sua realização. É difícil expressar em palavras o que somente pode ser sentido. Mas talvez seja uma boa hora para dizer o quão fundamental foi a união destes bravos cavalheiros e esta dama, que muito tem orgulho de ser recebida de braços abertos neste corpo de rangers.


Tex, Zagor, Julia, Dylan… Não importa a personagem que você segue. O traço principal que rege as personagens bonellianas é a lealdade: lealdade com seus propósitos, com seus amigos, com sua família, com a justiça, com a vontade de um mundo melhor.

E é por todo este encanto e razões que nutrimos, com as personagens, e, principalmente com Tex e seu munto “bang-bang”, uma admiração inabalável, que motivou a presença destes cosplays. E desculpe o mundo, mas Kit Carson é brasileiro (e gaúcho, tchê!)…

Encerramento

O evento terminou mas os nossos laços não. Sem dúvidas foi uma grande experiência para todos que ali passaram e foram lembrados durante todo o final de semana. Mesmo em nossas breves pausas e descanso, ao final de dois longos dias, nada escapou ao olhares atentos desta turma: a força que nos consumiu vai muito além de só mera vontade de coleccionador, mas envolve a paixão ardente que temos para com as personagens Bonelli, em especial, um certo ranger, destemido, justo, leal, amigo, chamado Tex Willer.

No mesmo tempo ocorreu a grande e importantíssima 4ª Mostra de nosso Clube-irmão, Clube Tex Portugal, que reuniu os desenhadores Andrea Venturi e Leomacs em grande estilo. Ambos clubes puderam, ao mesmo tempo, desfrutar de uma única energia, de um único desejo: que o nosso Tex ainda proporcione muitos anos de felicidade, amizade e amor entre a nossa grande família Bonelliana.

E você, que ainda não conhece e não tem ideia do que falamos, não demore. Venha para o lado Tex da força!

(Para aproveitar a extensão completa  das imagens acima, clique nas mesmas)

[1] (Texto publicado originalmente no Síte “Clube Tex & Zagor Brasil, em 6 de Maio de 2017)

Filed under:

3 Comentários

  1. Parabéns Joana Russo, um texto que resume bem o IV Encontro que aconteceu em Uruguaiana, obrigado ao Blogue do Tex pela ampla divulgação e apoio que dedica sempre aos nossos eventos. Em especial aos “Texianos” que se fizeram presente. Obrigado.

  2. “O evento terminou mas os nossos laços não.”
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *