1ª Mostra do Clube Tex Portugal com a presença de Pasquale Del Vecchio decorrerá no Museu do Vinho Bairrada, juntando Tex, Vinho e Fado

Arte Texiana de Pasquale Del Vecchio estará exposta no Museu do Vinho Bairrada

De 15 a 17 de Agosto próximo, realizar-se-á na cidade de Anadia, capital da região bairradina, a 1ª Mostra do Clube Tex Portugal, onde obviamente não deixará de estar presente em grande destaque a carismática personagem Tex Willer, não só por uma exposição associada ao Ranger que mostrará em antestreia mundial cerca de 10 páginas de uma história de Tex ainda inédita, mas também pela presença do conceituado desenhador italiano Pasquale Del Vecchio.

Devido à importância da Mostra Texiana, a Câmara Municipal de Anadia apadrinhou o evento, disponibilizando um dos locais mais nobres da cidade para a realização da Exposição: o Museu do Vinho Bairrada!

O Museu do Vinho Bairrada foi inaugurado a 27 de Setembro de 2003. Sob a tutela da Câmara Municipal de Anadia, está instalado num edifício (desenhado pelo arquitecto André Santos, com uma das fachadas laterais com amplas vidraças com vista para as vinhas) construído de raiz para o efeito, dotado de mobiliário adequado aos espaços e funções, com equipamentos informáticos e audiovisuais, e sistema de segurança.

Museu do Vinho Bairrada

A Exposição Permanente, designada por Percursos do Vinho, encontra-se no piso zero do museu e exposta ao longo de seis salas temáticas, com peças de valor arqueológico, etnográfico e técnico, reunidas com a colaboração de diversos vitivinicultores, entidades locais e nacionais.


Contempla uma programação de exposições temporárias, a realizar três a quatro projectos por ano, com actividades pedagógicas, animação do livro, debates sobre temáticas ligadas ao vinho, vinha, mundo rural, arte e documentalismo, etc.


O Museu tem ainda uma Enoteca, uma loja de Vinhos, um auditório para 80 pessoas, com equipamento multimédia, uma mediateca, uma biblioteca e zona de restauração com jardim.


O Museu do Vinho Bairrada alia na perfeição as novas tecnologias e os mais modernos meios audio-visuais, tornando assim este espaço museológico numa referência cultural.Pelas suas características ímpares é local de acolhimento de diversas manifestações artísticas e culturais, como é o caso da 1ª Mostra do Clube Tex Portugal.


TEX, VINHO & FADO” DE BRAÇO DADO, EM ANADIA

Para os fãs da banda desenhada em geral e de Tex Willer em particular que prestigiarem o evento nos dias 15, 16 e 17 de Agosto, há também a possibilidade de visitar 3 Exposições que homenageiam e exaltam a(s) simbiose(s) entre o vinho e o fado e que decorrem até Outubro.


Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, a Câmara Municipal de Anadia inaugurou, no Museu do Vinho Bairrada, no passado dia 18 de Maio, mais um grande ciclo expositivo que, desta feita, convida a descobrir a íntima relação entre o Vinho e o Fado, e que contou, na cerimónia, com a presença da fadista Ana Moura, embaixadora oficial do evento.


Constituído por três exposições, este ciclo resulta de uma parceria com o Museu do Fado, a Fundação Amália Rodrigues e a Comissão Vitivinícola da Bairrada, e conta com a colaboração da Escola de Viticultura e Enolologia da Bairrada / Escola Profissional de Anadia e Nuno Sacramento – Arte Contemporânea.


Assim, num primeiro núcleo, todas as atenções se viram para Amália Rodrigues. Na exposição “Amália”, estarão patentes diversos objectos pessoais da diva do fado, provenientes da Casa Museu Amália Rodrigues e cedidos pela Fundação Amália Rodrigues, cuja acção de divulgação da vida e obra da fadista se alia a um papel benemérito definido pela própria artista. De entre as peças expostas, destaque para vestidos e jóias que Amália usou em grandes palcos nacionais e internacionais.


O protocolo com o Museu do Fado permitiu trazer a Anadia a exposição “Fado – Património da Humanidade”, concebida no âmbito da bem-sucedida candidatura realizada pela Câmara Municipal de Lisboa com o objectivo de integrar o fado na Lista Representativa do Património Imaterial da Humanidade, da UNESCO. Com uma forte vertente divulgadora e pedagógica, esta mostra revela a história do fado, lembra alguns dos seus protagonistas (podendo o visitante escutar e visualizar diversos registos) e não descura a sua ligação a outras artes.


A terceira exposição, “Vinho e Fado” é uma mostra colectiva e internacional de arte contemporânea, na qual participam cerca de 50 artistas, e que, como o próprio nome indica, materializa artisticamente as inspirações e sensações que advêm do cruzamento daqueles dois pilares identitários do nosso país.


Para além de obras de conceituados artistas nacionais, estão também patentes trabalhos de artistas angolanos, austríacos, belgas, canadianos, cubanos, espanhóis, polacos e venezuelanos, cuja interpretação do tema suscita a curiosidade, dado tratar-se de uma perspectiva externa sobre símbolos nacionais. Este projecto foi desenvolvido em articulação com a galeria Nuno Sacramento – Arte Contemporânea, de Ílhavo, e encontra-se explanado no catálogo produzido para este conjunto de exposições, que teve o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada, parceiro habitual do Município de Anadia.

Pasquale Del Vecchio, o autor de Tex que abrilhantará a 1ª Mostra do Clube Tex Portugal

O evento conta ainda com o apoio de empresas ligadas ao sector do vinho: a Verallia, multinacional da produção de vidro de embalagem, que cedeu milhares de garrafas para vinho destinadas à concepção, de raiz, de uma instalação artística que está em exposição no Museu, da autoria do portuense Albano Martins, e a Vierinox, empresa portuguesa especialista em instalações agro-industriais, que traz ao museu uma mostra de grandes equipamentos de destilação.

As exposições “Vinho & Fado estarão patentes até ao próximo dia 31 de Outubro, podendo ser visitadas de 3ª a 6ª feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e fins-de-semana e feriados, das 10h00 às 19h00 e são uma excelente oportunidade para serem visitadas, num excelente complemento, por todos os apreciadores de banda desenhada e seus familiares que vierem à cidade de Anadia para ver a 1ª Mostra do Clube Tex Portugal!


(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

3 Comentários

  1. Que beleza este Museu do Vinho !!! Eu sou abstémio, mas gosto muito de ver como é o processo… de uva até vinho… irei ver quando for para là 🙂

    • Tu não podias faltar, Álvaro 😉
      Quanto ao programa, ainda estamos a trabalhar nele, mas na próxima semana iremos divulgá-lo por isso continua atento 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *