O chamado de Austin para os primeiros Texas Rangers

Stephen F. Austin

Stephen F. Austin assumiu o contrato de seu falecido pai como empresário, ou desenvolvedor de assentamentos na província mexicana de Tejas.

Ele foi autorizado a recrutar colonos dos EUA e da Europa, a quem seriam dadas terras se, entre outras condições, concordassem em se tornar cidadãos mexicanos, adoptar a religião católica e aprender a falar espanhol.

Austin seria recompensado por seus serviços com terras, títulos e poderes militares sobre a colónia.

Sua colónia serviria para reforçar a reivindicação do México para o Texas e agir como um amortecedor entre os índios Comanche hostis e os assentamentos hispânicos em San Antonio, Bexar e Laredo.

Por volta de 1823 havia sérios problemas com as incursões dos índios Comanches, Tonkawa e Karankawa.

De acordo com a lei mexicana, Austin foi autorizado a formar uma milícia para afastar os ataques dos índios, capturar criminosos e patrulhar contra intrusos.

Em Maio, enquanto Austin foi à Cidade do México, seu lugar-tenente, Moisés Morrison, usou essa autoridade para montar uma companhia de homens para proteger o Texas dos índios Tonkawa e Karankawa.

Depois de voltar para o Texas, em Agosto de 1823, Austin pediu mais dez homens para completar a empreitada de Morrison. Ele contratou esses dez homens para actuar como guardas florestais e para a defesa comum. O salário desses dez homens era de quinze dólares por mês a pagar na propriedade.

Essas duas companhias são consideradas como os ancestrais dos Texas Rangers. O termo “Texas Ranger” não apareceu oficialmente em uma peça de legislação até 1874.

Durante a época de Austin, companhias de homens eram criadas e dissolvidas conforme necessário. Algumas dessas companhias serviam por dias e outras por muitos meses.

Os registos oficiais mostram que essas companhias eram chamadas por muitos nomes: Cavalaria armada, Cavalaria de Voluntários, Minutemen, espiões, e batedores entre outros.

Ao se comunicar com os comandantes de suas companhias que eram hispânicos, Austin, que era fluente em espanhol, chamou-a de milícia nacional, após a regulamentação das milícias espanholas e mexicanas que datam de 1713.

Qualquer que seja o nome pelos quais eles eram conhecidos, essas unidades realizaram, variando pouco, o mesmo serviço. Inicialmente, várias companhias lutaram a pé, conforme a tradição militar Americana, Europeia e Colonial.


Quando isso se mostrou ineficaz contra os índios montados, eles rapidamente adoptaram tácticas a cavalo, tornando-se tão eficazes contra ataques de guerrilha dos índios que influenciaram fortemente a formação das cavalarias durante a Guerra Civil.

Os Rangers eram obrigados a fornecer os seus próprios cavalos e equipamentos. Eles lutaram batalhas em que estavam, muitas vezes, em desvantagem por tanto como 50-para-1, por isso era comum cada homem levar várias pistolas, espingardas e facas.

Como o Texas, no início dos Texas Rangers, tinha raízes multiculturais, as companhias mostravam que Anglos, hispânicos e índios americanos serviam em suas fileiras.

Enquanto a maioria tinha nascido na América do Sul, muitos vieram da Irlanda, Alemanha, Escócia e Inglaterra, e falavam com seus sotaques nativos.

Os Rangers deram seus primeiros tiros com pistolas espanholas, Tennessee e rifles Kentucky, usavam facas Bowie feitas em Sheffield, Inglaterra, e montavam póneis mexicanos rápidos. Um escritor disse que um Ranger do Texas podia “andar como um mexicano, trilhar como um índio, fotografar como um Tennesseean, e lutar como o diabo“.


Os Texas  Rangers muitas vezes serviram como voluntários não intencionais, uma vez que as ofertas de pagamento do governo raramente se concretizaram, ou seja, eles se engajavam nas tropas com promessas de pagamentos que nunca se concretizavam.

Em 1835, quando o movimento pela independência do Texas estava prestes a transbordar, um conselho de representantes do Texas colonial criou um “Corpo de Rangers” para proteger a fronteira de índios hostis.

Pela primeira vez a sua remuneração foi oficialmente fixada em US $ 1,25 por dia, mas continuavam a fornecer as suas próprias armas, montarias e equipamentos.

Os Texas Rangers eram comandados por R. M. “três pernas” Williamson (assim apelidado porque tinha uma perna de madeira para apoiar um membro aleijado) e liderado pelos Capitães William Arrington, Isaac Burleson e John J. Tumlinson.

Os colonos rebelaram-se contra o governo mexicano em 1836 contra as violações dos seus direitos e da suspensão da imigração dos EUA e da Europa. Os Texas Rangers tiveram um papel importante, mas pouco conhecido neste conflito. Eles cobriram a retirada de civis do exército do ditador de Santa Ana, na famosa “Runaway Raspe,” assediando colunas de tropas mexicanas e fornecendo informações valiosas para o Exército do Texas.

Os únicos homens que responderam ao último apelo do coronel William B. Travis para defender o Álamo foram os Rangers, que lutaram e morreram pela causa da liberdade Texas.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Bibliografia:
Texto retirado do “Texas Ranger Museum – San Antonio”
Tradução e adaptação A. Moreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *