2010: Um outro ano rico de aventuras e de novidades sob o signo de Tex!

Sergio Bonelli*Por Sergio Bonelli.

CHEGA 2010, UM OUTRO ANO RICO DE AVENTURAS E DE NOVIDADES, 365 DIAS PARA PASSAR NA COMPANHIA DOS NOSSOS HERÓIS E SOB O INEVITÁVEL SIGNO DE TEX!.

Para abrir o primeiro “Jornal” de 2010 da Sergio Bonelli Editore não poderia deixar de ser ele, o inoxidável Tex. Também isto, de facto, pré-anuncia um outro ano sob a insígnia de Águia da Noite, rico como será de compromissos dentro e fora da Casa Bonelli. Já neste mês de Janeiro, precisamente no dia 20, a aclamada colecção “100 anni di fumetto italiano” (“100 Anos de banda desenhada italiana“), uma iniciativa dos quotidianos “Corriere della Sera” e “La Gazzetta dello Sport“, vai acolher o nosso Ranger, com uma longa aventura jamais reeditada após o seu primeiro lançamento em 1991 no primeiro número daquela nova série que mais tarde foi baptizada de “Maxi Tex“. A história em questão é “Oklahoma!”, ilustrada por Guglielmo Letteri e que teve uma verdadeira e própria “guest-star” no argumento: Giancarlo Berardi, o criador literário de Ken Parker, que há mais de dez anos “confecciona” as vicissitudes da criminóloga Júlia.

OklahomaE por todo o ano de 2010 vai continuar a “Collezione Storica a Colori” (“Colecção Histórica a Cores“) de Tex que o “La Repubblica” e o “L’espresso” apresentam semanalmente nas bancas . O extraordinário sucesso da iniciativa inicialmente prevista para ter 50 números, incentivou-nos a prolongar a série por mais três anos, mas agora posso anunciar que o volume final será o número 200, programado para finais de Novembro: uma obra única e incrível, se se pensar, que irá reeditar as histórias publicadas em 54 anos de vida editorial (da primeira”striscia” de 1948 ao último retorno de Mefisto, datado de 2002!).

Permanecendo a cores, mas passando à produção da “Via Buonarroti”, posso dizer-lhe que se iniciou a contagem regressiva rumo ao tão aguardado número 600 de Tex, previsto para chegar às bancas em Outubro.
600! Um enésimo marco extraordinário, para a personagem mais antiga da história da banda desenhada italiana, tornado possível pelo afecto que vocês texianos continuam a demonstrar.

Prancha de Fusco para o Almanaque 2010Enquanto esperam, podem desfrutar naturalmente dos álbuns mensais de Águia da Noite e das publicações especiais que nos acompanharão no decurso do ano. Como sempre, assinalo-vos o meu estimado “Almanacco del West“, que, junto com uma história inédita realizada por Claudio Nizzi e Fernando Fusco, oferece-vos artigos dedicados ao cinema de Walter Hill, à reevocação do massacre de Sand Creek e à romântica figura de Shane, il cavaliere della valle solitária (em Portugal: Shane; no Brasil: Os Brutos Também Amam).

Em Fevereiro, por sua vez, “Tex – Stella d’Oro” proporá a reedição de “L’ultima frontiera” (no Brasil: Tex Gigante nº 6, “A Última Fronteira”), o Texone desenhado por Goran Parlov e ambientado nos mágicos cenários do Grande Norte Canadense.

Assinalo-vos ainda que nas próximas semanas, o site da Sergio Bonelli Editore albergará, como é habitual, as antecipações sobre tudo o que temos na calha para 2010. Para finalizar, não me resta mais, do que desejar-vos boas leituras!

Sergio Bonelli

*O texto é de Sergio Bonelli, apresentado no sítio da Sergio Bonelli Editore em 1 de Janeiro de 2010.
Tradução e adaptação a cargo de José Carlos Francisco.
Copyright: © 2010, Sergio Bonelli Editore S.p.A.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *