Tex Gigante: O Soldado Comanche

Tex Gigante - O Soldado ComancheArgumento de Claudio Nizzi, desenhos e capa de Aldo Capitanio. Com o título original Il soldato comanche, a história foi publicada em Itália no Tex Albo Speciale nº 8 em 1995 e no Brasil pela Mythos Editora em 1999.

Apesar de estarmos em presença de um belo western, a verdade é que o argumento de O Soldado Comanche assenta em moldes de investigação policial, que bem poderia ser utilizado noutro qualquer género. O argumento de Nizzi poderia, por exemplo e sem grande dificuldade, ter sido escrito para Nick Raider, uma sua criação.
O autor italiano não pára de nos surpreender, não tanto pela originalidade imprimida a cada argumento, mas mais pelo desenvolvimento e pela riqueza de ambientes e personagens que apresenta, conseguindo, deste modo, prender sempre a atenção do leitor.

Pards por Aldo CapitanioNeste Soldado Comanche porventura serão poucos a ser surpreendidos pelo desenlace final, mas Nizzi chama à trama todo um conjunto de valores humanos, como a amizade, a lealdade, a justiça e o amor, por um lado, contrapondo a características como a vingança e o racismo, por outro, que conferem ao argumento uma panóplia de situações e recursos que são dignas de realce.

Tex por Aldo CapitanioRepare-se que o argumento começa por um pedido de ajuda do sargento Brickford a Tex, em nome de uma amizade e lealdade que sempre existiu entre os dois. O pedido tem por base um caso de amor protagonizado por Charlie e o que Brickford vem pedir a Tex nada mais é do que a realização de uma certa justiça. Por outro lado, o que está por trás da detenção e posterior perseguição a Charlie está intimamente ligado ao racismo (que sempre existiu no velho oeste entre brancos e índios). Ambas as partes pretendem uma certa vingança em nome do seu ideal de justiça.

O desenho de Capitanio consegue no final atrair-nos, uma vez que, confessamo-lo, não foi suficientemente sedutor na sua primeira impressão. No entanto, decorridas meia dúzia de páginas e deparamo-nos realmente com um traço pormenorizado e recheado de belíssimos detalhes.

Tex de Aldo CapitanioA nossa reserva para com Capitanio advinha tão somente da figura de Tex, que continuamos a achar estar algo empobrecida, mas a riqueza da personagem, já o afirmámos bastas vezes, também tem a ver com esta capacidade de poder ser caracterizada no traço de uma variada gama de desenhadores.
Capitanio, apesar de Tex, sabe escolher cada perspectiva e cada ambiente, sabendo com isso transportar o leitor ao espírito do western, através de negros sublimes e personagens bem vincadas.

Uma nota final para a belíssima capa, na realidade e a nosso ver, uma das mais belas e conseguidas desta publicação.

Texto de Mário João Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *