Fest Comix 2012 – Autores Bonellianos brilham em São Paulo

Por Ezequiel Guimarães

PELA PRIMEIRA VEZ TEX, ZAGOR E MISTER NO, JUNTOS EM SÃO PAULO!

  • Fabio Civitelli, Moreno Burattini e Roberto Diso esbanjam atenção e simpatia

  • Obras dos autores italianos fazem enorme sucesso

  • O casal Maldonado e Paulo Guanaes, lendas bonellianas brasileiras, marcam presença

  • G.G. Carsan faz o lançamento do seu fantástico livro

  • Lendas dos quadradinhos brasileiros, Diamantino e Primaggio também estiveram no stand da Mythos.

No nublado e chuvoso sábado paulistano de 20 de Outubro de 2012, no 2º. dia do evento Fest Comix, Fabio Civitelli, Moreno Burattini e Roberto Diso, renomados autores bonellianos fizeram a alegria de muitos fãs.

O evento Fest Comix, organizado pela livraria Comix Book Shop, já está em sua 19ª edição e já se tornou referência quando se fala em eventos quadrinhísticos brasileiros. A cada edição torna-se maior, mostrando o enorme potencial desse segmento de mercado.

Durante quase todo o dia, uma fila gigantesca que dava a volta em quase todo o quarteirão, teimava em não acabar, pois sempre estavam chegando mais pessoas, e a entrada era muito lenta. O tempo médio de permanência na fila para conseguir entrar era de 1 hora. Mesmo às 7 horas da noite ainda havia uma fila enorme do lado de fora de pessoas que não haviam conseguido entrar (e a entrada era paga – R$ 10,00, não era um evento de entrada gratuita).

Houve também muita reclamação pelas enormes e demoradas filas na hora de pagar as compras realizadas no ambiente interno restrito da Comix, a organizadora do evento.

Com isso, percebe-se que o local não comporta mais esse evento, nota-se que vem crescendo o número de público a cada edição, sendo necessário um local mais amplo, com mais estrutura.

Mas isso também é um saldo positivo, pois mostra o interesse pela arte sequencial quadrinhística. Mas, de todo modo, a Comix está de parabéns por continuar investindo nesse formato de evento, e continuar levantando a bandeira quadrinhística no tormentoso mar editorial tupiniquim.

A Mythos Editora novamente marcou presença, e está de parabéns, por ter investido ainda mais nesta edição, ao patrocinar a vinda de três estrelas bonellianas (recorde em eventos brasileiros), e de ter o seu stand de atendimento exclusivo.

Esse tipo de divulgação é fundamental para a sobrevivência de qualquer personagem em bancas. Pois além da divulgação das personagens no local, gera muita mídia espontânea (ou seja, a inserção de uma marca – ou marcas – em meios  de comunicação, sem que se pague directamente por isso). Que foi o que ocorreu no caso deste evento, pois diversos canais de mídia digital, electrónica e impressa o divulgaram; antes, durante e depois, com muitas matérias e detalhes (até a toda-poderosa vênus multi-platinada cobriu o evento – leia-se Rede Globo de Televisão).

Eventos dessa magnitude geram uma enorme propaganda, que se fosse paga teria um custo altíssimo e totalmente inviável, economicamente falando.

Dos ídolos bonellianos, apenas Civitelli já havia estado em eventos tupiniquins (na edição de 2010 da mesma Fest Comix, a 17a. edição, e também na Gibicon nº. 0 em Curitiba, o ano passado). Quanto a Burattini e Diso, foi a primeira vez que participaram de um evento no Brasil.

Todos atenderam com muita simpatia e atenção as filas que se formavam às suas frentes, autografando edições brasileiras e estrangeiras, conversando com os fãs, e autografando os belíssimos desenhos oficiais do evento (que já se tornou uma marca registada dos bonellianos).

Pela primeira vez, 4 desenhos oficiais fizeram parte de um evento (recorde em eventos no Brasil):
Civitelli – foi o recordista com dois – os magníficos Tex na Catedral da Sé, e a cavalgada de Tex.
Diso – com a incrível cavalgada de Tex e Mister NO, lado a lado.
Burattini – um belíssimo desenho de Zagor e várias personagens de sua saga.

A imagem trazida por Burattini para o evento foi desenhado por Ferri, o criador gráfico da personagem, já que Burattini é o roteirista e editor de Zagor e não seu desenhador. Mas um detalhe interessante é que Burattini personalizava os desenhos, desenhando ele mesmo o rosto de Chico (o parceiro cómico de Zagor), ao fazer a dedicatória para os fãs (e também colocava a machadinha de Zagor ao lado do autógrafo).

Outra curiosidade: o renomado editor Kendi Sakamoto teve o privilégio de ter um desenho integralmente feito exclusivamente na hora por Burattini (veja ao lado o resultado nas mãos de Kendi Sakamoto).

Kendi Sakamoto é um grande fã de banda desenhada e notabilizou-se no mundo texiano ao, em 2009, editar o grande livro do consagrado jornalista Gonçalo Júnior, ‘O mocinho do Brasil -A história de um fenômeno editorial chamando Tex’.

Outro ítem apreciadíssimo pelos fãs, são os desenhos exclusivos, feitos na hora (por exemplo, esse caso do Kendi, citado acima, é um desenho exclusivo). E nesse evento, eles também estiveram presentes pelas hábeis e mágicas mãos de Civitelli e Diso. Vejam de seguida a belíssima Lilyth (será que foi por isso que Tex se apaixonou?), e um belo Kit Willer feitos na hora. E o estupendo Tex de Diso, em duas versões, além obviamente de Mister NO.

Os directores da Mythos (Dorival e Hélcio) estiveram presentes acompanhando os italianos, que contaram com o sempre presente Júlio Simpaticíssimo Schneider, como tradutor oficial ( e que teve grande paciência para também autografar diversos exemplares de fãs).

Houve também o lançamento de três livros bonellianos:
O luxuoso ´O meu Tex – A balada do oeste´ – de Civitelli e Verger
O novíssimo Tex Gigante 27 – ´A cavalgada do morto´, de Civitelli e Boselli
O Zagor Gigante nº. 2 de Burattini
E o relançamento do Tex Anual nº. 12, A Fera Humana, de Roberto Diso e Faraci.

Lendas bonellianas brasileiras do alto quilate de Marcos Maldonado, Dolores Maldonado e Paulo Guanaes abrilhantaram o evento com suas presenças. Também participaram de saborosas conversas no stand da Mythos. Vários “causos” foram relembrados, e muito discutido também foi o tema de, como é importante a leitura de quadradinhos para desenvolver um bom carácter e óptima personalidade nos seres humanos. E a ideologia do bem pregada nos quadradinhos bonellianos. E de como as BDs bonellianas fomentam o surgimento de belas e duradouras amizades.

Maldonado, Dolores e Paulo Guanaes foram simpaticíssimos também ao atenderem os diversos pedidos de autógrafos de seus fãs, já que eles também fazem parte da história da vida de muita gente, pois muitos cresceram lendo os seus trabalhos na Vecchi, Globo e Mythos.

O grande G.G. Carsan, pioneiro organizador de belos eventos texianos na região Nordeste do Brasil, brilhantemente vestido (como sempre) de Tex, lançou o seu belíssimo livro ´Tex no Brasil – Justiça a qualquer preço´ e era constantemente assediado por fãs e amigos para cumprimentos e autógrafos.

Parabéns grande amigo GGTEX, folheando rapidamente o seu livro já deu para ver que se trata de obra de magistral envergadura, seguindo o excelente caminho trilhado pelo seu livro anterior ´Tex no Brasil – O grande herói do Faroeste´, de 2009. Que o terceiro livro não demore três anos para sair do “forno”.

O “point” dos bonellianos também contou com a presença do simpático Nilson Farinha, que já foi co-editor de Julia, e um dos heróis do embrião e criação do hoje famoso Portal TexBR, referência mundial na Internet quando se trata de mídia digital de alta qualidade em português sobre a 9ª. arte italiana.

Lucas Pimenta, do Blog Quadro-a-quadro, e um dos pilares do lendário e fantástico Ken Parker Blog, também foi uma agradável presença, trazendo o seu belíssimo trabalho SILÊNCIO, que conseguiu a fantástica façanha de ser seleccionado entre mais de 20.000 trabalhos no mundo todo para a etapa final do Festival de Angoulome (maior e mais importante festival de banda desenhada da França, e um dos maiores do mundo), conseguindo a estupenda posição de 6º. colocado, na classificação final. Parabéns grande amigo Lucas, que esse seja o início de uma grande e promissora carreira internacional.


.

Outra presença importante no stand da Mythos foi o lendário banda desenhista brasileiro Diamantino da Silva. Ilustrador, professor, jornalista, editor e  autor de diversos livros temáticos sobre a 9.a arte sequencial foi uma presença reverenciada no stand. Editor da revista ´Mocinhos e Bandidos´, Diamantino desenhou pela primeira vez o ranger Tex Willer (veja ao lado). Esteve acompanhado de sua simpática filha Valéria.

O western mostrou que (ainda) tem força e renova o seu plantel de leitores, pois vários fãs adolescentes, além de tirarem fotos com os italianos, fizeram questão de ter uma foto com o grande Diamantino.

Primaggio Mantovi, outra lenda dos quadradinhos brasileiros, desenhador, criador do palhaço Sacarrolha, e autor de livros, também fez questão de comparecer ao stand da Mythos e também esbanjou simpatia atendendo aos fãs, para fotos e autógrafos.

O editor da revista Mundo dos Super-Heróis, Manoel de Souza, também teve o seu encontro com os autores bonellianos, e registamos o momento em belíssimas fotos. Sidney Gusman, renomado jornalista, também passou pelo stand dos bonellianos.


.

O famoso organizador do grandioso evento texiano ´TEX 500 Brasil´, em Santo André e da parte bonelliana do belo evento ´Quadrinhos ´ 51 ´, em São Paulo, Adriano Rainho, também esteve presente com a sua texiana esposa Elguima.

Famosos fãs bonellianos foram presença constantes no stand, como o professor Wilson Sacramento, José Ricardo – criador da lista BonelliHQ e um dos maiores fãs de Zagor do mundo, e Domenico Di Prinzio que levou fotos de sua grandiosa e organizadíssima colecção, exemplarmente catalogada. Parabéns pela colecção (e pela organização), texiano Domenico.


.

Muitos fãs bonellianos vieram de várias partes do Brasil, mas o simpático bonelliano Renato, do Piauí, foi o recordista de quilometragem percorrida: ele percorreu quase 3.000 Km de Teresina a São Paulo para ficar perto dos ídolos italianos!!!! E trouxe a sua simpática filha que já está bem encaminhada pelo pai, pois já é fã de Julia. Além de ser fã de outra lenda dos quadradinhos: o genial mexicano Aragonés (mundialmente famosíssimo pela sua participação na aclamada e lendária revista MAD).


.


.


.


.


.

Senti falta dos pards amigos Gervásio, João Rios, Nei, e Bira Dantas, figuras constantes (e importantes) nos eventos bonellianos.

E para finalizar, nada melhor do que a frase do grande amigo G.G. TEX, que tomo a liberdade de pegar emprestada (está na dedicatória de seu livro): “Todo texiano é, na sua essência, um grande homem”.

P.S. – Houve entrevistas com os autores bonellianos que serão publicadas nas próximas edições da revista MUNDO DOS SUPER-HERÓIS. Aguardem!!!

E não deixem de comparecerem à GIBICON, próximo evento brasileiro a contar com Civitelli, Burattini e Diso, em Curitiba nos dias 25 a 28 deste mês.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas e para ler as legendas das fotos passe com o rato por cima da imagem)

26 Comentários

  1. Caro amigo Zeca,
    obrigado pelas palavras do Ezequiel. Senti muito a sua ausência. Era de se esperar que num momento maior da divulgação das histórias em quadrinhos no Brasil, como é a Festcomix, o grande divulgador de Tex na Europa, e por que não dizer, no Brasil, estivesse presente em São Paulo, ombreando, como um ícone que já é do universo bonelliano, os companheiros Diso, Burattini e Civitelli.
    Dê-nos a justificativa. Seus fãs e amigos precisam entender essa ausência tão sentida.

    • Grande Amigo e Mestre Paulo,
      Antes de mais nada agradeço as suas palavras, mas apesar de eu estar convidado para acompanhar o consagrado trio de autores italianos ao Fest Comix, não pude ir por motivos de força maior. Precisamente no fim de semana do evento, casou-se o meu sobrinho e a minha filha mais nova foi a menina que levou as alianças e de modo algum eu podia faltar ao casamento, porque a família não perdoaria, a começar pela minha esposa, mas o importante é que tudo correu bem aí no Fest Comix e nem se deu pela minha ausência (…risos…)

      Mas como diz o ditado, “há mais marés do que marinheiros” por isso haverá outras oportunidades para comparecer aos magníficos eventos bonellianos, que graças sobretudo à Mythos Editora, acontecem cada vez com mais frequência.

      Um grande abraço e parabéns pelo sucesso!

  2. Realmente foi um dia maravilhoso! Voltei com umas 30 revistas autografadas, desenhos exclusivos e uma xilografia do Civitelli! Inesquecível!

  3. Zeca realmente com um compromisso desse quilate não tinha como comparecer. Mas realmente faltou a presença do maior colecionador de Tex do mundo no evento. Eu dado aos compromissos e a distância estou adiando, mas um dia com certeza irei para esse grande encontro da família bonelliana.
    Abraços.

  4. Fotos de momentos inesquecíveis!!! Grande Dorival, grande Zeca, grande Editora Bonelli que permitiu ao “trio” Moreno, Fabio, Roberto de estar presente nesta Fest Comix Paulistana.
    Concluindo: grande inveja por não ter estado presente…

  5. Grande Ezequiel, obrigado pelas belas palavras e o belíssimo texto.

    Zeca, senti sua falta nesse evento, e fui crente que o encontraria… Espero que não falte ocasiões para nos conhecermos pessoalmente.

    O seu presente, o original do meu gibi, em que aparece o Tex, está aqui te aguardando.

    Abração

    • Lucas, caríssimo pard,
      Infelizmente não pude comparecer ao evento, apesar da grande vontade, mas como diz o ditado, “há mais marés do que marinheiros” por isso haverá outras ocasiões num futuro não muito distante para que finalmente nos possamos conhecer pessoalmente.
      E quanto ao seu presente original (na verdadeira acepção da palavra) mais uma vez lhe agradeço pela sua intenção de me presenteá-lo.

  6. Tão fantástico quanto Tex e Zagor e Mister No ou melhor dizendo, tão importante como Civitelli, Burattini e Diso é esta matéria do nosso Ezequiel Floyd e desse Blog, que nos enche a alma de prazer ao vermos, sentirmos, revivermos e guardarmos tão bons momentos.

    Sinto-me na obrigação de dar uma resposta: a camisa estampada com imagens do Tex que se vê em algumas fotos foram feitas sob encomenda e apenas 20 foram confeccionadas a época e não há possibilidade de nova remessa.

  7. Caro Ezequiel, grato pela lembrança. Realmente não pude estar presente neste evento que sei, é do agrado de todo texiano. Minha frustração fica por conta de perder o desenho de Civitelli de Tex junto a Catedral da Sé :(. Mas compensei com o Gibicon 1, do qual retornei a pouco. Demais, o teu registro, junto ao relato do Filipe com Civitelli, nos colocam “dentro” do encontro daqueles momentos que são muito especiais. Esta “turma bonelliana” é realmente incrível! Abraço a todos!

  8. Caro Ezequiel, estupendo texto. Relata na perfeição este grande evento, até parece que estive presente.
    Quem sabe um dia possa estar presente num próximo evento e poder conhece-lo pessoalmente.

    Abraços,
    Carlos

  9. Caro Paulo Guanaes,
    Eu que agradeço sua atenção e simpatia, nas conversas e nos autógrafos. Foi um grande prazer conhecer uma das lendas bonellianas nacionais.
    Abraço.

  10. Grande Lucas Pimenta,
    Eu que agradeço suas palavras e sua atenção na Fest Comix. E muito obrigado por presentear-me com sua bela obra, gostei muito dela, parabéns novamente. Tenho certeza que será o início de muitas outras.
    Abraço

  11. Caríssimo amigo GGTEX,
    Muitíssimo obrigado pelas palavras. Fico muito contente que gostou do relato. E todos os texianos tem é que te agradecer belo seu novíssimo e belíssimo livro. Quem ainda não comprou, não perca!!!! ‘Tex no Brasil – Justiça a qualquer preço’ é uma obra para ser lida e relida pelos amantes da saga texiana, apreciadores do bom faroeste, e apreciadores da cultura quadrinhística em geral.
    Grande abraço amigo.
    Ezequiel “Floyd” :-))))

  12. Caro amigo Nei,
    Legal que você “recuperou” na Gibicon. Realmente esses eventos são imperdíveis. Foi bom reencontrá-lo em Curitiba. Tens uma simpática família. Grande abraço.

  13. Olá amigo Carlos Moreira,
    Muito obrigado pelas palavras. Fico contente com teu depoimento, pois o que mais busco (tento) é isso realmente, que quem lê, tenha uma “visão” mais completa possível do que aconteceu e se “sinta” como se estivesse estado presente. E já fica convidado: no próximo evento, será um prazer conhecê-lo pessoalmente.
    Grande abraço.

  14. Olá meu grande amigo Ezequiel.
    gostaria de enviar meus parabéns pela matéria, tão rica em detalhes, é sempre um prazer estar com pessoas tão simpáticas como são os Texianos, e rever profissionais da velha guarda como o Paulo Guanaes com quem tive a honra de iniciar meu trabalho com TEX na Editora Vecchi e estamos juntos até hoje pela Mythos.
    Agradeço o Zeca por esse trabalho tão importante na divulgação do nosso herói, gostaria de enviar meus parabéns a Mythos, ao Dorival e o Helcio que não mediram esforços para que esses eventos fossem realizados.
    Um grande abraço meu e da Dolores a todos que compareceram aos eventos e também àqueles que não puderam comparecer, como o caso do meu grande amigo Tony Fernandes e muitos outros.
    Quanto aos contatos com a irmã do Hermes que tenho são:
    dalila@hermestadeu.com
    http://www.hermestadeu.com
    http://www.hermesporjustica.com
    dalila.silva@zf-group.com.br
    Do Primagio eu não tenho.
    Grande abraço.

  15. É pelo jeito foi muito bom mesmo. Pena que eu não pude ir. Esse blog está com a melhor cobertura que vi. Parabéns pela matéria.

  16. Olá meu grande amigo Maldonado.
    Muito obrigado pelos parabéns. Fico lisonjeado e feliz que um ícone nacional dos Quadrinhos Bonelli tenha gostado da matéria.
    E muito obrigado pela atenção e os autógrafos (seus e da Dolores) na Fest Comix e na GibiCon.
    E muito obrigado pelas informações (irmã do Hermes).
    Grande abraço amigo à você e Dolores.

  17. E eu estava lá, Eze! É que cheguei em cima da hora pra reunião com as coreanas da Komacon, as apresentei ao Zalla, Primaggio, Kendi e Gonçalo Jr, quando vi o Júlio Schneider, ele me disse que os italianos queriam me conhecer. Quando voltei pra procurá-los, tinham saído…. Mas, finalmente em Curitiba, consegui conversar bastante com eles e também com o Maldonado (a quem apresentei ao João Antonio Buhrer, um grande colecionador de HQ e jornalista dos bons)! E estou doido pra ler o livro do G.G.Carsan!!!! Abraços.

  18. Grande Mestre Bira,
    Legal você ter ido. Alguém me comentou que parece que tinha te visto, mas outros disseram que não. Legal saber que você foi. Pena não tê-lo encontrado, e pena que você não teve mais tempo na FestComix, mas ainda bem que recuperou o tempo perdido na GibiCon!!!!!!!
    Grande abraço.

  19. Gostei muito dessa reportagem. Muitos detalhes, ótima. Esse cara é um dos melhores a escrever nesse blog e na Internet, e também é muito simpático. Conheci ele no evento, gente boa.

  20. O que dizer deste encontro memorável, foi bom demais encontrar e reencontrar tant@s pards, doutras feitas, de estar novamente com o Civitelli que uma pessoa gentilíssima e gente da gente!!
    O Burattini parou e ficou entre um desenho e outras artes, como “e o porquê todo mundo pede um desenho ao roteirista” feito na hora com um Chico próprio, dos informando de várias cositas (algumas noticiadas no Blog do Zagor) e tudo que podemos dizer, que foi mágico (não esquecemos o Diso, não! Mister No não faltou, inclusive levei para o Civitelli dar seu autógrafo na sua arte e o Deus Jaguar!!) e neste sentimento que nós, Zagorian@s estamos fazendo, para elencar os melhores do ZAGOR em 2012 no Brasil, então, quem quiser participar é entrar no grupo no facebook (chegou, entrou) e votar.
    Haverá outras categorias, como Zagor Extra e Zagor Especial, Melhor Roteirista, Desenhistas, Blogs e Sites (vocês estão incluídos nesta categoria a ser votada, boa sorte desde de já – todos em idioma português que fui encontrando elenquei), Edição fora de Série, MELHOR EVENTO de 2012 no BRASIL (sorry ZECA!) entre outras, que estarão no grupo para voto dos participantes do ZagorBR, é livre a entrada e a participação!!

    Portanto votem e logo, veremos qual foi o melhor evento Bonelli de 2012!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *