TEX foi SUCESSO TOTAL NA GIBICON!!!!!!!

Por Ezequiel Guimarães

A GIBICON ACABOU!!!!!

A GIBICON COMEÇOU!!!!!

ESPERE AÍ … ACABOU OU COMEÇOU????

A GibiCon acabou de terminar, mas ao mesmo tempo, acabou de começar.
Explico: esta é a primeira GibiCon (apesar de ser número zero), e terminou com tanto sucesso que já se prevê que acabou de nascer a GibiCon como um evento anual.

A GibiCon (Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba), é o resultado da parceria firmada pela Fundação Cultural de Curitiba com a Quadrinhofilia e a ZnorT !; e nasceu para comemorar as três décadas da Gibiteca (biblioteca de banda desenhada) de Curitiba (a primeira Gibiteca do Brasil).

Debates, oficinas, exposições e palestras com artistas brasileiros e internacionais, de vários títulos e personagens de várias editoras, fizeram o sucesso deste evento.

O evento contou com o patrocínio da Sergio Bonelli Editore e da Mythos Editora, e a maior estrela da constelação bonelliana não podia ficar de fora: TEX, o Ranger mais destemido do Velho-Oeste esteve presente, logo de uma só vez com DOIS grandes “embaixadores-autores”, os Mestres italianos Fabio Civitelli e Lucio Filippucci. Civitelli esteve em sua segunda visita ao Brasil, sendo a primeira em outro evento que contou com presença texiana, a FestComix, em São Paulo em Outubro do ano passado, e Filippucci esteve em sua primeira visita ao Brasil.

O Quartel General texiano esteve sediado no belo Memorial de Curitiba, tendo muitos e muitos texianos se deslocado de várias partes do Brasil para acompanharem de perto este magnífico acontecimento, que contou, além dos dois grandes autores italianos Civitelli e Filippucci, com outras personalidades texianas brasileiras (mas de renome internacional) como o editor da Mythos,  Dorival Vítor Lopes,  e o simpaticíssimo Júlio Schneider (tradutor de Tex para a língua de Camões e de vários outros títulos bonellianos), e Gervásio Santana de Freitas, criador e gestor do maior portal sobre TEX (e demais personagens bonellianas) em língua portuguesa do mundo, o Portal TexBR.

O Tex “brasileiro” também esteve presente, na figura do grande texiano Jefferson “Grilo” que ficou famoso recentemente quando apareceu num programa televisivo do SBT. Grilo estava devidamente “travestido” de Tex no evento.

Muitos texianos reencontraram-se, ou conheceram-se pessoalmente neste evento de Curitiba, comprovando mais uma vez que TEX, além de ser o Ranger mais destemido do Velho-Oeste, é também um grande criador de sinceras amizades (assim como ocorre em suas aventuras). O fã recordista de quilómetros percorridos para estar no evento de TEX, foi uma fã!!!!! A filha do pard Nei percorreu mais de 2.300 quilómetros para estar na GibiCon !!!! Foi de Salvador a Curitiba!!!!! Embora não seja tão fã como o pai, ela chega lá.

As palestras foram um sucesso, conforme relataram texianos; muito apreciadas também foram as exposições “A lenda de Tex” que contou com belíssimas artes de renomados artistas internacionais, bem como um vídeo relatando muitos factos e imagens do universo texiano.

E não foi só uma, mas sim logo de uma vez DUAS exposições: a outra foi “Tex Brasileiro” também muito apreciada pelos visitantes que contou com belíssimas artes de autores brasileiros.

O momento dos autógrafos foi muito concorrido, e era nítido que a maior fila do evento era aquela frente aos autores texianos.
Fila que aguardava pacientemente e ao mesmo tempo ansiosamente o momento de estar frente a frente com os Mestres para autógrafos em desenhos especialmente feitos por eles para o evento, ou até com mais sorte, autógrafo e dedicatória em desenhos exclusivos feitos na hora em folhas à parte ou nas contra-capas de Tex Gigantes ou outras obras, facto que ocorreu várias vezes, para texianos sortudos, tanto pela parte de Civitelli, quanto da parte de Filippucci. Ambos com extrema simpatia e paciência ficaram horas atendendo o público.

Mesmo com milhas de Oceano separando Curitiba da Europa, os autores italianos não esqueceram do gestor deste blogue, nosso amigo José Carlos Francisco, carinhosamente chamado de Zeca, e fizeram afectuosas dedicatórias e autógrafos nos desenhos especiais do evento, como podemos ver nas fotos que ilustram este texto. O programa oficial do evento (formato magazine) também contou com o carinho dos autores italianos para o nosso pard Zeca, como também podemos ver numa das fotos.

O evento teve vários cartões-postais-convite, com personagens de quadradinhos de diversas editoras, mas o mais procurado e que acabou primeiro foi o que tinha TEX!!!!! (E com o Ranger empunhando a sua arma).

.
Já no segundo dia do evento, não se conseguia mais encontrar esse cartão-postal-convite. Agradeço imensamente a simpática Viviane da Znort! Ilustradores por ter “garimpado” um exemplar para mim, quando já não tinha mais, e ela acabou gentilmente cedendo o dela mesmo. Na foto temos o momento em que ela me entrega essa preciosidade.

Tex também esteve registado na revista “Curitiba Apresenta”, que é o “O Guia Cultural Oficial da Cidade”, estando homenageado na capa junto com outras personagens e na imagem da matéria interna “A invasão dos quadrinhos”, que fala da GibiCon.

Enfim, estaremos todos juntos na próxima GibiCon, que temos certeza, visto o sucesso desta, será em 2012. Não perca!

Quero também agradecer especialmente a Júlio Schneider pela simpatia, atenção e paciência, e ao grande texiano Vander Dissenha pelas diversas orientações e informações sobre Curitiba.

Até 2012, na GibiCon nº. 1.


(Para aproveitar a extensão completa das fotos acima, clique nas mesmas)

9 Comentários

  1. É, realmente foi bom, até eu estou na foto, foi bom conhecer os texianos brasileiros, e os desenhistas italianos, todos muito dedicados a querer fazer o melhor ao público lá presente.
    Parabéns a eles pela paciência em atender a todos por horas e horas.

  2. Oi Ezequiel, forte abraço pard! Saudações a esposa.

    Momentos memoráveis!!! Estivemos no evento Victor, Luzia, Neide e eu na manhã de sábado e na mesma tarde, nas fotos por ti registradas, voltei com a filha em buscas dos preciosos autógrafos. Um dia para marcar a história de qualquer texiano: reencontrar o simpático Fábio Civitelli, o Júlio Schneider, o Dorival Lopes, o Gervásio Santana e o escudeiro Alessandro, o Nilson Farinha, o Felipe “Brandon” esposa e filho, o Vander Disenha. Ainda, conhecer pessoalmente o Lucio Filippucci, o Sidney Gusman, os texianos Valdivino e o filho John, o Jefferson “Grilo”, o Sérgio Starepravo e mais alguns que a memória me falhou. Para além de tudo isso, um show de atrações quadrinistas, de vários generos. Valeu cada instante!!! Pards Zeca e GGCarsan foram lembrados.

    Abraços…

  3. Boa matéria, muito bom podermos ver tudo que aconteceu lá. Eu não achava que seria tudo isso. É de cair o queixo.

  4. Finalmente o Brasil tem um grande evento que Tex merece, e até com desenhos na hora. Eu nunca tinha visto isso.

  5. Foi realmente muito bacana.
    Gostei muito do evento e conheci os desenhistas, consegui desenhos, fotos e autógrafos e conheci um bocado de leitores do Ranger.

  6. Grande evento, quem sabe no próximo ano eu posso estar presente. Parabéns a Curitiba por essa realização vitoriosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *