Entrevista com o fã e coleccionador: Janne Viitala

Entrevista conduzida por José Carlos Francisco, com a colaboração de Fernanda Martins na tradução.

Janne ViitalaPara começar, fale um pouco de si. Onde e quando nasceu? O que faz profissionalmente?
Janne Viitala: Eu nasci em 1972 numa pequena cidade chamada Kurikka, na Finlândia. Eu tenho uma esposa e duas filhas pequenas. Trabalho como responsável de um museu de fundição finlandês.

Quando é que teve início esta paixão pela Banda Desenhada, em especial pelo Tex?
Janne Viitala: Meu pai tinha algumas revistas do Tex e também da Disney. Eu as “lia” antes de realmente aprender a ler. Bem cedo eu ambicionava ter as minhas próprias revistas e tenho sido um coleccionador desde bem pequenino.

Porquê o Tex e não outra personagem?
Janne Viitala: Tex representa valores que aprecio: honra, lealdade, etc. Eu sei que posso confiar em Tex. É sempre confortável “submergir” no mundo de Tex. E eu gosto muito do Faroeste. Eu também gosto de várias outras revistas (de faroeste), mas Tex permanece o número um!

Tex Gigante finlandês com dedicatória de Ivo MilazzoO que Tex representa para si?
Janne Viitala: É o mundo dos homens, um lugar para onde posso ir quando estou aborrecido

Qual o total de revistas de Tex que tem na sua colecção? E qual a mais importante para si?
Janne Viitala: Mais ou menos 960 revistas na língua finlandesa (tudo que foi publicado na Finlândia) e aproximadamente 300 Tex de outros países (e ainda não tenho livros de Tex da Grécia). E eles são todos importantes!!!

Janne Viitala e a sua colecção de TexColecciona apenas livros ou tudo o que diga respeita à personagem?
Janne Viitala: Como disse, sou um coleccionador: tenho do tema faroeste todos os livros de Blueberry, Ken Parker, Comanche, Lucky Luke e Cocco Bill, publicados na Finlândia. Também possuo todos os Asterix, Tintin, Corto Maltese, Bob Morane, Bruno Brazil, XIII, Sin City publicados na Finlândia. E mais uma enorme colecção de revistas Disney.

Qual a sua história favorita? E qual o desenhador de Tex que mais aprecia? E o argumentista?
Janne Viitala: É “La croce tragica”. Mas meu artista favorito é Guglielmo Letteri (apesar de que seus últimos 10-15 anos foram terríveis…).

A biblioTEX de Janne ViitalaO que lhe agrada mais em Tex? E o que lhe agrada menos?
Janne Viitala: Eu gosto de Tex como pessoa. E detesto quando as histórias são pobres (acontece algumas vezes…).

Em sua opinião o que faz de Tex o ícone que ele é?
Janne Viitala: Ele é um ícone porque vem durando por tanto tempo. Eu conheço Tex melhor que muitos dos meus amigos e tenho certeza que acontece o mesmo com milhares de outros fãs. Tex é parte de nossas vidas!

Janne Viitala e o seu livro dedicado aos 50 anos de Tex na FinlândiaPara concluir, como vê o futuro do Ranger?
Janne Viitala: Eu vejo-o bem brilhante, aliás não vejo porque Tex não poderia ainda cavalgar por mais sessenta anos ou talvez até mais  🙂

Prezado pard Janne Viitala, agradecemos muitíssimo pela entrevista que gentilmente nos concedeu.

.
(Para aproveitar a extensão completa das fotografias acima, clique nas mesmas)

9 Comentários

  1. Como sempre brilhante entrevista, gostei muito da frase “Tex é parte de nossas vidas!” pois penso assim ou seja tenho a mesma opinião que nosso Pard Filandês, desejo muita saúde para aproveitar as muitas revistas Tex que vem no futuro.
    Abraços
    Iranildo

  2. Gostei muito da entrevista de Janne Viitala, ainda por cima de uma pessoa da Finlândia, Tex está em TODOS os LUGARES DO MUNDO.
    Muita saúde e muitas felicidades, amigo Janne.
    Um grande abraço amigo
    Marco Avelar

  3. Caro pard Janne Viitala, sou brasileiro e tenho uma meta de conseguir pelo menos 1 exemplar de Tex de cada país. Se você tiver algum exemplar da Finlândia disponível (para venda ou troca), faça contato. E-mail: rouxinoldorinare@gmail.com

  4. Também tenho interesse de conseguir revistas de Tex na Finlândia e de outros países. Como faço para entrar em contato com Janne?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *