XVIII Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu traz ANDREA VENTURI a Portugal

Por José Carlos Francisco

*O XVIII Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, a realizar em Agosto próximo, trará o conceituado desenhador italiano ANDREA VENTURI a Portugal.
.
*O SalãoBDViseu 2013 para além de uma mostra pessoal de Andrea VENTURI com a exposição de várias pranchas do seu (ainda inédito) Tex Gigante , também contará com uma exposição de homenagem a Sergio Bonelli baseada na iniciativa do blogue português do Tex aquando do 1º aniversário do falecimento do carismático editor italiano, em Setembro passado.

XVIII Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu traz ANDREA VENTURI a Portugal

Depois do fantástico sucesso ocorrido em 2011 no XVII Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu com a presença do aclamado desenhador italiano de Tex, Fabio Civitelli e da exposição “As Cidades do Tex“, o blogue português do Tex pode confirmar a presença, no fim de semana de 10 e 11 de Agosto, do consagrado desenhador italiano ANDREA VENTURI no 18º Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, a realizar em Agosto próximo e no mesmo espaço de há dois anos.

Após os grandes sucessos ocorridos em Portugal com as várias exposições ligadas ao Tex (Os desenhadores dos Tex Gigantes, em 2005 no Salão de Viseu; A nova vaga de desenhadores de Tex, em 2007 no Salão de Moura; Os 60 anos de Tex, em 2008 no Festival da Amadora, Os 25 anos de Fabio Civitelli a desenhar Tex, em 2010 no Festival de Beja, As Cidades do Tex, em 2011 no Salão de Viseu, a antestreia mundial do Tex Gigante”La cavalcata del morto e a exposição de homenagem a Sergio Bonelli, em 2012 no MAB Invicta realizado na cidade do Porto) ocorridas nos últimos anos em Portugal e que contaram com a presença de Fabio Civitelli por 5 vezes (2007 em Moura, 2008 na Amadora, 2010 em Beja, 2011 em Viseu e 2012 no Porto) e Marco Bianchini (Amadora 2008), não esquecendo também a presença de Ivo Milazzo em 2011 no Festival de Beja onde estiveram expostas páginas originais do seu Tex Gigante, uma vez mais um autor ligado a Tex Willer, mas também com um glorioso passado no mundo dos fumetti, marca presença num evento português: ANDREA VENTURI.

Andrea Venturi e Tex estarão em Viseu

Todos estes eventos mostram que Tex está na moda no nosso país  e provam que o Ranger continua também a arrastar muitos fãs, daí os principais eventos ligados à banda desenhada em Portugal continuarem a apostar na presença de autores ligados ao Tex e em exposições relacionadas com o mundo de Tex Willer e foi em Viseu, onde recorde-se uma vez mais, que toda a grande projecção que Tex tem em Portugal no presente começou, já que a edição de 2005 deu um grande destaque ao TEX WILLER, devido à personagem italiana ter sido o herói homenageado em virtude da mostra ”Tex – cowboy e pistoleiro – coleccionar a BD”, dedicada ao herói de papel, emblemático na BD italiana de aventuras, onde se pôde apreciar um panorama impressionante, tanto de edições raras como de peças de “merchandising”, que faziam parte duma das maiores colecções do mundo, pertencente ao coleccionador José Carlos Francisco, de Anadia (mostra essa repetida dois anos mais tarde em Moura), tendo Tex tido ainda uma outra exposição dedicada  a si: A exposição de pranchas de todos os desenhadores que até aquela data, tinham desenhado as edições gigantes de Tex Willer, chamadas na Itália de Texoni, nomes como José Ortiz, Joe Kubert, Guido Buzzelli, Victor De La Fuente, Magnus, Jordi Bernet, Colin Wilson e muitos outros prestigiados mestres da nona arte que ilustraram os Tex Gigantes!

Tex a caminho de Viseu

Depois de se formar na Academia de Belas Artes, Andrea Venturi (Bolonha, 4 de Julho de 1963) inicia a sua carreira como artista publicitário. Posteriormente colabora com o  Estúdio de Bruno Bozzetto para o qual desenha cenários para um desenho animado. Em 1989, propõe-se como desenhador de banda desenhada à Acme, que publica uma história sua na revista Mostri, e à Sergio Bonelli Editore. Entra de imediato no staff de Dylan Dog, personagem da qual desenha quatro histórias, duas escritas por Tiziano Sclavi (“L’uomo che visse due volte” e “Johnny Freak”) e duas por Claudio Chiaverotti (“Il gioco del destino” e “Cronache di straordinaria follia”). No Almanacco del West de 1996 vem publicada a sua primeira história de  Tex. Mais tarde integra o staff de Tex, cargo que continua a desempenhar até hoje, tendo inclusive o privilégio de ser convidado para desenhar um Tex Gigante. De 1997 a 1999 desenha também as primeiras 31 capas da série Mágico Vento.

Salão de Viseu terá exposição de homenagem a Sergio Bonelli baseada na iniciativa do blogue português do Tex

No Salão deste ano, Viseu para além da presença de ANDREA VENTURI e de uma sua mostra pessoal onde estarão expostas, pela primeira vez fora de Itália, páginas do seu Tex Gigante (o nº 28, a ser publicado a 21 de Junho na Itália e que tem o título provisório Oregon Trail”, uma história épica de caravanas e pioneiros, em viagem rumo ao Oeste, com a participação dos 4 pards, escrita por Mauro Boselli), contará com ainda com uma exposição de homenagem a SERGIO BONELLI (Sergio Bonelli foi o principal artificie da passagem da banda desenhada como simples instrumento de entretenimento popular a produto de dignidade cultural, criando, ao longo da sua carreira de cinquenta anos, uma das mais importantes editoras de banda desenhada no contexto italiano e mesmo mundial e se o seu pai criou Tex Willer ele continuou a escrever as suas histórias antes de dedicar-se à faceta de editor. Com amor, paixão e respeito pelos criadores e desenhadores. Criou Zagor e Mister No, e com a sua editora publicou Dylan Dog e Nathan Never entre muitas outras personagens de sucesso) baseada na iniciativa do blogue português do Tex aquando do 1º aniversário do falecimento do mítico editor italiano, em Setembro passado. Estarão expostos no Salão de Viseu trabalhos (desenhados e escritos) que diversos autores da editora Bonelli fizeram propositadamente para o nosso blogue, assim como homenagens realizadas também por autores portugueses, colaboradores e leitores do blogue.

SERGIO BONELLI fez sonhar gerações de italianos mas também de leitores de muitos outros países, como por exemplo Portugal, por isso nada mais justo que o Salão de Viseu lhe dedique a exposição de homenagem que Sergio Bonelli merece!

Andrea Venturi e os autógrafos, a não perder em Viseu

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

7 Comentários

  1. Que grande noticia. Que enorme oportunidade para se estar na presença de um fabuloso talento da nova geração de desenhistas da banda desenhada italiana. Andrea Venturi é seguramente um dos meus artistas preferidos de Tex e seria uma felicidade poder estar neste magnifico evento. Parabéns a todos os envolvidos por trazerem mais este nome de peso para prestigiar o já mítico salão internacional de Viseu.
    Jesus Nabor Ferreira

  2. Gosto muito dessa ilustração do Sérgio Bonelli lendo para as crianças… fantástico!!!

  3. Também tentarei marcar presença!

    Porém, tenho sempre dificuldade em planificar a minha vida com tanta antecedência!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *