TEX no Jornal de Notícias: 28 de Agosto de 2004

Texto da secção Livros de 28/08/2004
Aos Quadradinhos
F. Cleto e Pina

A cavalgar de mão em mão

A cavalgar de mão em mãoNa banda desenhada de características populares (Disney, manga, super-heróis, bd italiana da escola Bonelli)  é vulgar os heróis passarem de autor em autor, para que a periodicidade seja assegurada. E é algo que começa a tornar-se habitual também na 9ª arte franco-belga, com os heróis mais populares (leia-se mais rentáveis…) – Blake e Mortimer, Boule e Bill, Lucky Luke, Cubitus,… – a serem retomados por outros após a morte e/ou abandono dos criadores.

Estas mudanças, de uma forma geral não implicam grandes alterações na forma ou no espírito das séries e Tex, o mais carismático herói da bd popular italiana, demonstra-o nas edições (Tex, Almanaque e Edição Histórica) que a Mythos Editora distribui em Portugal.

Não excepção, mas contorno da regra são edições pontuais, em formato maior, para as quais são convidados artistas de nomeada, a cujo estilo a história é de certa forma moldado. Ganha a personagem que, desenhada por um autor famoso, chega a um público que normalmente não a lê. E ganha o autor, que vê o seu nome associado a um herói com muitos milhares de leitores, alguns dos quais poderão procurar outras obras suas.

Tex – Edição Gigante nº 9 – O cavaleiro solitário, um bom western na linha da grande tradição cinematográfica do género, é exemplo disto. O texto de Claudio Nizzi surpreende pelo facto de o cowboy surgir aqui solitário e empenhado numa busca de justiça que soa mais a vingança, até pela forma dura e violenta  como vai sendo obtida. A este argumento bem construído, assenta na perfeição o traço duro, agreste e especialmente expressivo ao nível dos grandes planos de Joe Kubert, autor de Sargento Rock, um excelente Tarzan e um tocante Fax para Sarajevo.

Copyright: © 2004 Jornal de Notícias; F. Cleto e Pina
(Para aproveitar a extensão completa da foto acima, clique na mesma)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *