A capa (e o respectivo esboço) de Tex #637, “El Supremo”

Por José Carlos Francisco

Neste mês de Novembro a Sergio Bonelli Editore publicou a edição número 637 de Tex, intitulada “El Supremo” e que marcou a estreia de Maurizio Dotti na série principal de Tex depois de ter feito os desenhos a lápis de uma aventura de Tex que foi arte-finalizada por Alarico Gattia e que foi publicada no Almanacco del West 1998.

El Supremoé a primeira parte de uma longa história escrita por Mauro Boselli iniciada nos incandescentes desertos da della Baja California, onde Tex e os seus pards salvam um agente de Montales que se tinha infiltrado nas fileiras de um exército de guerrilheiros. O ex-general Reynaldo Casamayor, que se auto-denomina El Supremo, quer fundar um Estado independente de Sonora e Baja California, e para conseguir os seus intentos não hesita em roubar armamento nos Estados Unidos, massacrando uma inteira companhia de soldados. Os rangers receberam do governo federal o encargo de conduzir as investigações a norte da fronteira para descobrirem os cúmplices da conspiração…

A capa, como todas posteriores ao número 400, é da autoria do conceituado desenhador Claudio Villa, capa essa que divulgamos hoje aqui no blogue do Tex acompanhada da capa original pintada pelo próprio Claudio Villa e do esboço inicial tal como temos feito com alguma regularidade devido à gentil cortesia de Villa que nos tem dado a conhecer nos últimos tempos as suas cores originais das capas que vai produzindo para Tex.

E a propósito das suas cores Claudio Villa confidencia: “Eu dou uma indicação de cor: faço uma fotocópia em A4 a preto e branco e passo a colori-la com tintas líquidas, pintando-a como gostaria de vê-la impressa. Depois é o impressor que deve, com os seus instrumentos, aproximar-se daquilo que fiz…:


.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)

6 Comentários

  1. Super-demais essa capa!!
    Até parece que estar em movimento…
    Claudio Villa cada vez mais super perfeito em seus desenhos.

  2. Na SBE estão alterando várias coisas daquilo que o Villa tem feito. Vejam: as sombras dos três amigos foram eliminadas; a calça de Carson teve a cor alterada; a camisa de Tex teve a cor alterada; a camisa de Tigre teve a cor alterada, as pedras tiveram as cores alteradas. A água do rio/lago também aparece menos na capa oficial.

  3. Ao que parece, os instrumentos do impressor que presta serviços a SBE não conseguem atingir as indicações das cores de Claudio Villa.
    Mais uma vez eu opino que o colorido do desenhista é mais bonito e realista do que aquele padronizado pela editora italiana.
    Quanto ao título do episódio texiano, eu penso que a Mythos Editora manterá “El Supremo“, cujo deve se tratar de algum personagem adversário do Ranger e de seus pards. Faltou apenas Kit Willer nesse sebo nas canelas, depois voo e mergulho nas águas.

  4. As cores da capa feita por Villa são aquarela ou algo parecido. Daí que os tons sejam diferentes daqueles que ficaram na capa definitiva, GG. Sempre foi assim, é difícil acertar com as impressoras, com os programas para colorização.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *