25 anos de Fabio Civitelli em Tex

Por Sandro Palmas [1]

Fabio CivitelliDe tempos a tempos pediam-me para fazer testes para outras personagens, fiz para Ken Parker, mas logo depois a série foi suspensa, fiz também um par de páginas de teste para Zagor… tudo experiências que depois não tiveram sequência. Um dia fui à redacção levar parte de uma história que ainda não tinha terminado e Sergio Bonelli disse-me: “Porque não me fazes algumas páginas de prova para Tex?”. Respondi que nunca tinha trabalhado com o género western e que inclusive não o saberia fazer até porque o meu estilo era pouco adaptado, mas Sergio Bonelli insistiu e fiz duas páginas no estilo de Giovanni Ticci e aceitaram-me…

É desta maneira que Fabio Civitelli, o desenhador aretino que festeja no corrente ano de 2009 os seus primeiros vinte e cinco anos ligados ao Ranger, conta o início da sua experiência com Tex.

Chegado à Bonelli no longínquo Outono de 1979, Civitelli tinha desenhado seis histórias de Mister No, a última das quais, “Alien” (#107 e #108 da série) com roteiro de Tiziano Sclavi, foi publicada nos meses de Abril e Maio de 1984.

Cerca de um ano depois, em Março de 1985, apareciam nas páginas de Tex as suas primeiras páginas dedicadas ao Ranger, na história intitulada “I due killers” (# 293, #294 e #295) com roteiro de Claudio Nizzi (no Brasil, Tex #199, #201 e #202, “Os dois killers

De seguida mostramos duas vinhetas com todos os quatro pards, extraídas precisamente dessas duas páginas de prova mostradas ao editor Sergio Bonelli. A semelhança no confronto com Giovanni Ticci é evidente, mas logo na sua primeira história, Civitelli conseguiu produzir um estilo decididamente mais pessoal!

Teste de Civitelli com Tex e Carson
Teste de Civitelli com Kit e Jack Tigre
[1] (Texto publicado originalmente no Tex Willer Forum, em 5 de Setembro de 2009)

6 Comentários

  1. Civitelli

    Parabéns! São 25 anos fantásticos daquele que é o meu desenhador favorito de Tex!

    Ter oportunidade de o conhecer em Moura e ter um desenho original feito por ele é algo muito especial!

    Espero agora pelos 50 anos!

    Grazie Fabio

  2. Parabéns pelos 25 anos ligados a Tex! A super-estrela dos desenhadores do nosso Ranger, o mais simpático e talentoso!

    Um abraço.

    Orlando Santos Silva – Lisboa, Portugal.

  3. Grande Fabio Civitelli,
    Segue os meus mais sinceros parabéns, pela tua bela comemoração…São, nada mais nada menos, que “25 anos” de pura arte, e total dedicação aos quadrinhos do inigualável “Águia da Noite”. Somente os melhores e também os mais persistentes, são os que conseguem chegar lá!!! Eu, por exemplo, apesar de não saber desenhar Histórias em Quadrinhos, gosto muito de pintar “Aquarelas de Prédio Históricos”… Mas, dedicar-me por “25 anos” à arte, parece-me algo improvável, por causa da minha idade (55 anos). Porém, em compensação, eu acabei de comemorar “Bodas de Prata” ou seja: “25 anos de casamento”… Haja persistência, não é mesmo?!? Há,Há,Há!!!
    Atenciosamente, Cid M. Marinho. De Bagé/RS. Brasil.

  4. Caro Fabio,
    Os mais sinceros PARABÉNS,e que continue com o gosto e a arte que tanto nos delicia.

    Um abraço amigo,

    Carlos Moreira – Cacem, Portugal

  5. CIAO FABIO,

    MUITOS PARABENS É O DESEJO DO AMIGO ÁLVARO.
    QUE EU E TODOS OS FANS DE TEX POSSAMOS AINDA GOZAR DOS TEUS DESENHOS POR MUITOS E MUITOS ANOS.

    ARRIVEDERCI

  6. Parabens pelos 25 anos… Isto significa bodas de prata, quem sabe poderemos comemorar as bodas de ouro?? 50 anos.
    Lucílio Valério – Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *