Tex: a Gibicon e os coleccionadores

Por Ezequiel Guimarães

Qualquer evento vai reunir, obviamente, os fãs do género, e em muitos casos, a maioria desses fãs são coleccionadores. A GibiCon não foi excepção. Durante 3 dias, centenas e centenas de fãs e coleccionadores circularam pelos 7 locais de realização do evento espalhados por Curitiba.

A “sede” texiana foi no Memorial de Curitiba, e em todos os dias os fãs/coleccionadores circularam à caça dos 3 principais desejos: fotos com os seus autores predilectos, autógrafos dos mesmos, e desenhos (aqueles exclusivos do evento, que já vêem prontos para autógrafos – até porque não daria para se desenhar tanto durante o evento). E se possível o desejo mais difícil: um desenho exclusivo feito na hora!!!!!

Além disso, os coleccionadores poderão levar outros itens do evento de Curitiba, já que o programa-oficial do evento tem o TEX na capa!!!! (E o formato é grande, formato magazine). E ocupando toda ela, numa bela arte do Ranger segurando a sua arma, arte essa, que faz parte da exposição “Tex brasileiro” (para muitos, só de o programa-oficial ser do evento onde a sua personagem favorita esteve participando, já é um item mais que coleccionável, imagine então essa personagem favorita estar na capa! E em toda ela!!). E se conseguir levar para casa o programa-oficial autografado, melhor ainda.

Outro item interessante procurado por coleccionadores, são os cartões-postais-convite, que no caso da GibiCon, tivemos dois alusivos a Tex:
– um especialmente feito para o Ranger, reproduzindo a arte que consta no programa-oficial.
– outro com uma arte de dois jovens lendo banda desenhada, e mais abaixo várias revistas espalhadas, entre elas: TEX (também nesse caso, o autógrafo do artista é um item de desejo do fã).

Bottons (pins) de eventos também são muito procurados, principalmente se tiver a personagem favorita do fã, ou na falta dessa, que tenha o logótipo oficial do evento em questão. Alguns fãs restringem-se a alguns itens, outros procuram todos os itens, enfim, para outros, onde estiver algo da sua personagem favorita (no nosso caso, TEX), esse item é coleccionável. Sendo assim, no caso da GibiCon, há outro item: a revista-guia “Curitiba Apresenta”, que é o  “O Guia Cultural Oficial da Cidade”, já que também está relacionada à GibiCon, pois é o guia oficial de divulgação dos eventos culturais na cidade.

E na capa há uma homenagem especial à GibiCon, citando várias personagens que estiveram participando do evento, e TEX também é citado! E há uma matéria interna, “A invasão dos quadrinhos”, que fala da GibiCon, onde a arte que fez parte de um dos cartões-postais-convite (aquele que tem dois jovens lendo banda desenhada, e mais abaixo várias revistas espalhadas, entre elas Tex), também está presente.

Enfim o coleccionador opta pelo que quer mais, ou em muitos casos, opta por tudo. Ou até pode “inventar” outros itens coleccionáveis, como por exemplo, porque não os cartões-postais oficiais da cidade, com as fotos que “inspiraram” os artistas italianos? Talvez autografados? (imagine o seu artista favorito autografando um postal oficial com a foto/imagem que o inspirou)
Já que o “Olho” de Niemeyer (como é conhecido popularmente o museu Oscar Niemeyer) e o Parque Barigui inspiraram os mestres, nada melhor do que sair com os postais oficiais com as fotos originais dos locais e autografados!!!!

Você é coleccionador? Invente o seu item coleccionável. É assim que hoje temos milhares e milhares de objectos coleccionáveis (os mais diferentes possíveis) em milhares de colecções espalhadas ao redor do mundo (das mais variadas personagens da banda desenhada). É um mercado que se auto-alimenta, e se expande cada vez mais.

Ainda não é coleccionador? Bem-vindo ao clube!

P.S. – Quer coleccionar banners oficiais de eventos com Tex neles? Hummm… só precisa saber como subir lá acima para tirar… e sem ninguém ver…

(Para aproveitar a extensão completa das fotos acima, clique nas mesmas)

10 Comentários

  1. Muito belos esses desenhos na hora, essas dos cartões-postais que inspiraram e autografados é muito bem-bolada. A foto do boton ficou muito pequena e eu não consegui ampliar para ver melhor daria p/ colocar maior?

  2. Gostei da reportagem, pena que não deu para ir. Pelo jeito foi muito boa essa Gibicon, tomara que tenha todo ano. Esse desenho no Tex Gigante ficou muito bonito. Quem desenhou o Tex do postal?

  3. Mauro,
    Já procedemos à sua solicitação e conseguimos mostrar o botton da Gibicon num tamanho razoável, assim como alguns dos outros itens de coleccionador que estavam realmente num tamanho pequeno.

    Ailton,
    O Tex do postal que representa a mesma imagem do cartaz oficial do evento de Curitiba, foi do paraense João Silveira.

  4. Legal saber que eventos como esse estão ocorrendo em nosso país e satisfação maior ainda ver que Tex teve papel de destaque nessa feira.

  5. Gostei muito desses desenhos de evento, gosto muito de outros personagens de outras editoras. Todos deveriam seguir esse exemplo. Muito bom ter a informação desses itens todos de coleção que vocês falaram, muito legal saber disso.

  6. Meu sonho é ainda ter um desses desenhos de eventos. Espero que em 2012 tenha novamente algum no Brasil e eu consiga.

  7. Quero fazer um adesivo do Tex em ação, sozinho ou com seus parceiros, a imagem tem que ser na vertical, quem tiver uma imagem legal pode me mandar por e mail. Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *