A segunda CAPA (e muito mais) de Tex em “Tempestade sobre Galveston”, com o selo da Polvo

A CAPA VARIANTE de Tempestade sobre Galveston

Por José Carlos Francisco

* Para além da CAPA EXCLUSIVA PARA PORTUGAL, a Polvo irá também lançar em Anadia no próximo sábado, 23 de Abril, uma versão de “Tempestade sobre Galveston” de Pasquale Ruju e Massimo Rotundo, com uma SEGUNDA CAPA.

*Realce para o facto de Tempestade sobre Galvestonser uma edição rica em extras, em ambas as capas! Muda tudo, quanto a ilustrações de capa, contracapa e badanas. Um verdadeiro item de coleccionador!

As DUAS CAPAS de Tempestade sobre Galveston

Depois do sucesso, no ano passado, com o lançamento de “Patagónia“, a Polvo, uma chancela editorial de Rui Brito, vai PUBLICAR um novo Tex Gigante genuinamente português, até porque terá uma CAPA EXCLUSIVA PARA PORTUGAL. Lançamento esse que ocorrerá no dia 23 de Abril, em Anadia, durante a 3ª Mostra do Clube Tex Portugal: “Tempestade sobre Galveston“, de Pasquale Ruju e Massimo Rotundo é este ano o volume eleito e o prestigiado desenhador italiano Massimo Rotundo estará presente no evento texiano para abrilhantar o lançamento deste seu livro que contém mais uma excelente e imperdível história de Tex!

Mas a grande novidade editorial desta segunda aventura da Polvo no mundo de Tex é que para além da CAPA EXCLUSIVA a editora portuguesa também lançará, em Anadia, a mesma aventura com uma CAPA VARIANTE. Capa essa que foi a publicada originalmente em Itália aquando do lançamento de “Tempesta su Galveston“.

As duas capas (parcial)

Para além do já de si importante feito, realce ainda para o facto de “Tempestade sobre Galveston” da Polvo ser uma edição rica em extras, em ambas as versões, pois TUDO muda quanto a ilustrações de capa, contracapa e badanas (como se pode constatar através das fotos que publicamos a ilustrar este texto), sendo assim um verdadeiro item de coleccionador que certamente será muito cobiçado, a ponto de muitos fãs e coleccionadores acabarem por comprar as DUAS VERSÔES porque no fundo serão duas edições diferentes do mesmo lançamento!

A apresentação do livro “Tempestade sobre Galveston”, ocorrerá pelas 16 horas de sábado, dia 23 de Abril, no auditório do Museu do Vinho Bairrada e contará com a participação de Massimo Rotundo, Rui Brito e Mário João Marques sob moderação de João Miguel Lameiras, ao que seguir-se-á a venda do livro onde os compradores poderão conseguir um autógrafo do próprio desenhador já que está previsto no programa uma sessão de autógrafos para os compradores de “Tempestade sobre Galveston”.

Capas e caderno

O livro que tem tradução de José Carlos Francisco e legendagem de Hugo Jesus, terá um formato de 24,5 x 18,5 cm e uma encadernação brochada: capa mole com badanas e será confeccionado num papel de excelente qualidade estando ainda enriquecido com textos e ilustrações inéditas seleccionadas pelo próprio Massimo Rotundo para as duas versões.

O preço será de €16,99 (IVA inc.), mas os sócios do Clube Tex Portugal (com as quotas em dia!) têm a possibilidade de adquirir o livro no evento com desconto, à semelhança do ano passado, por 15 euros (1,99 euros de desconto sobre o preço em livraria). Os restantes visitantes poderão adquirir o livro por 16 euros.

1º caderno do livro

TEMPESTADE SOBRE GALVESTON

Argumento: PASQUALE RUJU |  Desenho: MASSIMO ROTUNDO
Polvo, 2016,

O LIVRO

O coronel Woodlord administra ainda a sua plantação de algodão como nos tempos idos da escravatura. Na pista de um bando de ladrões de bancos, Tex e Carson acabam por se ver enredados numa elaborada intriga para encontrar um tesouro, herança de um famoso jogador de cartas e pistoleiro. Quem herda? Eleanor Hood, a fascinante proprietária do “Lucky Smile”, o “saloon” de Galveston, que aprendeu a crescer e fazer-se respeitar num mundo de homens. Decorrendo num período temporal de poucos dias, esta é uma história plena de peripécias, com reviravoltas sucessivas, num enredo onde os personagens servem para realçar as características clássicas de Tex: a invencibilidade, a intolerância contra os agressores e a capacidade de distinguir o certo do errado num só olhar. Enquanto decorre a acção, ao longe forma-se a tempestade do século que, com estrondo, se irá abater sobre a cidade!

OS AUTORES

Pasquale Ruju (Nuoro, 1962) forma-se em Arquitectura e chega à banda desenhada em 1995, depois de várias actividades no mundo do espectáculo, tendo sido, por exemplo, figurante em programas de televisão e actor no cinema, no teatro e também na televisão. Esta experiência muito contribuiu para Ruju considerar o cinema e a banda desenhada como duas belas formas de expressão através de diálogos e imagens, com a diferença de na última poder existir outra liberdade criativa, pois não amarrada a grandes constrangimentos orçamentais. Depois de passar por várias séries como “Dylan Dog”, “Nathan Never”, “Dampyr” ou “Martin Mystère”, estreia-se em “Tex” em 2004, com a aventura “Nella Terra dei Klamath”, desenhada por Roberto Diso. Pelo meio cria “Demian” (2006) e “Cassidy” (2010), e desenvolve uma crescente actividade em “Tex”, onde irá imprimir uma narração clássica influenciada por Gianluigi Bonelli, firmando-se na série principal a partir de 2010 com as aventuras “La prova del fuoco” e “Un ranger per nemico”, ilustradas por Ernesto Garcia Seijas.

Massimo Rotundo (Roma, 1955) é um dos fundadores e docentes da Scuola Romana dei Fumetti e trabalha também para o cinema e teatro. Na banda desenhada conta com uma vasta e larga experiência, fruto de uma carreira eclética iniciada em 1978. Participou em revistas como “L’Eternauta”, “Comic Art”, “Orient Express”, “Heavy Metal” ou “L’Écho des Savanes” e publicou em editoras como Delcourt, Glénat ou Albin Michel. Na Sergio Bonelli Editore desenha para as séries “Brendon”, “Volto Nascosto” e “Shanghai Devil”. Foi distinguido com o prémio “Yellow Kid” (1990) como “melhor desenhador italiano” e com o “Gran Guinigi”, em Lucca. Cultiva uma paixão pela criação pictórica, assinando sob o nome de Max Grecoriaz. Artista de grande exuberância criativa, vai alternando a sua actividade pelos vários campos da arte, uma exigência pessoal que não lhe permite especializar-se em determinado sector. Necessitado de estímulos constantes, a possibilidade de desenhar para “Tex” vai permitir-lhe enfrentar um género por ele pouco frequentado: o “western”.

FICHA TÉCNICA

Tempestade sobre Galveston
Argumento: Pasquale Ruju
Desenhos e capas: Massimo Rotundo
Tradução: José Carlos Francisco
228 pág., p/b, brochado com badanas
24,5 x 18,5 cm, €16,99 (IVA inc.)
Polvo
, Abril 2016

1º caderno do livro (outra perspectiva)

(Para aproveitar a extensão completa  das imagens acima, clique nas mesmas)

7 Comentários

  1. Um livro por ano já não é nada mau, se a Polvo Editora conseguir manter este ritmo. Parabéns ao Rui Brito pela feliz ideia das duas capas, com badanas também diferentes. É uma forma inteligente de fazer com que os fãs texianos desembolsem mais alguns euros… certamente inspirada pelo exemplo da revista do Clube Tex Portugal!

  2. Parabéns ao Rui pela perseverança, coragem e excelente trabalho com estas edições.

  3. A paixão que os amigos Zeca, Mário, Carlos têm para o nosso Ranger é demais, é uma coisa maravilhosa..
    Esta ideia de duas capas diferentes foi uma maravilha. Babei olhando-as… 🙂
    Parabéns meus amigos… e “ad maiora”, sempre !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *