Tex nº 529 (de Novembro de 2013) dará grande destaque ao CLUBE TEX PORTUGAL

Tex nº 529 (de Novembro de 2013)
.
dará grande destaque ao
.
CLUBE TEX PORTUGAL

Por José Carlos Francisco

Capa de Tex nº 529

A edição brasileira de Tex número 529, cujo título é “Perseguição”  e que trará a primeira parte de uma aventura escrita por Tito Faraci e desenhada por Corrado Mastantuono, será publicada no Brasil em Novembro de 2013 pela Mythos Editora e conterá, na sua contracapa, uma matéria alusiva ao nascimento do CLUBE TEX PORTUGAL .

Matéria essa onde o editor Dorival Vitor Lopes mostrará aos seus leitores a criação do “CLUBE TEX PORTUGAL“, aquando da presença de Andrea Venturi no 18º Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, em Portugal. Destaque também para belo e apropriado logótipo que abre a matéria, uma ideia do editor Dorival Vitor Lopes posta em prática graficamente por Marcos Valério, habitual legendador das edições de Tex no Brasil.

Num rigoroso exclusivo, o blogue do Tex dá já hoje a conhecer, com a devida autorização da Mythos Editora, a matéria que somente seria vista na edição de papel em finais de Novembro, conforme se pode vislumbrar de seguida:

Clube Tex Portugal em destaque na edição nº 529 de Tex

Todos sabem que Tex Willer, um dos mais antigos personagens de HQ do mundo – com 65 anos de vida editorial –, e que tem centenas de milhares de fãs espalhados pelo mundo todo, desperta paixão, fidelidade e emoção naqueles que acompanham avidamente suas aventuras. Porém, mesmo tendo a Itália e Brasil como os países onde Tex possui mais seguidores, é em Portugal que o ranger mais famoso do Oeste parece ter os fãs mais ardorosos. Tanto que, no decurso do 18º Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, mais precisamente durante a Tertúlia Texiana realizada ao final do dia 10 de Agosto de 2013, e que juntou quase trinta pessoas em um restaurante de Viseu, teve nascimento o CLUBE TEX PORTUGAL, uma iniciativa idealizada por Hernâni Portovedo e apadrinhada pelo próprio desenhista convidado da mostra, Andrea Venturi.

CLUBE TEX PORTUGAL

O objectivo do Clube Tex Portugal é promover um maior convívio entre os admiradores portugueses do ranger, e também, entre outras coisas, proporcionar a vinda a Portugal de autores de Tex que se mostrem disponíveis para se deslocarem àquele país. Ali mesmo no restaurante, enquanto aguardavam que fosse servido o bacalhau e outras delícias da cozinha portuguesa, foi elaborada a Ata de Fundação do Clube, escrita por Hernâni Portovedo e assinada por todos os fundadores presentes:

“Hoje, dia 10 de Agosto de 2013, na presença do padrinho Andrea Venturi, decidiu-se nomear a comissão instaladora do CLUBE TEX PORTUGAL com os seguintes membros iniciais: José Carlos Francisco, Hernâni Portovedo, Mário Marques, João Dias, Carlos Moreira, Álvaro Machado, Gaspar Pereira, José Eduardo Monteiro, António Guerreiro e Orlando Santos Silva.
Os Estatutos deverão ser elaborados no prazo de 90 (noventa) dias e a “Escritura” celebrada num jantar a realizar em Lisboa. A quota será mensal e terá um valor de € 2,00 (dois euros) e VIVA O TEX!”

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima clique nas mesmas)

6 Comentários

  1. As minhas felicitações aos elementos pioneiros do Clube Tex Portugal. Não há dúvida. É um grande progresso.
    Um abraço para todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *