Marcos Maldonado, legendador (letrista) de Tex agraciado com o prestigiado Troféu Angelo Agostini

Por José Carlos Francisco

Marcos Maldonado (na foto ao lado de sua esposa, Dolores Maldonado), uma vida ligada a Tex, foi agraciado com o Troféu Angelo Agostini

O Prémio Angelo Agostini, uma das mais tradicionais premiações de arte sequencial realizada no Brasil, tendo sido criado e organizado pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC – ESP) e tendo como objectivo principal o resgate e a referência aos grandes artistas da banda desenhada brasileira, este ano premeia um dos mais sonantes nomes ligados à história de Tex Willer no Brasil: MARCOS MALDONADO!

O carismático legendador (no Brasil, letrista) de Tex foi agraciado com a votação dos fãs na categoria “Mestres do Quadrinho Nacional“, prémio que visa destacar profissionais que estejam ou estivessem ligados aos quadradinhos brasileiros por, pelo menos, vinte e cinco anos.

O nome do prémio é em homenagem a Angelo Agostini, criador da primeira história em quadradinhos brasileira (“As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”, que começou a ser publicada em 30 de Janeiro de 1869). Marcos Maldonado foi um dos eleitos nesta 29ª edição do prémio, que foi certamente a eleição com a maior participação da história do prestigiado troféu, já que o recorde de votantes foi amplamente batido:  14.937 votos!

Marcos Maldonado e a arte de legendar (letreirar) valeram-lhe o Troféu Angelo Agostini

Marcos Maldonado Rodrigues, natural de Sorocaba, Estado de São Paulo, Brasil, nasceu em 25 de Abril de 1940 e é legendador de Banda Desenhada desde 1969, tendo iniciado a sua ligação com Tex no dia 3 de Março de 1980 (tratava-se de Tex nº 110, “A Sombra do Patíbulo“, 130 páginas), portanto já lá vão mais de 3 décadas participando das aventuras deste nosso destemido herói do oeste.

Segue-se a relação de premiados do 29º Troféu Angelo Agostini, divulgado pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo:

Desenhador: Danilo Beyruth
Roteirista: Petra Leão
Cartunista: Jean Galvão
Lançamento: O Astronauta — Magnetar (Panini)
Lançamento independente: Last RPG Fantasy
Prémio Jayme Cortez: Gibicon Curitiba
Fanzine: Quadrante Sul (RS)
Mestre do Quadrinho Nacional: Marcos Maldonado, Júlio Emílio Braz e Jô Fevereiro.

A entrega do Troféu Angelo Agostini acontecerá no Memorial da América Latina – Auditório do Anexo dos Congressistas. (Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo – próximo à estação Barra Funda do Metropolitano), no dia 2 de Fevereiro, a partir das 14 horas sendo a entrada gratuita.

Finalizamos dizendo: “Parabéns pela linda carreira, Marcos!” e esperando que inúmeros dos seus fãs compareçam à cerimónia da entrega dos troféus de modo a receber a justa homenagem que todos os texianos certamente acham ser merecedor!

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

9 Comentários

  1. Fantástica notícia!!!

    Fico muito feliz por esta demonstração de respeito ao grande trabalho do Sr. Maldonado.

    Por detrás de um grande gibi, existem muitos artistas envolvidos, mas, por vezes só nos lembramos do que escreve e do que desenha, esquecemos de todos os demais, mas, sem eles, as nossas HQs jamais chegariam às bancas.

    Parabéns Sr, Maldonado e muito obrigado por dedicar tanto da sua vida à nossa felicidade!

    Abraços,

    Sílvio Introvabili

  2. Parabéns de montão, Maldonado.
    Fico muito feliz em ver que a justiça (do merecimento) chega por mais que tarde.
    E que prazer de vê-lo em pose com a Dolores ao lado de O Precioso (que foi de minha autoria).
    Espero reencontrá-lo brevemente, pois é sempre um prazer enorme.
    Abraçooooo
    G.G.Carsan

  3. Grande amigo Maldonado, PARABÉNS pelo justo prêmio. Realmente mereces pois sua trajetória é belíssima (e estendo meus parabéns à sua cara-metade, a grande Dolores, companheira dessa trajetória laboriosa).
    Vou fazer o possível para estar na entrega e aplaudi-los lá.
    Grande abraço
    Ezequiel.

  4. Agradeço a todos que enviaram e enviarem seus comentários, tenho muito orgulho da amizade de vocês leitores de Tex e de outras revistas de H.Q. é também graças a vocês que fui agraciado com esse Prêmio, quero agradecer a todos que votaram e em especial ao meu amigo Bira e o Zeca que estão divulgando esse acontecimento, não posso deixar de agradecer minha família que acompanhou toda essa minha trajetória, a minha esposa Dolores que sempre está ao meu lado e ao meu irmão Antonio Maldonado que foi o meu incentivador e graças a ele hoje sou reconhecido pelo meu trabalho, agradeço ao Dorival e a todos os Editores com que tive muito prazer em trabalhar.
    Um grande abraço a todos.

    Marcos Maldonado Rodrigues.

  5. Uma justíssima homenagem ao Maldonado. Parabéns a essa figura emblemática na história da arte sequencial no Brasil.

    Caro Zeca, aproveito esse post para duas perguntinhas saídas deste escriba aqui na quente Salvador, na Bahia.

    Vamos às questões:

    1. Observei que em 2005 a excelente série Storia del West foi reeeditada na Itália em edição dupla o que fechou a série em 38 edições, se não me engano. Não seria uma ótima ideia lançá-la no mesmo formato em Língua Portuguesa? Panini, Mythos ou alguma editora portuguesa estudam a possibilidade?

    2. A outra pergunta é sobre o Tenente mais famoso das história em quadrinhos. Cinquentão, o Mike Blueberry tem chance também de chegar renovado pelos quiosques daí e pelas bancas de cá?

    Aguardo a chegada do Zagor ambientado por essas bandas para conferir a reconstrução histórica da época. Como sou jornalista e documentarista já realizei vários trabalhos na região onde esta aventura se passa.

    Grande abraço

    Antonio Pastori

    • Sem dúvida alguma, uma justíssima homenagem ao Grande Mestre das Letras Lendárias, por isso aproveito também eu para dar os meus mais sinceros e efusivos PARABÉNS ao mítico Marcos Maldonado!!!!

      Respondendo agora ao nosso pard Antoni Pastori informo-lhe que a excelente série Storia del West começou a ser reeditada novamente (em luxuosas edições pela módica quantia de 5,90€ e a um ritmo semanal) na Itália em Julho de 2012 através do periódico “Il Sole 24 Ore” o que mostra bem o interesse que a série ainda desperta na Itália e realmente já era a hora de vermos também reeditada na nossa língua, mas muito sinceramente não acredito que em Portugal tal empreitada seja viável e mesmo no Brasil não sei se haverá interesse de alguma editora em republicar a saga, mas quem sabe se a Panini não nos surpreende um dia destes com esta ideia?

      Quanto ao Tenente Blueberry, ainda não há muito tempo (2008) uma colecção de 18 álbuns foi publicada (também num ritmo semanal e a 5,90€) em Portugal através do jornal Público, por isso creio que tão cedo não haverá novidades a esse respeito em Portugal. Já no Brasil depois do “fracasso” da Panini também não estou vendo que editora se possa interessar por um lançamento similar e que muito agradaria os inúmeros leitores brasileiros que adoram o Tenente Blueberry, o que é pena.

      Relativamente ao Zagor, ele está chegando ao Brasil… e estamos todos ansiosos para ver o que aí vem do nosso herói em solo tupininquim 😉

  6. Parabéns ao Marcão Maldonado, (ou seria Bendonado – rs?) a quem tive o imenso prazer de conhecer na Gibicon Curitiba. Um sujeito fantasticamente simpático. A Dolores deve estar exultante, afinal o prémio não é só pra ele, mas pra ela também. Que honra vai ser estar nessa premiação ao seu lado! Parabéns pelas suas letras em Os Trapalhões e TEX!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *