Giuliano Gemma, o rosto de Tex no cinema, morre tragicamente aos 75 anos

Por José Carlos Francisco

Giuliano “Tex” Gemma (02-09-1938/01-10-2013)

O prestigiado actor Giuliano Gemma, que interpretou Tex no cinema, faleceu ontem, dia 1 de Outubro, depois de um trágico acidente de viação com o seu carro a ter um choque frontal nas proximidades de Cerveteri, na província de Roma. Na outra viatura viajavam um pai e filho que sofreram apenas ferimentos ligeiros. O acidente ocorreu por volta das 20 horas desta noite: Gemma ainda foi internado com prognóstico reservado, acabando por falecer no hospital de Civitavecchia tornando inúteis todas as tentativas de reanimação. Tinha 75 anos.

Giuliano “Tex” Gemma
(02-09-1938/01-10-2013)

Giuliano Gemma.
Se Gregory Peck, Randolph Scott, Robert Mitchum, George Montgomery, foram astros inspiradores, nos vários decénios, de Tex Willer, Giuliano Gemma por sua vez, deu-lhe o corpo e o rosto no cinema com o filme “Tex e il signore degli abissi” (“Tex, o pistoleiro“, em Portugal) ao interpretar em 1985, o cowboy da banda desenhada da editora Bonelli.

Um dos actores mais indeléveis, populares e fascinantes do panorama cinematográfico italiano, mas sobretudo um dos intérpretes que, mais e melhor do que qualquer outro, soube encarnar, no imaginário colectivo dos anos 60 e não só, os heróis que animam desde sempre a nossa fantasia. Um físico que parece ter sido esculpido no bronze dourado, um olhar sempre vivo como o fogo e um sorriso trocista mas seguro, tornaram-no um dos homens mais desejados pelo género feminino e mais invejados daquele masculino.

Giuliano Tex Gemma

Nascido a 2 de Setembro de 1938, o blogue  do  Tex envia os mais sentidos pêsames a todos os seus familiares, amigos e admiradores.

Giuliano Tex Gemma em acção

16 Comentários

  1. Bom dia,
    Foi com tristeza que recebi essa noticia, morreu o actor que interpretou o Tex e alguns filmes de Cowboys com alguns nomes como Um dólar furado e Uma pistola para Ringo, um actor que admirava muito, um da “velha guarda”, um actor de renome na Itália, que de certeza vai ficar na memória de muitos.
    Que Deus tenha a sua alma num bom lugar, que bem merece!!!
    Um abraço amigo,
    Marco Avelar

  2. Realmente uma notícia muito triste. Apesar de pessoalmente não considerá-lo um bom ator, adorava seus filmes e o achava simplesmente “lindo” quando era adolescente!

  3. Hoje, o cinema ficou mais pobre com o desaparecimento de um dos maiores ícones do cinema italiano e também um dos meus atores favoritos de sempre. RIP…

  4. O ator Giuliano Gema apenas não vai mais aparecer em público ao vivo – mas continua vivo. Estará sempre conosco na película Tex e nos outros filmes que estrelou.

  5. Poxa, estou muito triste, sou super fã dele, vai deixar muita saudade… Mas pela coleção de filmes que tenho dele, é o que resta para mantê-lo sempre vivo no meu coração!!!

  6. Hoje não foi embora só o nosso Gemma… hoje também foi embora o gringo, um Tex, um grande ator e aquele que deu tanta alegria a nós e a um tio meu que, pouco antes de morrer, pediu pra eu conseguir um filme que ele viu quando era jovem… O dólar furado! Eu consegui esse filme e meu tio pode assisti-lo e senti que isso fez grande diferença pra ele, pois havia realizado seu último pedido…
    Obrigado a esse grande ator que me proporcionou lembranças tão preciosas e que jamais morrerá de verdade, pois sempre estará vivo na telinha e em nossos corações!

  7. Que Deus o guarde no paraíso, e conforte a sua família e amigos neste momento triste.

  8. Os meus pêsames à família de Giuliano Gemma. A morte chega, mas, a lamentar a forma que chegou para o ator que interpretou Tex no filme “Tex. O Senhor dos Abismos“.

  9. Só tenho a lamentar. Meus heróis de infância aos poucos vão deixando o palco da vida para ingressarem em uma nova jornada, cheia de mistério. Mas como diria o grande Guimarães Rosa: “As pessoas não morrem. Ficam encantadas!

    Valeu Gemma, Obrigado Ringo. Hasta la vista Tex.

    Ciao

  10. É pena que a imprensa não divulgue quando morre um astro com filmes espetaculares como foi Gemma, mas quando morre um zé ninguém que fez filmes pornô aí sim a imprensa idolatra.
    Que Deus te acolha nos melhores lugares Gemma, você sempre será lembrado para quem gosta de filmes de bang-bang.

  11. Depois de comer um bife de três dedos de altura, uma montanha da batatinhas fritas e um oceano de cerveja (sem álcool) no dia 30 de setembro, essa nota triste. Agora, sempre que chegar o aniversário editorial de Tex, lembrarei que, perto da data, Gemma e Sergio Bonelli partiram.

  12. Grande ator italiano. Todos seus filmes eu gostava e seu convívio no segmento, era com os melhores. Ainda fiquei com vários filmes. Meus sentimentos à família de Giuliano Gemma e que Deus os abençoe, mais e mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *