Fabio CIVITELLI (e Tex) na HOLANDA

Por Fernanda Martins

 

Na próxima semana a Holanda abrirá os seus moinhos para uma figura carismática do nosso mundo texiano. Fabio Civitelli, desenhador do segundo Texone a ser relançado pela Editora HUM,  estará presente nos Países Baixos e participará de vários eventos, sendo o principal deles o Festival de Banda Desenhada que acontece anualmente na cidade de Breda, nos dias 11 e 12 de Outubro.

É a primeira vez que um artista da casa Bonelli visita a Benelux (organização económica da Europa, que gerou o que seria mais tarde a União Europeia e que compreende a Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo).

O consagrado desenhador italiano que por cinco vezes esteve em Portugal participando em eventos relacionados a Tex, como forma de agradecimento e para assinalar esta sua primeira presença na Holanda, fez um desenho exclusivo e alusivo à efeméride, desenho esse que damos a conhecer de seguida e que enquadra Tex em Kinderdijk com um dos ícones mais conhecidos da Holanda, o famoso moinho de vento holandês.

Tex na Holanda em uma arte de Fabio Civitelli

Voltando a Fabio Civitelli, o seu Tex Gigante (A Cavalgada do Morto) holandês tem uma particularidade  singular. Foram confeccionadas duas capas para o mercado holandês, uma contendo uma cena diurna, que será a normal e uma segunda capa com uma cena nocturna exclusiva para a venda realizada no Festival.

Por enquanto a agenda de Fabio Civitelli na Holanda é a seguinte:

Dia 09 de Outubro – Entrevista para a Rádio Onda Italiana; Sessão de autógrafos ao vivo e conversa sobre o Ranger no Istituto Italiano di Cultura em Amsterdam.

Dia 10 de Outubro – Sessão de autógrafos ao vivo na loja de banda desenhada de Dick Bos, em Roterdão.

Dias 11 e 12 de Outubro – Sessão de autógrafos ao vivo no Festival de Banda Desenhada de Breda

Além disso, Fabio Civitelli foi também convidado a criar uma tira pequena de Tex que servirá de promoção a um website que vende itens para coleccionadores, especialmente quadradinhos. Este website (www.catawiki.nl) faz a cada mês uma promoção onde a cada compra superior a 75 euros o cliente recebe um envelope especial impresso com a história da personagem do mês, um selo e um carimbo, também impressos. Fabio aceitou o convite e convidou-me a mim e ao Erik, dono da editora HUM, para escrevermos a pequena história. Já estamos com várias ideias na cabeça!

Capa exclusiva da edição holandesa do Tex Gigante desenhado por Fabio Civitelli à venda no Festival de Breda

A cobertura completa da visita de Fabio Civitelli à Holanda será feita nas próximas semanas aqui mesmo no blogue português do Tex.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *