Fernando Fusco por Bira Dantas

Fernando Fusco por Bira Dantas

Bira Dantas é um génio na arte caricatural que tem colaborado de há vários anos a esta parte com o blogue português do Tex e tem inclusive encantado diversos autores bonellianos que têm sido caricaturados por este grandioso artista que é um dos maiores Mestres do traço brasileiro na actualidade.

Fernando Fusco retratado por Bira

Hoje, Bira Dantas brinda-nos, especialmente para o nosso blogue, com a caricatura de FERNANDO FUSCO, o mítico desenhador de Tex que se retirou recentemente (Almanacco del West 2010, “La banda dei messicani“, de Janeiro de 2010 foi a sua última história de Tex publicada na Itália), depois de  ter desenhado TEX WILLER por quase 40 anos, para a Sergio Bonelli Editore, tornando-se um dos autores mais apreciados pelos fãs e coleccionadores de Tex espalhados pelo mundo para se dedicar à sua actividade predilecta, a PINTURA, paixão a que se dedicava desde sempre nos tempos livres entre uma e outra página do famoso Ranger e que o levou a definir-se como “um pintor emprestado à banda desenhada“.

Bira e o passo a passo da caricatura de Fernando Fusco

Para além de mais uma fantástica caricatura, Bira Dantas brinda-nos com fotografias que mostram parte do processo da arte caricatural de FERNANDO FUSCO, numa mesa repleta de outras caricaturas de grandes Mestres bonellianos feitas anteriormente também para o blogue do Tex, mostrando algo inédito aos nossos leitores.

Bira e a caricatura de Fernando Fusco

Mas a propósito de Bira Dantas, informamos que o prestigiado artista foi convidado a participar, na Argélia, do FIBDA (Festival Internacional de Banda Desenhada da Argélia) em Outubro próximo, um evento que une o norte da África ao resto do mundo da banda desenhada, tendo assim a grande honra de representar o Brasil, aproveitando para lançar naquele país africano o Bira Zine 2.

Bira Dantas a caminho da Argélia

O Bira Zine #01 foi lançado por ocasião da sua viagem à Coreia do Sul, em 2005. A ideia era mostrar o seu trabalho no WCC (World Comics Conference), para o qual Bira Dantas foi convidado a falar da Banda Desenhada brasileira e presentear os 150 banda desenhistas presentes no evento. Em 2011, Bira participou do Festival de Angouléme, onde foi apresentado por Eduardo Barbier a Dalila Nadjam, organizadora do Festival da Argélia, que agora o convidou a participar do Festival em Outubro de 2013. Com este convite, Mestre Bira foi estimulado a montar um segundo Zine. Uma pequena amostra do seu trabalho, um presente aos cartunistas argelinos.

Mais detalhes:
chargesbira.blogspot.com

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

6 Comentários

  1. A arte de Bira Dantas, sempre fantástica, define-o, na verdade, como um Mestre internacional da caricatura. Ninguém é capaz de retratar como ele os mais diversos autores de Tex, cujas imagens se gravam na nossa mente graças ao seu traço e não às fotos que vemos. Entre a imagem de Fusco no computador e a respectiva caricatura, qual a mais expressiva? A resposta é só uma: PARABÉNS, BIRA!

  2. Jorge, obrigado pelas palavras pra lá de carinhosas…
    Saiba que eu sempre tive uma curiosidade enorme de conhecer as “caras e caretas” dos quadrinhistas da Bonelli. Já havia caricaturado desenhistas brasileiros, estadunidenses, coreanos e até filipinos.
    http://www.bigorna.net/index.php?secao=birazine&id=1237823783
    http://worldcartoonists.blogspot.com.br/2010/10/comics-masters-by-bira-dantas-brazil.html
    http://www.fotolog.com.br/art3_xpresion/81078192/
    http://gerry.alanguilan.com/archives/1841

    Acho que é uma boa forma de reverenciá-los e apresentar suas obras às novas gerações. Agradeço muito ao José Carlos pelo convite que me enche de orgulho e prazer, e que me aproxima um pouco destes criadores geniais de Fumetti, Quadrinhos, BDs e Comics. Vida longa ao Blog TEX Willer!

  3. Eu é que agradeço, Bira, pelas informações. As caricaturas dos artistas norte-americanos e filipinos (todos bem conhecidos dos amantes de quadrinhos) são geniais!
    Espero que o Zé Carlos continue a incentivar o Bira para que mais caricaturas dos desenhistas da Bonelli brotem do seu pincel privilegiado.
    Um grande abraço a ambos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *