Fanzine “A Conquista do Oeste” – Maio/Novembro 2001 – Página 34 – Autores de Banda Desenhada: Charles Flanders

AUTORES DE BANDA DESENHADA

CHARLES FLANDERS

Charles FlandersNascido a 26 de Junho de 1907, em Mayville, Charles Flanders era filho de um pintor que o ajudou a seguir a carreira artística. Estuda em várias escolas e acaba por ensinar desenho. Em 1928 parte para Nova Iorque e dedica-se à publicidade. Vai então ilustrando algumas revistas. Mais tarde, já se encontra como colaborador da King Features Syndicate e desenhador “fantasma” das séries “Bringing Up Father” de Mc Manus e “Tim Tyler’s Luck” de Lyman Young, em 1934.

Em 1938 cria uma série dominical a cores sobre “Robin Hood“, que seria terminada pelo italiano A. M. Nardi e cujo sucesso nunca atingiria. Volta de novo a ser um desenhador “fantasma”, desta vez da personagem “The King of The Royal Mounted” de Allen Dean, ao ocupar-se das páginas dominicais.

Fanzine “A Conquista do Oeste” - Página 34A partir de Janeiro de 1936 passa a ser o desenhador oficial de “Secret Agent X-9“. Depois irá continuar em paralelo, como ajudante de vários artistas, Alex Raymond, Allen Dean e Dick Sprang, além de Briggs, em 1937. Em 1938 casa com Line Jane Walker. Depois volta a desenhar “The King of The Royal Mounted“, enquanto a qualidade da série “Secret Agent X-9” vai piorando, deixando-a a 11/4/38.

É então que, pela primeira vez, encontra uma série, à qual irá dedicar em pleno, o pouco do seu talento. Trata-se da série “The Lone Ranger“, que desenhará durante mais de 30 anos. Em 1971 a série termina e Charles Flanders vai viver para Palma de Maiorca, onde morrerá a 10/1/73.

(Para aproveitar a extensão completa da imagem acima, e/ou imprimí-la, clique na mesma)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *