Bao Publishing republica, na Itália, o Tex Gigante “Patagónia”, com capa inédita de Giuseppe Palumbo

Por Pedro Bouça

A capa original do Tex Gigante “Patagónia”, da autoria de Pasquale Frisenda

A publicação dos Texoni (os Tex Gigantes) nas livrarias italianas tornou-se uma verdadeira febre. Neste momento, há nada menos que três editoras (Rizzoli Lizard, Edizioni BD e Nicola Pesce Editore) a publicar edições de livraria dos Texoni – e uma quarta está prestes a juntar-se a elas!

A quarta é nada menos que a Bao Publishing. Fundada em 2010, a Bao é uma editora bem diferente do paradigma habitual do mercado italiano. Enquanto a maior parte da BD italiana ainda gira em torno de edições baratas para quiosque de personagens tradicionais, a Bao prefere se concentrar em edições de luxo para livrarias de material mais autoral. Entre as obras que ela tem colocado nas livrarias italianas encontram-se o Bone de Jeff Smith e Portugal de Cyril Pedrosa. A editora tem-se destacado pela qualidade notável das suas edições, não apenas em termos de papel e produção, mas pelo grande número de extras e bónus das suas edições – ocasionalmente até a incluir páginas inéditas feitas exclusivamente para elas!

Directamente do caderno de Giuseppe Palumbo, os vários esboços para a capa inédita de Tex Gigante “Patagónia” das edições BAO

Mas isso não quer dizer que a Bao não tenha interesse no material da Bonelli, especialmente aquele de viés mais pessoal. Ela estreou-se na publicação de BDs Bonelli em livraria este ano com Mater Morbi, uma versão em álbum de luxo de uma recente história do Dylan Dog (escrita por Roberto Recchioni) que fez bastante sucesso. Outras edições de Dylan Dog se seguiram, mas a mais estreita colaboração entre as duas editoras tem sido com uma outra série do próprio Recchioni, Orfani (a primeira série de BD inteiramente em cores da Bonelli!). Para essa, a Bao está a fazer compilações para livraria da série inteira, nos moldes dos encadernados das séries de BD americanas ou das intégrales francesas. Isso é totalmente revolucionário em termos de BD italiana e um sinal de que a Bonelli está disposta a avançar em território antes inexplorado, ainda que via parcerias editoriais.

Arte, a lápis, de Giuseppe Palumbo, da capa alternativa e obviamente inédita, do Tex Gigante “Patagónia” das edições BAO

Mas, claro, a Bao também tem interesse no bom e velho Tex. E para estrear as suas edições de livraria do Ranger, não fez por menos, optou pelo melhor Texone dos últimos tempos: Patagónia, a obra-prima de Mauro Boselli e Pasquale Frisenda, sucesso absoluto de público e crítica! E a editora pretende fazer uma edição à altura da qualidade da obra, repleta de extras e com uma capa alternativa de Giuseppe Palumbo, notável desenhador estreante em Tex (ele já desenhara Martin Mystère para a Bonelli no passado), que a editora recentemente divulgou, ainda em processo de produção, na sua página do Facebook.

Giuseppe Palumbo

Ainda não foram divulgados maiores detalhes da edição, como a quantidade e natureza dos extras, mas é certo de que ela será obrigatória para todo texiano que se preze. Não apenas por ser uma edição de luxo de uma das melhores histórias recentes do Ranger como também por ser o início da parceria entre o tradicional gigante editorial e uma nova e muito promissora editora.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. Mais uma prova que Tex é um personagem bom de venda e com grande número de leitores.
    A esperar que a editora Bao Publishing exponha, no interior do álbum, a capa original de “Patagonia“, desenhada pelo excelente artista gráfico Pasquale Frisenda.
    Saudações texianas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *