Tex emboscado no claustro da Sé de Viseu

Por José Carlos Francisco

De 10 a 21 de Setembro de 2011, realizar-se-à na cidade de Viseu, o XVII Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, cujo tema central aborda a temática ”Cidades na BD“, mas onde também não deixará de estar presente em grande destaque a personagem Tex Willer, não só pela exposição associada ao Ranger (As Cidades do Velho Oeste), mas também pela presença do conceituado desenhador italiano Fabio Civitelli.

Como forma de agradecimento por este novo convite português, o quarto , Fabio Civitelli desenhou uma vez mais Tex em Portugal, mais precisamente em Viseu e num dos seus monumentos mais emblemáticos, depois de já o ter feito em Moura, aquando do Salão MouraBD2007 onde se via o Ranger cavalgando de arma na mão, com a Torre do Relógio no Castelo de Moura ao fundo e de ter elegido a Torre de Menagem do Castelo de Beja, como pano de fundo para a saudação de Tex à cidade de Beja aquando do VI Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, realizado em 2010.

Desta vez Fabio Civitelli não quis fazer a habitual vista da cidade com o Tex a cavalo (até porque essa imagem já aparece no cartaz do evento da autoria do Engenheiro António Mata), tendo pensado antes em colocar o Tex emboscado no claustro da Sé de Viseu, tornando assim a presença do Ranger na cidade de Viriato muito mais original, como podemos ver de seguida num desenho que  o blogue português do Tex divulga para o mundo, mas sobretudo para os apaixonados Texianos portugueses em mais um inédito e exclusivo mundial.

Tex emboscado no claustro da Sé de Viseu

Os texianos presentes, nos dias 10 e 11 de Setembro, no evento de Viseu, receberão uma cópia de alta qualidade (em formato A4) deste magnífico desenho que comprova a passagem de Tex por Viseu, devidamente autografado por Fabio Civitelli, já que a organização do 17º Salão de BD de Viseu deseja oferecer uma recordação especial a quem prestigiar o evento marcando presença na bela cidade capital da Beira Alta. Trata-se sem dúvida de mais um motivo extra para se fazer presente, até porque para valorizar ainda mais este item texiano, a produção está restringida a apenas 100 cópias, por isso caro pard, seja um dos 100 texianos a terem esta preciosidade na sua colecção.

Como curiosidade e para efeito de eventual comparação deste magnífico desenho do autor italiano, mostramos 3 fotografias do claustro renascentista da Sé de Viseu e que certamente inspiraram Fabio Civitelli na realização desta homenagem que o autor italiano quis fazer à bela cidade de Viseu:

A Sé ou Catedral de Viseu é uma das construções mais antigas da cidade. Não se sabe ao certo quando se terá iniciado a sua construção. As referências mais antigas datam de 1094-1114, período de governo do Conde D. Henrique, que a terá mandado construir, ou então iniciou obras de reforma da catedral. As características românicas, que hoje apresenta, datarão dessa altura.

Sé de Viseu (Monumento Nacional)

A Torre do Relógio é românico-gótica, a fachada central e a Torre dos Sinos são maneiristas do séc. XVII-XVIII (autor-arquitecto de Salamanca, J. Moreno). Esta fachada substituiu uma fachada manuelina que existiu até 1635. Na interior da Sé encontramos as colunas encimadas por arcos ogivais, que suportam a abóbada dos nós do séc. XVI (autor João de Castilho). Os claustros inferiores da Sé datam do séc. XVI; os claustros superiores datam do séc. XVIII. Os vários portais do claustro inferior são românico-góticos.
Os azulejos do claustro da Sé são dos fins do séc. XVI, início do séc. XVII e também merecem alguma atenção.

No andar superior da Sé, existe o Museu de Arte Sacra, que é constituído pelo antigo tesouro da Sé e está localizado em dependências dos claustros, nas salas nobres do Cabido, lugar onde terão sido as casas de S. Teotónio, prior da Sé. Destes cofres de Limoges do séc. XIII, imagens, cruzes, hostiários, relicários e inúmeras peças de ouro e prata constituem o valioso património deste museu que teve igualmente a grande honra de receber a visita de Tex Willer.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

13 Comentários

  1. Magnífico! Este desenho de Tex em Portugal ficou espetacular. A técnica preto e branco do mestre Civitelli é fantástica. Parabéns, Zeca, por mais esta homenagem de TEX a Portugal, ou melhor, de Portugal a TEX.

  2. Maravilhoso desenho! O Mestre no seu melhor! Um enorme obrigado ao blogue e a Civitelli. Vemo-nos em Viseu (e tomara que seja um dos 100 a conseguir tal desenho autografado!). Um abraço

  3. Fantástico! Já parece que vejo os inimigos prontos a saltarem do alto da torre! Civitelli é realmente um mestre no domínio das sombras e profundidade. Quase parece que estamos vendo uma cena em 3D. Parabéns ao grande mestre desenhista por mais esta bela peça que com certeza engrandece cada vez mais a galeria de obras deste fabuloso autor. Sorte dos privilegiados que irão poder guarda-la em sua coleção.
    Um grande abraço
    Jesus Ferreira

  4. Civitelli non smette mai di sorprendermi: ogni volta che osservo un suo disegno noto il tratto morbido e sicuro, con il chiaroscuro molto accentuato e potente che conferisce all’opera, una volta conclusa, un che di spettacolare. Veramente bella.

  5. Palavras para quê?!

    A imagem fala por si! Está brutal!

    Digno de um verdadeiro mestre dos quadradinhos!!!

  6. Lindooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.
    Fenomenalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll.
    Extraordinárioooooooooooooooooooooooooooooo.
    Divinallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll.

  7. Que ma-ra-vi-lha!
    Além da perícia consabida do mestre Civitelli, podemos desfrutar de um tremendo Sex caubói!!!!
    ¡Hasta Viseu, amigos!
    Texxiana

  8. Fantástica ilustração. Ainda bem que a “tradição” dos desenhos exclusivos de eventos volta a ser mantida nesse grande evento português.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *