4ª Mostra do Clube Tex Portugal foi anunciada no prestigiado Jornal de Notícias de 29 de Abril de 2017

Texto da secção Artes de 29/04/2017
BD
F. Cleto e Pina

Anadia acolhe fãs e autores de Tex

O Clube Tex Portugal organiza este sábado e domingo, na Anadia, a sua 4.ª Mostra, com a presença dos desenhadores italianos Andrea Venturi e Leomacs e o editor e tradutor brasileiros de Tex. Criação de Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini, em publicação desde 1948, o ranger Tex protagoniza um western de grande popularidade na sua Itália natal e também no Brasil, de onde chegam as revistas distribuídas em Portugal desde a década de 1970.

Tex em Anadia, em destaque no Jornal de Notícias

A mostra apresenta uma exposição de edições e objectos relacionados com esta banda desenhada e outra com pranchas dos autores presentes, que desenharam os cartazes que mostram Tex em Anadia, e participarão em palestras, sessões de autógrafos e de desenhos ao vivo. A editora Polvo vai lançar o livro “Ouro negro”, da autoria de Manfredi e Leomacs, uma narrativa em que Tex tem que enfrentar dois irmãos que usam a força para dominar uma zona rica em petróleo, marcada pelo avanço da civilização que viria a pôr fim ao Oeste selvagem em que rangers como Tex Willer e Kit Carson faziam cumprir a lei.

O Clube Tex Portugal, com membros em todo o mundo, foi o primeiro autorizado oficialmente pela Sergio Bonelli Editore, detentora dos direitos de Tex.

Formado por um núcleo duro de fãs, são as suas quotizações que permitem organizar eventos como este na Anadia, que constitui já uma espécie de peregrinação anual para centenas de “texianos” portugueses – e de diferentes pontos do globo – alguns deles vestidos como os seus heróis dos quadradinhos, pelo convívio e a oportunidade de estarem com os desenhadores cujas obras admiram.

Copyright: © 2017 Jornal de Notícias; F. Cleto e Pina

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *