BDjornal #29, que sairá neste mês de Outubro, trará uma HISTÓRIA INÉDITA DE TEX

Devido a alguns problemas técnicos (como a falência da gráfica que o imprimia, mas não só), o BDjornal #29, que deveria ter saído no Festival de Beja, só sairá no Festival da Amadora, cuja inauguração acontecerá no dia 26 deste mês. O atraso deveu-se também à complexidade e extensão do dossier Jean Giaraud/Moebius, que ocupará cerca de 35 páginas deste BDj (contendo as primeiras pranchas de Jean Giaraud assinadas como Moebius, por exemplo), entre outras coisas, que demoraram uma eternidade a chegar-nos às mãos.

Capa do BDjornal #29

Mas há males que vêm por bem e este atraso tornou possível a publicação de uma HISTÓRIA INÉDITA DE TEX já neste número, um feito de NÍVEL MUNDIAL, já que por gentileza da Sergio Bonelli Editore e em especial do seu responsável maior, Davide Bonelli, o BDjornal terá o GRANDE PRIVILÉGIO e a GRANDE HONRA de ser a primeira publicação em TODO O MUNDO (exceptuando obviamente a Itália) a publicar a história curta de Tex, La Preda (A Presa), escrita por Mauro Boselli e desenhada por Fabio Civitelli e que foi publicada originalmente a 24 de Junho de 2012 pelo jornal italiano Corriere Della Sera (Correio da Tarde) no seu suplemento dominical La Lettura (A Leitura) em 4 páginas em formato grande e que a Sergio Bonelli Editore converteu em 8 páginas de molde ao BDjornal poder publicá-la no habitual padrão bonelliano.

“A presa” – História INÉDITA de Tex, escrita por Mauro Boselli e desenhada por Fabio Civitelli

Trata-se de uma história cuja gestação levou oito dias, nos quais Fabio Civitelli trabalhou em ritmo intenso e fez, além dos desenhos, também a colorização e legendagem e onde Tex encontra Yozhe, um índio apache da tribo dos Chiricahua logo após ter escapado à captura: tinha sobre a sua cabeça uma grande recompensa. E assim o índio, convicto que Tex Willer tinha intenção de matá-lo por dinheiro, decide agredi-lo. Mas Tex tem uma concepção diferente de justiça…

Só por este facto já se pode considerar este BDjornal uma edição HISTÓRICA e totalmente imperdível para todo e qualquer Texiano que se preze, pois é uma edição que não pode faltar na BiblioTEX de um verdadeiro fã e coleccionador de Tex, mas para aguçar um pouco mais o apetite dos leitores texianos do BDjornal, adiantamos mais alguns dos temas relacionados com o universo de Tex e da Sergio Bonelli Editore incluídos neste número:

  • A reportagem de José Carlos Francisco da exposição de homenagem a Sergio Bonelli no Festival MAB do Porto.
  • A continuação das biografias dos Desenhadores de Tex Willer.

Mas, obviamente que o BDjornal não é só Tex, por isso aqui ficam outras matérias a destacar:

  • Abrimos com as entrevistas aos autores de Dog Mendonça e Pizzaboy, o argumentista Filipe Melo e o desenhador Juan Cavia – que nos facultou alguns desenhos originais e inéditos, a que se seguem as análises, por Pedro Cleto, dos livros publicados em Portugal, assim como das histórias curtas publicadas na Dark Horse Presents.
  • O já referido Dossier Jean Giraud/Moebius, que além do que dizemos acima, incluirá os desenhos enviados pelos desenhadores portugueses que quiseram associar-se à nossa iniciativa, no Kuentro, em homenagem ao autor falecido em Março deste ano e que incluirá um desenho de Jorge Coelho, que não chegou a ser publicado no blogue.
  • Depois, a biografia inédita, pesquisada e escrita por Leonardo de Sá, de José Abel, um português prematuramente falecido aos 45 anos, que se dedicou sobretudo ao cinema de animação, mas que também realizou banda desenhada, tendo sido mesmo o único português publicado pela Humanoïdes Associés, da qual Giraud foi um dos fundadores. Um outro texto, de João Miguel Lameiras, dá-nos a conhecer a curta obra deste autor.
  • Outra biografia do cartoonista e autor de BD português, Adolfo Rodríguez Castañé – A sua verdadeira Biografia, também por Leonardo De Sá.
    .
  • Um texto de Osvaldo Macedo de Sousa, sobre o Centenário do Salão dos Humoristas de 1912.
  • A entrevista de André Oliveira a Paulo Monteiro, director do Festival Internacional de BD de Beja..

5 Comentários

  1. Zeca,

    E não é que o Amigo nos traz grandes notícias, não só a continuação do BDjornal, como uma história inédita do grande Civitelli.

    Já vou deixar o meu reservado com o fornecedor local.

    Um grande abraço

    Alvarez

  2. Caro José,

    Grande notícia, não só pela continuidade do BDjornal, como pela inclusão da história de Tex pelo Mestre Civitelli e estou curioso para ler a sua reportagem sobre a exposição de homenagem a Sergio Bonelli no Festival MAB do Porto.

  3. Caro Francisco,
    Excelente noticia. O Sergio Bonelli merece todas estas homenagens.
    Já li a história “A presa” de Civitelli e Boselli e que posso dizer do mestre Fabio? Um dos melhores sem dúvida que conheci pessoalmente.
    E grato mais uma vez pela menção ao MAB e à homenagem feita a Sergio Bonelli.
    Abraço

  4. Excelente noticia.

    Gostaria de adquirir um exemplar.
    Se for possível, manda os valores das despesas e credito para você, Zeca, fazer o favor para mim.

    • Grande pard João Batista (e demais pards brasileiros),
      o BDjornal #29 estará à venda no Brasil através da loja online Redwood Comics, tornando muito mais económica a compra, já que enviar individualmente um exemplar para cada interessado é algo demasiado caro devido aos altos preços dos portes postais.
      Assim sendo, sugiro que você e os demais interessados contactem o Wagner Macedo (responsável pela Redwood Comics) através do e-mail wmacedosantos@uol.com.br para efectuarem desde já a reserva porque é muito provável que a procura exceda a oferta e haverá o risco (para quem se atrasar) de ficar sem esta história de Tex que recordo uma vez mais, é INÉDITA 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *