Vídeos: Discursos e agradecimentos na inauguração da 1ª Mostra do Clube Tex Portugal, em Anadia

Por José Carlos Francisco (texto) e Orlando Santos Silva (fotos e vídeo)

Cerimónia de Inauguração da 1ª Mostra do Clube Tex Portugal presidida por José Carlos Francisco

Cerimónia de Inauguração da 1ª Mostra do Clube Tex Portugal no Auditório do Museu do Vinho Bairrada

Foi em ambiente festivo que pelas 15.30 horas do dia 15 deste mês de Agosto decorreu, no Auditório do Museu do Vinho Bairrada, situado na cidade de Anadia, a Cerimónia de Inauguração da 1ª Mostra do Clube Tex Portugal, presidida por José Carlos Francisco, na presença do Exmº Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Eng. Jorge Sampaio, bem como dos vários convidados presentes e texianos em geral.

José Carlos Francisco discursando na Inauguração da 1ª Mostra do Clube Tex Portugal

A cerimónia teve início com um discurso inaugural da autoria do Presidente do Clube Tex Portugal, José Carlos Francisco, onde se deu as boas-vindas e se agradeceu aos presentes nesta Cerimónia de Inauguração, para além de se falar deste e sobretudo de anteriores eventos realizados em Portugal, abordando um pouca da cavalgada de Tex pelo nosso país, assim como do relevo deste primeiro grande evento realizado pelo Clube, tornando-se um marco importantíssimo da sua ainda curta mas já brilhante história.

Vice-Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Eng. Jorge Sampaio, na Cerimónia de Inauguração da 1ª Mostra do Clube Tex Portugal

Seguiu-se a intervenção do Exmº Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Eng. Jorge Sampaio, agradecendo ao Clube Tex Portugal e ao consagrado desenhador italiano Pasquale Del Vecchio, para além de augurar um evento de grande sucesso e desejando que esta 1ª Mostra do Clube Tex Portugal fosse a primeira de várias a realizar futuramente em Anadia, disponibilizando todas as infraestruturas do Município, que hoje em dia são bastantes, afirmando que estavam e estarão sempre de portas abertas para todo e qualquer evento a realizar pelo Clube, seja maior, menor ou igual a este, para que se possa desfrutar a arte, neste caso a 9ª, na capital da Bairrada, destacando igualmente o facto do Município de Anadia ter a felicidade e a honra de possuir dois dos maiores coleccionadores mundiais deste ícone da BD mundial.

Pasquale Del Vecchio autografando a ilustração de Tex em frente ao Edifício dos Paços do Concelho de Anadia

José Carlos Francisco retomou a palavra para fazer uma breve apresentação de Pasquale Del Vecchio, abordando a sua infância associada à banda desenhada e dando a conhecer o seu percurso profissional até chegar ao staff do Ranger tornando-se hoje um dos mais apreciados desenhadores de Tex!

De seguida tomou uso da palavra Pasquale Del Vecchio sobretudo para agradecer (em italiano) o facto de ter sido convidado para tão especial acontecimento mostrando-se agradado por saber que também em Portugal a banda desenhada italiana, Tex em particular, ser muito apreciada, mostrando-se também muito agradado pela forma como foi acolhido em Portugal, mas também muito encantado com o local muito sugestivo desta 1ª Mostra do Clube Tex Portugal e de como a mesma foi organizada, afirmando ainda ter a certeza que passaria 3 dias muito agradáveis com a simpática família texiana de Portugal.

Dr. Luis Filipe Mendes, Presidente do GICAV no uso da palavra na Inauguração da 1ª Mostra do Clube Tex Portugal

Antes de Pasquale Del Vecchio ofertar ao Município de Anadia, na pessoa do Exmº Sr. Vice-Presidente, Eng. Jorge Sampaio, a ilustração, devidamente autografada e dedicada, de Tex em frente do Edifício dos Paços do Concelho de Anadia, o Dr. Luis Filipe Mendes, Presidente do GICAV (Grupo Intervenção Criatividade Artística de Viseu) subiu ao púlpito, saudando todos os presentes, e, após um breve prelecção sobre as passagens de Tex por Viseu, oferecer ao Clube Tex Portugal, em primeiríssima mão, uma bela medalha comemorativa dos 25 anos de gloriosa existência (1989 – 2014).

Vídeo – Cavalgadas de Tex por Terras Lusitanas

Para finalizar a memorável Cerimónia de Inauguração desta 1ª Mostra do Clube Tex Portugal e antes do Espumante de Honra (não nos esqueçamos que o evento foi na capital da Bairrada) oferecido pela Direcção do Clube Tex Portugal, foi exibido ainda um curto vídeo, realizado por Andreia Sofia Francisco, sobre os anteriores Convívios Texianos mostrando a eternização de momentos inesquecíveis das Cavalgadas de Tex por Terras Lusitanas!

Para ver o vídeo das Cavalgadas de Tex por Terras Lusitanas na totalidade e com a máxima qualidade é só assistir ao vídeo que publicamos de seguida e que encerra este texto dedicado à Cerimónia de Inauguração da 1ª Mostra do Clube Tex Portugal:

Pasquale Del Vecchio oferecendo ao Eng. Jorge Sampaio a ilustração de Tex em Anadia

(Para aproveitar a extensão completa das fotos acima, clique nas mesmas)

5 Comentários

    • Irei sim, aqui no blogue do Tex, mas mais tarde (agora há que dar lugar ao que aconteceu no evento). Infelizmente não deu para passar no evento porque o programa estava muito preenchido, mas chegará ao conhecimento de todos aqui no blogue do Tex a homenagem que você fez aos pards portugueses, pard Celso.

  1. Local supimpa, organização o mais competente possível, só podia ser a 1ª do Clube TEX.

  2. Meu bom amigo Zeca! Quero lhe dar os parabéns pela sua iniciativa e também do Clube Tex de Portugal em realizar esta grandiosa e linda 1ª mostra sobre o nosso querido ranger tex Willer!!

    Sei bem o quanto é trabalhoso e o tempo e o dinheiro que é necessário para se realizar um evento deste naipe com tanta qualidade, mas a nossa paixão pelos quadrinhos e por Tex faz com que tenhamos força para transpor tantas barreiras que surgem no caminho. Mas o mais gostoso e gratificante é o resultado final e a promoção e divulgação do nosso Herói!

    Gostaria muito de estar presente e prestigiar este grande evento, infelizmente tem “apenas” um oceano nos separando, mas tenha certeza que você sempre terá um amigo aqui no Brasil para te ajudar no que for possível, te falo isso, pois nunca esquecerei toda sua ajuda que me deu quando organizei a Exposição Tex 500 Brasil e O Tributo a Sergio Bonelli na exposição Quadrinhos `51!

    Valeu, amigo Zeca!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *