Tex, Carson e Jack Tigre por João Amaral

Por José Carlos Francisco

João Amaral, o consagrado autor português de banda desenhada que já conta com quatro álbuns publicados: A Voz dos Deuses, História de Manteigas – No Coração da Estrela, Bernardo Santareno – Fragmentos de uma Vida Breve e História de Fornos de Algodres – Da Memória das Pedras ao Coração dos Homens, para além de ter colaborado também no álbum Vasco Granja – Uma Vida. Mil Imagens e de ter publicado nas Selecções BD, Rua Sésamo, jornal Cruz Alta e Alentejo Popular e ilustrado o livro A Espada Desaparecida, de Fernando Bento Gomes e de ter efectuado também ilustrações para publicidade, é um grande fã e coleccionador da mítica personagem italiana Tex Willer como poderemos constatar em breve devido a uma entrevista que o autor está a conceder ao blogue do Tex, se bem que esse facto já é muito conhecido devido ao João Amaral ser uma presença constante nos eventos realizados em Portugal onde o desenhador italiano Fabio Civitelli, um seu grande ídolo, tem marcado presença.

Enquanto a entrevista não é publicada e para aguçar ainda mais a vontade de lê-la e de ficar a conhecer melhor o João Amaral, damos a conhecer de seguida uma fantástica ilustração realizada pelo autor português (com a devida dedicatória ao pard José Carlos El Francisco) e onde comparecem Tex Willer, Kit Carson e Jack Tigre, ilustração essa em duas fases: a primeira ainda como esboço e a segunda já finalizada como podemos observar de seguida:

Nesta sua estreia a desenhar algo relacionado com o ranger e os seus ambientes João Amaral optou por incluir o Jack Tigre, porque é uma personagem da qual gosta muito e, pensa que nos últimos tempos não tem aparecido muito (pelo menos nas aventuras que tem lido). Em relação ao que os três pards estão a fazer ou a pensar, bem, isso deixa à consideração dos nossos leitores. Basta usar a imaginação.

Podemos é dizer que o João Amaral optou exactamente por incluir o Tigre, como homenagem às suas brincadeiras de criança (sim, ele brincou muito aos cowboys com um seu vizinho), onde a sua personagem era sempre a de um renegado índio. Talvez por isso é que o João Amaral gosta do Tex. E também não é por acaso que, quando o Fabio Civitelli lhe fez um desenho, o autor pediu que representasse o Tex como Águia da Noite. Pronto, o João Amaral sempre teve uma simpatia pelos índios, não há nada a fazer, eh! eh! eh!

Mas para quem quiser conhecer melhor este autor que é um fã e admirador de Tex, recomendamos uma visita ao seu blogue:  http://joaocamaral.blogspot.pt/ e claro que visitas e comentários serão sempre apreciados por parte de João Amaral.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

4 Comentários

  1. Fixe Zeca, e mais um ponto para o João Amaral é ele ter uma t-shirt dos Asia, eheh
    Como sabes pertence à minha tribo musical… vi-os três vezes ao vivo em Lisboa.

  2. Ficaste bem na foto, Amaral!!
    Estou à espera de ler a entrevista que deste ao José Carlos e ao blogue do Tex.
    Abraço
    Rui Cunha

  3. O trabalho do João Amaral é sempre excelente… e agora que mudou de estilo parece ter ganho uma maturidade que se nota até nos seus esboços. Feliz a ideia de dedicar este desenho a “El Francisco“, novo nome por que ficará também conhecido o grande pard Zé Carlos. Mas Tex e os seus amigos, na cena que o João Amaral concebeu, parecem um pouco sonolentos. Será que lá no Oeste também foram abolidos alguns feriados… únicos dias em que os nossos heróis podem descansar de tantas aventuras?

  4. Muito obrigado a todos pelos comentários. Carlos Falcão, sou de facto fã dos Asia e fui vê-los precisamente numa das vezes que vieram a Portugal. Mas para além disso, também sou fã da arte do Roger Dean que fez não só capas como essa da T-Shirt para os Asia, bem como para os Yes, entre outros. Rui, a entrevista surgirá em breve. Jorge, pois provavelmente também o Oeste está em crise, eh! eh! eh! E, até os heróis precisam de um pouco de repouso. Por fim, obrigado Zeca pela divulgação deste meu pequeno rabisco que, para todos os efeitos é uma estreia a desenhar o Tex. Um abraço a todos, bem como aos leitores deste notável blogue.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *